Você sabe o que é o movimento #vanlife?
É isso mesmo, escrito tudo junto e com hashtag, essa expressão tem nada mais nada menos que 7 milhões de publicações no instagram . Sou uma entusiasta desta vida e vou escrever um pouquinho sobre o estilo de vida vanlife.
- O que é o movimento vanlife? 🚐
- Quando surgiu o movimento vanlife? 🚐
- Qual a ideia central do movimento vanlife? 🚐
- O movimento vanlife é para você? 🤔
- O movimento vanlife no Brasil 🇧🇷
- O movimento vanlife pelo mundo 🌎
- Como é morar dentro de uma van? 🏡
- Comprar, alugar ou construir? 🔧
- O vanlife veio para ficar? 🚐
O que é o movimento vanlife? 🚐
O significado ao pé da letra seria vida numa Van, viver em uma Van. Mas na prática esse significado é mais abstrato, é quase como um estilo de vida. Um olhar aventureiro e revelador, através dos olhos dos nômades que escolheram viver uma vida de liberdade na estrada.
Um movimento que exemplifica uma tendência social mais profunda em direção ao minimalismo e a vida mais simples.
Na prática, nada mais é do que trocar as quatro paredes de uma casa pelas quatro rodas de um carro. Ter uma casa dentro de uma Van, que anda com você.
Isso significa, em muitos aspectos, viver uma vida menos acumuladora, com poucos pertences, sem lugar fixo no mundo, sem ter um teto para chamar de seu (não um teto de alvenaria, pelo menos).
Quando surgiu o movimento vanlife? 🚐
Esse timing é difícil de ser exato. Sabe-se que há anos e anos pessoas largam tudo para serem meio nômades e viverem cada dia em um lugar diferente.
Mas, recentemente o movimento veio ganhando a força e vitalidade da geração millenium, que são os nascidos nos anos 2000. Essa turma jovem e destemida, que nunca enfrentou guerras e situações de escassez, está fazendo a coisa toda bombar e cada dia mais pessoas caem na estrada para viver de forma livre e sem grandes compromissos.
Pessoalmente, acho que tem muito a ver com os “tempos mais fáceis” que vivemos hoje em dia. Mais comunicável, mais globalizado, mais acessível, mais seguro e com mais recursos. Tanto na parte financeira, que é possível “fazer” dinheiro apenas on-line, sem precisar trabalhar fisicamente em um só lugar, quanto na parte de alimentação e suprimentos, que é muito simples para se abastecer e seguir viagem.
Qual a ideia central do movimento vanlife? 🚐
Os adeptos deste estilo de vida estão formando uma grande e forte comunidade. Estão rolando diversos encontros nacionais para os apaixonados por motorhome, os blogs e instagrams de motorhome estão bombando.
Eles têm em comum o gosto pela liberdade, pelo compromisso apenas consigo mesmo e com o que gostam de fazer. Acordar à beira mar, surfar assim que o dia amanhecer, compartilhar seus dons com os vizinhos do dia. Seja cozinhar para alguém que você acabou de conhecer, ou tocar um instrumento musical numa roda de amigos.
A filosofia de consumir menos, de acumular menos. De carregar apenas o necessário para viver bem. Não ter apego com coisas materiais, não ter nada sobrando, nada em excesso.
Impactar menos o Meio Ambiente e tratar a Natureza com mais respeito. Os #vanlifers, como são conhecidos, comumente são pessoas ligadas ao simples, ao belo natural, ao menos é mais. Eles procuram ser a melhor versão de si mesmo, com aquilo que tem ali no dia e na hora.
Muitos deles deixaram empregos e salários fixos para serem praticantes do estilo freelancer, um estilo free em muitos aspectos.
Se você vive com menos, você precisa de menos. Teoricamente, é fácil equilibrar um orçamento mais restrito quando os gastos com alimentação são menores, já que você cozinha sua própria comida. Evita o desperdício. Não paga aluguel e nem condomínio. Abastece o carro, a geladeira, garante um trabalho remoto e segue a vida viajando.
O movimento vanlife é para você? 🤔
A liberdade de sair pelo mundo, carregando sua casa e seu trabalho, sem precisar pegar aviões, entrar “de férias” e ser turista, parece ser uma ideia perfeita.
O motorhome proporciona independência, conforto, praticidade e cada vez mais, proporciona dinheiro (remotamente) e segurança, com a popularização dos campings e áreas seguras.
Você não precisa se preocupar com nada, apenas liga o carro e sai viajando. O seu quintal é o mundo, e isso pode ser viciante.
Se você gosta de dirigir, tem carteira de motorista B e paixão pela liberdade, esse estilo pode ser sua próxima aventura.
Por outro lado, você pode imaginar como é a vida 24 horas por dia sobre rodas?! O conforto, por maior que seja dentro das modernas e bem projetadas vans, ainda é limitado. Com banhos suuuper apertados, com racionamento do uso da água, tendo que se preocupar com bateria do carro para funcionar os equipamentos. Uso racional da energia, para se aquecer ou para se resfriar.
