A Serra Gaúcha guarda várias joias que merecem ser visitadas e hoje vamos falar do Vale dos Vinhedos, uma área de 82 quilômetros quadrados com plantações de uva, além de um legado histórico e cultural deixado pelos imigrantes italianos. Nos acompanhe nessa rota saborosa, repleta de vinho e de passeios incríveis pela cidade de Bento Gonçalves, no RS.
O que é o Vale dos Vinhedos?
Primeiramente, vamos entender que o Vale dos Vinhedos é uma região no Rio Grande do Sul famosa pela produção de vinhos e espumantes. São cerca de 82 quilômetros quadrados que passam pelos municípios gaúchos: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, que é o mais famoso e turístico.
A experiência de passear pelo Vale dos Vinhedos é, sem dúvidas, única e especial. Você entrará na cultura de imigrantes italianos, conhecerá a hospitalidade, gastronomia e, claro, visitará as dezenas de vinícolas que proporcionam experiências deciliosas.
São mais de 30 produtores de vinhos finos (e derivados de uva) que fazem uma produção média anual de 12 milhões de garrafas. O melhor é que a Rota é aberta para visitação e a região é reconhecida internacionalmente como destino de enoturismo.
Como chegar ao Vale dos Vinhedos?
O Vale dos Vinhedos fica a cerca de 120 km de Porto Alegre, a capital do estado. Para chegar na cidade de Bento Gonçalves, você pode fazer uma viagem de carro pelo Rio Grande do Sul e começar a experiência antes mesmo da chegada. Isso porque toda a região é repleta de belas paisagens. Pausa para fotos! 📸
De avião ✈️
Chegando a Porto Alegre de avião você já estará bem pertinho do Vale. Mas mesmo assim, será necessário alugar um carro para seguir viagem.
De carro 🚗
Seja chegando de avião ou vindo de carro de outros estados, viajar pelo Vale dos Vinhedos de carro é uma ótima opção, principalmente porque você faz seu tempo e seu roteiro.
De ônibus 🚌
Você pode optar por sair do aeroporto diretamente para Bento Gonçalves, de ônibus. Fazendo esta escolha, você precisará organizar seus passeios pelo Vale, de forma que tenha tempo para conhecer tudo com calma, no seu ritmo. Veja mais aqui, escolha a aba aeroporto (se este for o seu caso).
De fretado 🚐
Você pode optar por querer ter a flexibilidade de montar seu roteiro, mas não ter a preocupação de dirigir, principalmente se quiser fazer as degustações de vinhos. Neste caso duas opções são boas: 1) escolher uma excursão por empresas como a CVC Turismo; 2) fretar uma van/carro com um motorista que passe o dia com você, fazendo sua rota.
Passeios pelo Vale dos Vinhedos
No Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves não faltam atrações deliciosas, desde cantinas tipicamente italianas até, é claro, as vinícolas que são excelentes atrações turísticas. Aliás, ao chegar em Bento Gonçalves, a Pipa Pórtico de entrada da cidade já é a primeira atração. O lugar é lindo e é lá que está o centro de informações aos turistas com mapas e folhetos da região.
Veja alguns passeios que você tem como opção:
Voo de Balão 🌥️
Que tal começar o passeio nas alturas? Um belo voo de balão por cima do Vale Dos Vinhedos! O passeio dura entre 40 minutos e 1 hora. A Giordani Turismo, que é também a responsável pelos passeios de Maria Fumaça, é a responsável pelo Voo de Balão. Veja mais aqui.
E, se você gosta de voar de balão, em São Lourenço, Minas Gerais, você também terá uma experiência única. Sobrevoar os cafezais mineiros… hummm… ☕
Vinícolas 🍷
Se você vai ao Vale dos Vinhedos é claro que quer conhecer as vinícolas, não é mesmo? Em algumas, é possível fazer as degustações e, dependendo da época, até colher uvas. Deixamos aqui algumas sugestões, mas, para nossa sorte, a lista é bem maior que essa.
Se você é apaixonado por destinos de vinicultura, não pode deixar de conhecer Mendoza, na Argentina. Uma viagem regada aos melhores vinhos da América do Sul.
Memorial do Vinho e Casa do Filó
Outro passeio imperdível para deixar a experiência ainda mais rica é conhecer o museu do Vinho.
Isso mesmo, o Memorial do Vinho e Casa do Filó conta a história da vitivinicultura no Brasil e no mundo, e funciona no hotel Villa Michelon. O museu e a casa são abertos para o público.
Outros passeios
Você pode ainda fazer um passeio na serra, um piquenique nas montanhas, um tour pelos Caminhos de Pedra. Visitar centros culturais como a Epopeia Italiana, andar em quadriciclos pela região ou fazer o Passeio de Maria Fumaça até a cidade de Garibaldi.
São dezenas de atrações que deixam o Vale dos Vinhedos sempre na lista de lugares que precisamos voltar mais vezes.
Onde se hospedar no Vale dos Vinhedos?
A hospedagem é Bento Gonçalves é altamente recomendada. O passeio pelo Vale dos Vinhedos deverá ser feito com calma, curtindo cada parada, café, vinhos e comprinhas de coisas gostosas pelos caminhos.
São várias pousadas que trazem um pedacinho da Toscana para você. Hospedagens temáticas, com muito conforto, sofisticação e vinho para você descansar e relaxar.
Algumas opções são:
Onde comer no Vale dos Vinhedos?
Toda viagem que se preze tem muita, mas muita comida envolvida, né?! Comer faz parte de desvendar o lugar. Aprender os costumes, conhecer novos sabores.
No Vale dos Vinhedos não seria diferente! São muitas opções gastronômicas que deixam a gente babando… vamos lá!
Já está de malas prontas? O Vale dos Vinhedos espera por você! Obrigada pela leitura e até a próxima!