Olá viajantes! Quem está de passagem pela região centro-sul da Alemanha, não pode deixar de visitar a medieval e linda Nuremberg. Uma cidade que preserva sua história, seu charme antigo e traz um gostinho de passado bem vivido.
Em um roteiro de 10 dias pela Alemanha, eu escolhi fugir um pouco das cidades enormes e curtir um clima mais interiorano um pouco. Acertei em cheio, Nuremberg cumpre muito bem esse papel, é linda e super convidativa para um passeio a pé, sem hora marcada.
Uma cidade de meio milhão de habitantes, não tem nada de tão pequenina assim. Situada ao norte do estado da Baviera, Nuremberg sofreu muito com a Segunda Guerra Mundial, teve grande parte do seu centro histórico destruído e reconstruído, sendo então bem preservada e ainda mantém seus 4 km de muralha cercando a cidade medieval. É como uma cena de filme, passear pela cidade enfeitada para o Natal.
Uma cidade famosa na Segunda Guerra Mundial, pois Hitler a escolheu para sediar o Parlamento Nazista, onde ele protagonizou alguns discursos. Ao final da Guerra, Nuremberg foi palco dos Julgamentos, nos quais foram sentenciados os criminosos da Alemanha Nazi.
Localizada há 170 km de Munique e muito próxima de outras grandes cidades Alemãs, Nuremberg se conecta muito bem com todas elas através dos trens de alta velocidade, além dos trens regionais.
De Nuremberg para: | Distâncias |
Munique | 169 Km |
Frankfurt | 287 Km |
Praga (Rep. Checa) | 333 Km |
Colônia | 407 Km |
Berlim | 437 Km |
Viena (Áustria) | 608 Km |
Hamburgo | 610 Km |
Como chegar em Nuremberg?
Dirigir pela Alemanha é uma coisa incrível. Você sempre pode optar por alugar um carro e percorrer cada cantinho do país devagar (ou a 300 km/h nas autobahns). As estradas Europeias são maravilhosas e na Alemanha não seria diferente. A variedade de carros é enorme, os preços são convidativos e você faz seu próprio horário. O Decolar é uma ótima opção para reservar seu carro na Europa. São muitas vantagens em se alugar um carro, principalmente em grupos acima de 3 pessoas ou com crianças, que requer um roteiro mais tranquilo.
Se preferir ir de trem, saiba que existem trens de 1h/1h em direção às maiores cidades alemãs e também ligando Nuremberg a Praga e Viena. Dê uma olhada aqui no site oficial da cia de trem para ver das datas e os melhores valores. Aqui tem um post sensacional sobre compra de passagens de trem na Alemanha.
Onde se hospedar em Nuremberg?
Espere encontrar ótimos hotéis na Alemanha. Em Nuremberg há dezenas de boas opções, os 3 estrelas são ótimos, chegando bem perto dos 4 estrelas que vemos por aí.
Foi o que aconteceu comigo, quando fiquei hospedada no 3 estrelas Leonardo Hotel, uma rede de hotéis muito forte na Europa, fiquei hospedada nele também em Munique e foi sensacional. Em Nuremberg, ele não foi nota 10 exclusivamente pela localização, era uma caminhadinha até o centro histórico… Mas, nos atendeu super bem em todos os outros quesitos, inclusive limpeza. impecável e cama confortável.
Reserve aqui pelo Booking e consiga ótimos valores! São vários bons hotéis em Nuremberg, não deixe de levar em conta sua localização, se precisa ou não ficar próximo à Estação Central. Nossa viagem de quase 4 meses pela Europa teve uma mãozinha do Booking e sempre economizamos muito! Eu contei mais sobre essa viagem, no Blog da Jutours, leia lá o post completo.
O que fazer em Nuremberg?
Ruas de Nuremberg
Para mim, a parte mais linda de uma viagem é andar pelas cidades. Conhecer tudo a pé faz você entrar definitivamente na história daquele lugar. Em Nuremberg isso é ainda mais evidente.
Tudo é vivo, tudo é história. Chegando na cidade, dirija-se ao centro de informações turísticas e pegue um mapa da cidade. Observe as muralhas que limitam a cidade e veja que quase tudo está “ali dentro”.
Königstrasse
É a rua mais famosa de Nuremberg. A rua principal, movimentada, com lojas, cafés e muitas pessoas indo e vindo.
Um pouco adiante você chegará ao Handwerkerhof, um tipo de Feira de Artesanatos, com algumas iguarias típicas da culinária local, como os famosos pães de mel e claro, as famosas salsichas de Nuremberg.
Lorenzer Platz
A mais famosa e central Praça de Nuremberg, onde praticamente todas as ruas mais famosas se encontram. Onde você pode andar tranquilamente, ver monumentos antigos e preservados, tirar muitas fotos e arranjar um lugar para sentar e observar o movimento.
Kaiserburg Nürnberg
O Castelo de Nuremberg é o ponto mais alto da região histórica da cidade, datado de antes do ano 1000, serviu de residência para os Imperadores Romano-Germânicos sendo, sem dúvida, um dos mais importantes da Era Medieval.