Você vai estar sempre longe de todo mundo e perto de ninguém. Se é que deu para me entender… quando você mora longe da família, você tem o vizinho, o amigo do trabalho, o colega da escola… Nessa modalidade de vida, não tem nada fixo em sua vida. Não tem um CEP, não tem vizinhos, a rotina é uma novidade o tempo todo.
E o super desafio para muitos: o desapego. Nada de um guarda-roupa enorme e diversificado. Nada de geladeira lotada e despensa super abastecida. Aqui a regra é viver um dia de cada vez, sem alto consumo, sem apego, sem rotina, sem lugar fixo no mundo. Você precisa ser super organizado com suas contas, boletos on-line, despesas fixas controladas…
Trabalhar remotamente é um desafio que pode levar um tempo para se acostumar. A sua nova vida vai ser conciliando trabalho, prazer, lazer e aos poucos um novo estilo de vida vai surgindo.
A dica é, experimente! Se você tem curiosidade, mas não tem certeza ainda se o estilo vanlife é para você, alugue um carro. Há algumas empresas de locação de Motorhome no Brasil, isso facilita muito as primeiras decisões acerca de tudo novo que te espera. Vá na fé!
O movimento vanlife no Brasil 🇧🇷
Ainda podemos dizer que morar sobre quatro rodas é um movimento discreto no Brasil. É claro que há centenas ou milhares de famílias que ganham as estradas a cada ano, mas o número ainda é expressivamente baixo.
Os pontos que levam alguns brasileiros desistirem envolvem quase sempre os quesitos de segurança e infraestrutura. O fato de não ter onde dormir sem sentir medo ou o medo de precisar de socorro nas estradas e ficar na mão.
O Brasil é um gigante, e em muitas regiões falta sinal de internet e a comunicação é precária. Pode faltar um socorro rápido, pode não ter acostamento… enfim, pode ser mais complicado, porém longe de ser impossível.
Segundo estimativa da Associação Brasileira de Campismo, existem no país cerca de 1.800 donos de Motorhomes e 2.000 de trailers. Pessoalmente eu acho que tem muito mais do que esses números dizem.
O movimento vanlife pelo mundo 🌎
Nos Estados Unidos, viajar em casa própria é opção de uma em cada 12 famílias proprietárias de automóveis. Isso é muita coisa!
Culturalmente eles são mais livres e mais desapegados. Sem contar a sensação de segurança que é muito maior.
A infraestrutura é gigantesca, há campings e estacionamento de motorhome para todo lado.
Também em grande parte da Europa, Canadá, Austrália e Nova Zelândia há uma grande força desta comunidade que fica maior e mais atraente a cada ano.
Como é morar dentro de uma van? 🏡
O Motorhome é uma casa feita dentro de uma van. O trailer é uma casa dentro de reboque, que é puxado por um carro. Os dois são veículos de recreação e acomodam de dois a seis passageiros.
Os Motorhomes são completamente equipados para seu conforto e praticidade. Desenhado sob medida para que tudo que você precisa para viver bem caiba ali dentro de alguns poucos metros quadrados.
São verdadeiras casas, com fogão, geladeira, mesa de refeições, cama de casal, banheiro com chuveiro e bacia sanitária, tomadas com energia para recarregar celular e computadores. Alguns têm aquecedores e ar condicionados tipo split. Muitos têm até cama extra, para receber uma visita.
Os móveis são projetados para serem multifuncionais. O banco vira baú, o cantinho atrás do banco vira lixeira, e assim por diante.
Os projetos de motorhomes são lindíssimos e eu duvido que você não vá querer pelo menos alugar um por uns 30 dias e cair na estrada para testar esse modo livre de viver. Quem sabe depois até construir o seu!
Comprar, alugar ou construir? 🔧
Acho que a forma mais simples de se tornar adepto ao movimento vanlife é começar alugando um. Seja para um período de sua vida, um ano sabático, um tempo para repensar as suas prioridades… não faltam motivos para você testar se esse é seu hobby, e quem sabe, virar seu estilo de vida. O custo do aluguel começa em 500 reais a diária.
Quem já está na estrada há anos, costuma sonhar com seu próprio Motorhome. Acabam comprando suas próprias Vans e mandando reformar para transformá-las em casa. Esses projetos alcançam facilmente o valor de 150 a 200 mil reais, dependendo da sofisticação de sua nova casa sobre rodas.
E, muito muito comum ainda, são os que fazem suas próprias casas. A pegada do DIY (faça você mesmo) chegou por aqui também. A pessoa compra a van e desenha o próprio projeto. Começa tirando tudo de dentro do carro, depois fazendo um novo piso, instalando a parte elétrica, fazendo o projeto das caixas de água, projeto de automação (ar, aquecimento, resfriamento, etc), projeto de marcenaria, hidráulica e … nossa, é um sem fim de coisas e detalhes para serem pensados.
Itens de segurança como cofres para documentos e coisas de valor, alarmes para casos de emergências, paineis solares para uso de energia renovável… gente, o céu é o limite.
Tem um canal no Youtube que eu gosto muito, que é o canal Motorhome o Sonho do Lucas. Ele trabalha com construção e customização de Motorhomes em São Paulo. Ele é apaixonado pelo assunto e faz vídeos incríveis sobre seus projetos de construção de lindas casas sobre rodas.
