Olá viajantes! Hoje vamos falar sobre um destino muito querido e amado por muitos: a Itália. Falaremos especificamente de rotas e cidades da região norte da Itália. Poderíamos ficar dias e dias aqui, lendo e sonhando com cada pedacinho deste país tão belo e tão famoso. Falar da Itália é tão gostoso e traz tantas possibilidades…
Pense bem… quantas cidades italianas você consegue se lembrar o nome, sem fazer o menor esforço? Em geral somos capazes de nos lembrar duas ou três grandes cidades de cada país… e a Itália? Quantas cidades italianas você poderia citar, sem pensar duas vezes? Roma, Milão, Florença, Verona, Veneza, Pisa, Nápolis, Bolonha, Gênova, Siena, Assis, Parma, Arezzo, Trento, Turim… olha aí! A lista é enorme e nem cobrimos todas mais visitadas… eu diria até que a Itália deve figurar entre os países que possuem o maior número de cidades famosas! Quem concorda?
E se a gente comesse Risotto à Milanesa em Milão… Pizza Napolitana em Nápoli… hummm… Confira aqui 10 pratos italianos e onde você deve ir para saboreá-los na Itália! 🧀🍷🍕🍝🍷
Em 2018 eu fiquei 1 mês no norte da Itália. Nossa hospedagem foi em meio as uvas do Prosecco, num chalé encantador. Neste post eu vou falar de cidades que podem ser uma base para você montar um roteiro de viagem pela região norte da Itália.
Quais as cidades mais conhecidas do Norte da Itália?
Nossa viagem pela Itália poderia ter se estendido para outras regiões, mas eu sou uma viajante tranquila, eu prefiro qualidade à quantidade. Montamos nosso roteiro priorizando estadias mais longas em cidades bem pequenas, e estadias mais curtas em cidades maiores (e mais caras). Com isso, ficamos livres para fazer roteiros com pouco deslocamento e muito tempo para aproveitar cada cantinho especial.
As cidades do norte da Italia que não podem ficar de fora do seu roteiro são: Milão, Veneza, Verona, Gênova, Turim, Cinque Terre e a região do Lago di Garda. Além dos Alpes Italianos, na região de Cortina D’Ampezzo. Tá vendo? São muitos lugares! E eu estou falando apenas por alto… se a gente se aprofundar nos detalhes pelo caminho, podemos ficar três meses só na região norte 😅
Trento Coliseu de Verona
Por onde começar a viagem pelo Norte da Itália?
Sempre pensamos em grandes aeroportos quando estamos falando de roteiros de viagens. Mas a verdade é que a Europa é tão bem conectada, que você poderia viajar de carro, vindo de outros países ou até mesmo de outras regiões.
Milão Milão
Minha sugestão para este post é que você reserve um bom carro no Aeroporto de Milão e comece sua viagem por lá, deixando para conhecer Milão – propriamente dita – na volta. Vamos aproveitar o começo da viagem, quando estamos com mais pique, para fazer os deslocamentos de cidades. Ao final, quando o cansaço já estiver batendo, você poderá devolver seu carro em Milão e curtir os últimos dias de viagem mais tranquilamente.
Sugestão de roteiro e cidades no Norte da Itália
1️⃣ Saindo de Milão: dirija por aproximadamente 150km até Turim, onde será sua primeira cidade deste roteiro. Turim é a quarta maior cidade da Itália (atrás apenas de Roma, Milão e Nápolis), com 1.700.000 habitantes. A cidade já foi a capital da Itália e atualmente é um dos maiores polos industriais do país. Aqui você poderá visitar a fábrica da FIAT e também o estádio de futebol de um dos times mais famosos da Europa, o Juventus. Sugestão de permanência: 2 noites. Leve em conta o cansaço do começo da viagem, e não vá com muita sede ao pote. Se puder, fique 3 noites.
Turim
2️⃣ Saindo de Turim: dirija por aproximadamente 175km até Gênova, sua segunda cidade na Itália. Gênova é uma cidade portuária, famosa por ser o local onde atracam os grandes cruzeiros do Mediterrâneo. Uma cidade muito apreciada também para se fazer de base para pequenos roteiros pela região. Aqui você poderá fazer os passeios até Portofino e também até a maravilhosa região de Cinque Terre. Sugestão de permanência: 3 noites. Caso você queira visitar mais um lugar encantador e não muito longe daqui, tire um dia para visitar La Spezia. Eu tenho certeza que você vai amar!
Portofino Gênova La Spezia Cinque Terre
3️⃣ Saindo de Gênova: dirija por aproximadamente 265km até Sirmione, que é uma das muitas cidades que você pode se hospedar para conhecer toda a região do Lago de Di Garda. Este é o maior lago da Itália, com mais de 370 km2. Você terá muitos, muitos mesmo, lugares para visitar. Poderá tirar um dia deste roteiro para conhecer Verona – a cidade dos eternos apaixonados, Romeu e Julieta – , que está a apenas 40km de distância de Sirmione. Depois de 2 ou 3 noites, você pode trocar a base da hospedagem para não ficar fazendo passeios muito longos, em volta do Lago. Outra sugestão de hospedagem seria a cidade de Riva Del Garda. Sugestão de permanência: 5 noites.
Leia mais sobre esta maravilhosa região da Itália no post do Loucos por Viagem!
