Mendoza é uma das maiores cidades da Argentina e sem dúvidas um dos maiores expoentes do vinho na América do Sul. Ela vem ganhando fama e notoriedade no assunto da enologia, se tornando uma rota certa para quem pretende harmonizar a bebida dos deuses com viagens e alta gastronomia.
Localizada a oeste da Argentina, Mendoza é capital de sua província com mesmo nome. É uma cidade que possui boa infraestrutura para o turismo, principalmente voltado para suas ricas vinícolas, suas belas bodegas e seus restaurantes com menus que atendem a todos os paladares.
A Argentina se destaca entre os maiores e melhores produtores mundiais de vinhos. Ela é um dos grandes produtores de vinho do Novo Mundo, então se você é um apreciador de vinhos, já sabe que os melhores Malbec são argentinos.
E como um bom amante de vinhos, você também já deve saber que uma taça de vinho Malbec combina muito bem com o clima friozinho e com uma paisagem deslumbrante. Isso é Mendoza! Um destino de bons vinhos, bom clima e muita paisagem bonita! Além disso, Mendoza está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, proporcionando uma vista repleta de montanhas cobertas de neve, e abaixo dos montes, lindos campos verdes, gerando um contraste perfeito para apreciar com tempo e fotografar paisagens espetaculares.
Como chegar em Mendoza
Você sabia que Mendoza, província argentina, está mais perto de Santiago no Chile, do que de Buenos Aires, capital da Argentina? E é por isso que Santiago, em conjunto com Buenos Aires se tornou uma das principais vias de acesso à Mendoza.
Pensando na viagem de ônibus, o trajeto Santiago – Mendoza tem 400km e dura 7 horas, atravessando a Cordilheira dos Andes em uma experiência única. Já o trajeto Buenos Aires – Mendoza feito de ônibus dura 13 horas, percorrendo 1100km. Os ônibus são bem equipados e na viagem é servido refeição, bebidas, cobertores e entretenimento de bordo.
Se você não gosta de passar longas horas na estrada, o avião é a maneira mais prática e rápida de chegar à cidade. Atualmente, existe a possibilidade de pegar voos diretos do Brasil à Mendoza. Partindo de São Paulo, você pode optar pela Latam ou pela Gol para fazer o trajeto de aproximadamente 3 horas e meia. Ou, você pode pegar um voo até Santiago e de lá seguir de avião também até Mendoza. A mesma coisa com a capital da Argentina. Pode voar até Buenos Aires e depois pegar outro voo até Mendoza. Há várias opções, só não vale deixar de ir! 🙂
O que fazer em Mendoza
Mendoza é muito famosa por seus roteiros de vinhos e vinícolas, porém ela é também uma cidade muito turística, com muitas coisas para fazer. Então se você quiser um passeio completo, fique na cidade por pelo menos uma semana, se quiser focar apenas nas vinícolas, 4-5 dias é o ideal.
Prefira ir durante o clima frio, porque vamos combinar… um climinha frio nas montanhas tem tudo a ver com vinhos deliciosos! O outono é uma boa opção para pegar um frio menos severo e com preços mais acessíveis, neste caso programe sua viagem entre março e junho.
Agora vamos ao que realmente interessa: as vinícolas. Visitar as vinícolas é uma experiência única que mistura história, cultura, degustação e ótima gastronomia. Além disso, você poder conhecer o processo de colheita e produção dos vinhos.
Essas são as áreas mais visitadas na rota do vinho: Luján de Cuyo, Maipú e Valle de Uco. A rota do vinho é a estrela de Mendoza. É ela que carrega todo o charme e toda a fama dos Malbec – que você não pode deixar de experimentar direto da fonte nas bodegas.
Onde se hospedar em Mendoza
Se o seu objetivo é viver a essência de uma Mendoza raiz, o ideal é que você fique hospedado distante das cidades, em alguma das bodegas. O preço dessa experiência é alto, mas as hospedagens (rústicas ou luxuosas) são bem completas e vão criar ótimas lembranças.
Já na cidade, você encontrará uma vida urbana bem viva, afinal a região metropolitana de Mendoza é a quarta mais populosa da Argentina. Para escolher onde ficar, tome como referência a praça Plaza Independencia, que marca o centro da cidade e os hotéis próximos a ela são de boa qualidade e bem localizados.
Como visitar as vinícolas em Mendoza
Quando falamos em uma viagem para Mendoza, com muita degustação de vinho, uma coisa é certa: não dá para pensar em beber e dirigir. Então se você quer aproveitar ao máximo o passeio, o ideal é que alguém dirija para você. Para isso temos duas opções: as excursões privadas ou os remis.
Para quem gosta de ter segurança, conforto e não precisar se preocupar com a organização do passeio, a excursão privada é o ideal. Ela é prática, possui roteiro definido e horário marcado, mas em contrapartida não te permite fazer paradas ou escolher quais lugares visitar. Além disso os valores podem ser mais altos.
O site Get Your Guide é perfeito para você ter uma noção dos preços, comprar passeios com antecedência, reservar os tours de acordo com seu perfil e sua agenda. Monte seu roteiro com opções de Vinícolas que incluam os almoços, são experiências deliciosas!
Os remis – um tipo de táxi que você marca o horário com o motorista e vai no carro dele – têm a vantagem de os motoristas conhecerem bem a região. Então pode ser bem interessante, já que você poderá fazer um roteiro mais flexível, pedindo alguma informação aqui e ali, para alinhar as dicas locais com o que você já tinha em mente. Outra vantagem é que você estabelece a duração do passeio e faz quantas paradas quiser, sendo assim essa é uma opção mais flexível. E nesse caso, os preços podem ser mais acessíveis e negociáveis.
Analise as duas opções, se estiver com até quatro pessoas no grupo, a opção do Remis sai muito em conta e você monta seu roteiro de acordo com suas preferências. Se preferir nem pensar em roteiro, ou seu grupo for menor, os tours privados podem ser a melhor pedida.
Para quem ama vinho, o bom mesmo é passar um dia todo entre degustações e gastronomia. Um passeio ideal para um feriado prolongado ou aquela esticadinha maior numa viagem pela Argentina.
Se você é amante de vinhos e viagens, não deixe de conferir este post especial, de um blog que amamos! Vinhos e Viagens, tem coisa melhor?
Então se você for fã de uma boa taça de vinho acompanhado de uma bela paisagem e um frio aconchegante, Mendoza não pode deixar de estar nos seus próximos planos de viagem.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 6