No Brasil, eu gosto muito da Elka e do Luis no Do norte ao norte, do Ale e da Duda do Getoutside e sempre acompanho a rotina de vanlifer deles. Já no exterior, eu gosto muito do Eamon e da Bec . Na maioria são casais que viajam o mundo de forma livre e nos mostram que é possível viver bem e se dedicar às suas paixões.
O vanlife veio para ficar? 🚐
A gente sabe que o mundo está mudando muito. São mudanças marcantes no estilo de vida, no modo de pensar e de se comportar das novas gerações.
Aquele modelo de casa própria, diploma na mão e emprego fixo pode não ser mais o trio casadinho que te motiva e te faz seguir seus sonhos.
O sentimento de mudança bate forte em muitos, que se sentem entediados e cansados com uma vida corrida, sem tempo para nada, comprando muito o que não precisa e faltando muito o natural e belo das coisas simples.
Se você sente que não está onde gostaria, por que não mudar?
O vanlife é a história do ser humano vivendo a vida em sua própria maneira. Ressignificando o conceito do que é ser rico.
Pessoalmente, eu sou grande uma fã do movimento, adoro ver vídeos e ler sobre ele. E você, toparia uma mudança dessas? O movimento #vanlife veio para ficar! Jajá a gente topa com ele por aí.
Este é um grande assunto que dá muito o que falar. Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Cara, que assunto massa esse. Poderia conversar horas e horas sobre isso. Aqui na Austrália é muito comum e muito bem estruturado. Quase todos os dias encontramos alguma nas ruas. A Ca e eu temos vontade de pegar alguns dias pra fazer isso.
Vale a pena pensar mais sobre isso né?
Moraria numa van por uns tempos também. O movimento tem crescido no mundo todo.
Show, um dia a gente cai na estrada.
Show de bola! Imagine quantos aprendizados estão por trás desse lifestyle? Acho que todo mundo devia fazer isso na vida por 1 ano heheh!!! \o/
Imagina ne, quanta coisa, novidade, aprendizados, lições… quero muito esse um ano de break também.
Beijos, Ju! Obrigada pela visita.
Dá pra pensar que isso existe desde sempre, só que agora temos este veículos mais completos e equipados.
Os travellers estão pelo mundo todo, na Irlanda, inclusive, onde eu morava, na mini cidade de Donabate, era cheio de travellers (irlandeses) em seus motorhomes que muitas vezes eram gigantescos e mal passavam nas estreitas estradas da cidade.
De fato, posso estar errada, mas eu acho que o movimento apenas mudou de nome para se tornar mais charmoso e moderno, mas ele existe desde os tempos mais antigos. Claro que antigamente, muito tinha que ver com a própria subsistência, busca por regiões mais produtivas, mas muitos desta necessidade de conhecer o novo e rodar o mundo.
E os ciganos? Rodaram cada cantinho deste mundo, levando sua cultura, musica, dança e culinária.
Ainda teremos no futuro os viajantes que usaram sua máquinas de voar. Rsrs
No fim, para estas pessoas, o importante é ser livre e viajar. 🙂
Excelente ponto de vista e muita boa reflexão.
Essas pessoas livres existem desde que o mundo é mundo, e hoje geram surpresa porque o apego material nunca foi tão grande quanto hoje em dia.
Antigamente, como quase tudo era escasso, não tinha muito que perde… cair no mundo era mais facil.
Atualmente, há um monte de “conquistas” que entram no caminho e nos fazem (muitas vezes) andar em círculo.
Adorei seu comentário, obrigada.
Fantástico seu post! O Michel é completamente apaixonado por Motorhome, é tipo um sonho de aposentadoria. Infelizmente ainda fica um pouco salgado o aluguel de um “bom” motorhome no Brasil para tentar experimentar dessa experiência por um prazo mais longo. Tem um programa americano apenas de construção, reformas e projetos e ficamos babando na criatividade e conforto de alguns. Até tenho vontade de provar desse estilo de vida, mas fico apreensiva qnto a questão de comunicação e segurança. Parabéns pelas palavras, mto esclarecedoras e super bem pontuados todos os ângulos da experiência.
Ainda temos muita vida pra viver. Uma hora a gente encaixa um motorhome na nossa vida.
Dentro ou fora do Brasil. A gente vai sonhando, ate dar certo.
Obrigada pela visita ao blog, volte sempre!
Viajei pelo seu excelente texto, mas atualmente não tenho coragem de me aventurar nesse tipo ou filosofia de vida.
Mas tambem quero frizar que admiro muito quem tem coragem de realizar essa aventura..
Oi Fátima, tudo bem?
Obrigada por seu comentário!
Eu nao vejo a hora de poder viver sobre rodas por uns tempos, mal posso esperar quando puder me desconectar do trabalho físico e ficar com o remoto apenas.
Mas sei que esta nao é uma realidade para todos, é preciso planejamento e muita vontade!
Um dia da certo esse sonho meu! AHahha
Beijos, querida. Volte sempre aqui.