Resistiu parcialmente aos fortes bombardeios de guerra mas foi fielmente reconstruído e hoje segue imponente embelezando a vista panorâmica da cidade.
Se não quiser subir até a torre, uma passeada pelo terraço já será suficiente para sentir o vento fresco no rosto e contemplar a linda Nuremberg.
Heilig-Geist-Spital
O Hospital do Espírito Santo lindamente preservado e ponto alto para tirar fotos e guardar essa memória de um dos hospitais mais importantes da Era Medieval.
Construído em 1332, sobre as águas do Rio Pegnitz, hoje funciona um Casa de Repouso e um Charmoso Restaurante, veja mais aqui.
Centro de Documentação Nazista
O Centro de Documentação de Nuremberg funciona como um museu, onde ficam expostos todos os recortes, documentos, livros, matérias, notícias dos 15 anos que a Alemanha sofreu domínio Nazista. Com uma exposição permanente, Fascínio e Terror, é um lugar carregado de história.
Praticamente desenha para o visitante como foi tudo aquilo que eles viveram durante a Guerra. De longe, nós estudamos como se fosse um passado distante, mas que está ali, aberto e vivo ainda.
Leia mais aqui nesse post que é praticamente uma aula de história e que nos instiga a ir pessoalmente a Alemanha, conferir tudo de perto.
Memorium Nuremberg Trials
Aqui é onde terminou tudo. É um modo de dizer, mas se levarmos em conta que Nuremberg sediou comícios e shows do Nazismo e foi palco para Hitler discursar e se fortalecer. Foi também em Nuremberg que passeatas com pessoas indo a loucura de alegria pelo Governo Nazista aconteceu.
Então, uma forma justa, seria dizer que foi aqui que tudo terminou. Aqui, foram julgados o mais alto escalão nazista, pelos crimes contra o povo, crimes contra a humanidade. Foi aqui que eles responderam por seus crimes, foram julgados e condenados.
Visite a Sala 600, aberta ao público em horários alternados, onde ocorreram os julgamentos, e que funciona normalmente até hoje. Esse post aqui me ajudou muito a escolher os melhores pontos a serem visitados e te dá um roteiro completo de 1 dia em Nuremberg.
O que comer em Nuremberg?
Gente, fala sério! Comer é bom, comer na Alemanha é bom demais!
Em Nuremberg não é diferente. Você encontra lugares deliciosos para comer e descobrir na prática se o discurso que a Alemanha tem uma das melhores culinárias do mundo procede, e acredite, é tudo verdade!
Falando em comer e beber, todo mundo já lembra das salsichas e das cervejas alemãs, e não é para menos! Até eu que dizia que não bebia cerveja, não resisti. São deliciosas, leves, frescas, pesadas, encorpadas, coloridas… tem para todos os gostos.
A Salsicha de Nuremberg é a mais famosa por ali, recebeu o título de Primeira Salsicha da Europa, pela União Européia. Ela é mais fininha, pequena e crocante e nem precisa dizer que é deliciosa, né? Se quiser comer um pão com salsicha rapidinho, vá no Behringer’s Bratwursthäusle (Werner Behringer GmbH, Rathausplatz 1, 90403), construído recentemente em 1313, bem novinho! hahah…
A Salada de Batata também é comum por ali e muito saborosa, bem diferente das que comemos o aqui no Brasil. Você pode ir no Vapiano (Königstrasse 17), que é uma rede famosa na Alemanha, restaurante coringa, com certeza. É certo que terá comida boa com um ótimo custo-benefício.
Tipo uma padaria, com lanches rápidos ou pausa para um café, você encontra a rede Back Factory (önigstraße 2), bom bonito e barato. É raro mas às vezes acontece! eheh…
Hambuguer delicioso e em lugar super lindo e moderno. Na hamburgueria Hans Im Glück (Königstraße 74), veja aqui o site, você vai encontrar opções bem servidas, com batatas gostosas e, claro, cervejas alemãs também.
Cerveja, parada obrigatória: Hausbrauerei Altstadthof (Bergstraße 19). Cervejaria fundada em 1984 que vive lotada. Com ambiente escurinho e mesas em formato de bar além de outras como restaurante. Chegue cedo, pois costuma lotar. Leia mais aqui sobre os comentários e avaliações.
Ainda falando de coisas gostosas, conheça aqui o Museu do Chocolate Lindt em Colônia, também na Alemanha.
Considerações finais
Viajar por Nuremberg é mágico! Foge totalmente da loucura de grandes centros e você vai se sentir dentro da História Mundial, vai ser inesquecível, tenho certeza!
Para quem estiver passando pela Bavária, pela cidade de Munique, deixo aqui uma dica que ainda não pude testar na prática, mas que eu tenho certeza que seria maravilhoso. Fazer um tour guiado com quem realmente entende e vive a cultura alemã no dia a dia. Eu sou apaixonada pelos textos da Camilian e espero conhecê-la pessoalmente um dia.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 3