Lago di Garda Lago di Garda Lago di Garda Verona
4️⃣ Saindo da cidade de Riva Del Garda: dirija por aproximadamente 200km até Veneza, um dos pontos altos da viagem, com certeza. Veneza é uma cidade singular, que precisa ser estudada para ser compreendida. Leia bastante sobre como se locomover na cidade, opte por ficar no continente – em Mestre – se você precisar economizar na hospedagem, ou se você não quiser puxar malas em meios aos becos e ruelas apertadas e lotadas de Veneza. Não deixe de visitar as ilhas de Burano, Murano e Torcello. Te peço por favor: não tenha pressa! Veneza pre-ci-sa ser apreciada devagar, como um bom vinho. Sugestão de permanência: 3 noites.
Leia mais sobre Veneza, uma das cidades mais visitadas do mundo. As curiosidades são a chave para você desfrutar completamente de tudo que Veneza tem a oferecer.
Veneza Veneza Veneza Veneza
ℹ️ Dica extra: se puder, saia bem cedinho de Veneza e faça uma parada em Treviso. Ela é uma cidade muito linda, cortada pelo Rio Sile, que traça seu caminho em meio a canais e moinhos de vento. Uma graça! Vale muito à pena uma pausa para um café ou, se der tempo, quem sabe fique para o almoço - seguido de um café! ☕ Sempre há tempo para um inesquecível café quando estamos em viagens como esta... sem pressa, apreciando o comum e belo.
Treviso Treviso Treviso
5️⃣ Saindo da cidade de Veneza: dirija por aproximadamente 158km até Cortina d’Ampezzo, a cidade mais charmosa e querida dos Alpes Italianos. Tenho certeza que você se perguntará se não foi parar – sem querer – na Suíça. Esta região é lindíssima e muitas pessoas nem sabem que ela existe. Dependendo da época do ano você verá lindos lagos num azul turquesa incrível. Se for inverno, será um prato cheio para passeios de neve, incluindo uma das melhores estações de esqui da Europa, na região das Dolomitas. Sugestão de permanência: 4 noites.
Região das Dolomitas Região das Dolomitas Região das Dolomitas Região das Dolomitas
6️⃣ Saindo da região das Dolomitas: dirija por aproximadamente 420km até Milão. Este será seu maior deslocamento pelas rodovias Italianas. O percurso poderá ser feito em pouco mais de 4 horas. Mas se quiser, poderia também mudar um pouco, fazendo rotas mais curtas. Poderia sair de Gênova direto para Verona (ficando 1 noite lá). Depois seguiria para Veneza (4 noites), depois Dolomitas (4 noites) e deixaria a região do Lago di Garda para o final, ficando lá 4 noites, pois já teria visitado Verona. Na região do Lago Di Garda sempre opte por fazer 2 bases, para não ficar perdendo tempo andando pra lá e pra cá.
Milão
7️⃣ Chegando de volta em Milão: bom chegamos ao final do nosso roteiro pela região norte da Itália. Já se passaram 17 dias – ou quem sabe 18, se você for com mais calma. Agora é hora de relaxar e curtir a cidade da arte, da moda e do design. Sugiro mais 4 noites para que você descanse dos deslocamentos e também tenha a oportunidade de passear com calma. Conhecer os pontos turísticos – é claro – mas sem perder de vista a oportunidade de ficar escondido nos parques, nos bairros mais afastados, nos lugares onde tomar um gelato vendo o movimento das ruas vai ser tão incrível quanto um passeio pela Duomo di Milano.
Milão
Dicas importantes para viajar pelo Norte da Itália
Vou deixar aqui algumas dicas muito importantes para fazer esta viagem dar certo, sem contratempos. Lembre-se de sempre estudar o roteiro e evitar o improviso, mesmo que possa parecer uma boa aventura, pode acabar custando caro – em euros! 💰
- baixe os mapas das rodovias para usá-los em modo off-line, caso você fique sem conexão com a internet;
- lembre-se que os pedágios na Itália custam caro, leve em conta este gasto;
- se for inverno, escolha um carro mais robusto para dirigir na neve com mais segurança;
- faça a reserva das hospedagens com antecedência para evitar os altos custos e ter mais tranquilidade com os horários de chegada nas cidades;
- leve em consideração que você pode precisar da PID para dirigir. Não é regra, mas já aconteceu com amigos próximos, eles precisaram mostrar a PID na hora da retirada do carro alugado;
- nunca se esqueça de contratar um bom seguro viagem;
- sugestão de sites para começar suas reservas: aluguel de carro aqui e aqui. Hospedagens em casas aqui e aqui. Hospedagens em hotéis aqui e aqui. Seguro viagens aqui e aqui. Compra de bilhetes para atrações aqui. Pesquisa e reserva de voos aqui e aqui.
E aí? Ficou com vontade de entrar agora mesmo em todos esses sites e começar seu roteiro? Eu já estou louca para refazer tudo isso e depois voltar aqui pra contar mais para vocês! Espero que tenham gostado da nossa super viagem pelo Norte da Itália. Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Só pra deixar água na boca dos pobres prisioneiros. Rsrs
Sim… que vontade de viajar!
Sensacional o seu post!!! Me poupou 1 mês de pesquisas e planejamento de roteiros!!
Ahhh, que alegria! Obrigada pelo carinho e pela visita, volte sempre!