Olá Viajantes! Não é por acaso que a comida italiana é uma das mais famosas – e gostosas – do mundo! Aquele pedacinho de velho continente sabe como ninguém criar sabores, de forma muito atraente e com uma perfeição que beira o inacreditável.
A combinação de boas receitas, tradição culinária e acesso a ingredientes bem selecionados – e muito frescos, resulta em pratos especiais e famosos pelo mundo à fora! Vamos agora conhecer as melhores opções gastronômicas e onde – a cidade mais apropriada – degustá-las com maior chance de ter um prazer gastronômico totalmente inesquecível?
- 1️⃣ Antepastos e Aperitivos Italianos
- 2️⃣ Spaguetti à Carbonara em Roma
- 3️⃣ Risoto à Milanesa em Milão
- 4️⃣ Lasanha Bolonhesa em Bolonha
- 5️⃣ Pizza Napolitana em Nápoli
- 6️⃣ Bisteca à Florentina em Florença
- 7️⃣ Molho Pesto à Genovesa – em Gênova
- 8️⃣ Trufas Italianas na Toscana
- 9️⃣ Tiramisu em Treviso
- 🔟 Canolli Siciliano na Sicília
Não perca a chance de conhecer as melhores cidades do Norte da Itália em um roteiro de 20 dias. Dicas certeiras para você aproveitar cada cantinho maravilhoso do país da bota. Boa viagem!
1️⃣ Antepastos e Aperitivos Italianos
Vou abrir a lista com uma sugestão bem genérica, que atende toda geografia do país da bota. Em qualquer canto da Itália você vai se deparar com uma mesa – ou tábua – de gloriosos aperitivos, acompanhados das mais deliciosas bruschettas, queijos diversos, azeitonas, pães, azeites de morrer de amor e tantas outras delícias. Os cortes de frios como presunto Parma, Copa, Panceta, Pastrami e tantos outros Prosciuttos famosos e deliciosos, juntamente com antepastos com combinam bem demais com os Proseccos únicos que são servidos por lá.
2️⃣ Spaguetti à Carbonara em Roma
Roma é a sede de muitas delícias Italianas, mas talvez o mais querido de todos seja o Spaguetti à Carbonara, feito com panceta de porco, queijo pecorino, pimenta e ovo cru, acrescentado ao prato da ultima hora, para cozinhar junto à massa bem quente. Pode ser servido com spaguetti, mas a massa bucatini longa e oca é a mais aprovada em Roma.
3️⃣ Risoto à Milanesa em Milão
Aqui é sua chance de degustar um autêntico Risoto a Milanesa, de preferência em Milão. Aliás, toda a região da Lombardia é famosa por sua qualidade superior em arroz arbório, que é cozido lentamente ao caldo (de carne ou frango, há controvérsias) manteiga e queijo. A cor amarela é graças à uma pitadinha de açafrão e assim como tantos pratos, experimente várias vezes até você decidir qual será eleito o seu favorito.
4️⃣ Lasanha Bolonhesa em Bolonha
Entre tantos motivos que você tem para colocar Bolonha na lista de cidades italianas a serem visitadas, certamente comer uma autêntica Lasanha à Bolonhesa é um deles! A cidade que fica no coração da Emília Romana – região famosas por seus ingredientes de alta qualidade – é famosa por suas lasanhas e com certeza você não vai se arrepender de ir lá só para isso! O molho de carne farto e cozido lentamente, servido em camadas entre as folhas de massa italiana. Você vai querer repetir, antes mesmo de ter terminado.
5️⃣ Pizza Napolitana em Nápoli
Sua primeira pizza napolitana de verdade vai ser inesquecível! Sim, eu sei que em São Paulo temos pizzas italianas que se passam bem pelas suas irmãs nascidas do outro lado do Atlântico. Mas em Nápoli você vai comer o verdadeiro molho de tomate italiano, com uma massa finíssima e crocante, queijo muçarela fresco, acrescentados de uma tradição de massas com fermentação lenta, que deixa a pizza muito mais leve e deliciosa.
6️⃣ Bisteca à Florentina em Florença
Os amantes de carne não perderão de vista uma das iguarias mais famosas em Florença. Estamos falando de uma Bisteca de Carne Chianina – criada na região da Toscana – que é cortada em filetes largos e grelhada rapidamente em chama aberta. Ela fica com uma crosta por fora e mal passada por dentro, bem suculenta messssmo. Os temperos não passam muito do que apenas sal e azeite, e o sabor fica muito original e apropriado às carnes frescas e saborosas que a região oferece.
7️⃣ Molho Pesto à Genovesa – em Gênova
Você já experimentou Molho Pesto? Sabia que ele veio de Gênova, na Itália? Ele é uma combinação de ervas frescas de manjericão, muitoooo azeite de oliva (dos bons hein!), alho, sal, queijo e pinhões. É usado para finalizar massas, risotos, bruschettas… em Gênova come-se Molho Pesto com Madilli, que é um tipo de massa fresca que combina muito com a textura do molho.
8️⃣ Trufas Italianas na Toscana
Você já sabe que não estamos falando de chocolates, né? O papo aqui são as famosíssimas – e caríssimas – trufas italianas, que são uma espécie de fungo terroso, que recebeu o apelido dos chefs de “diamante da culinária italiana”. As trufas – ou tarufos em Italiano – crescem sob o solo e são encontrados por porcos e cães farejadores, que são treinados para farejá-los na terra, trazendo um sabor único aos pratos. Você pode optar por experimentar os azeites, massas e queijos trufados… ou provar as trufas sobre a massa, como se fosse um cogumelo cortado em lâminas. Se gostar de Trufas, não perca a chance de sair em busca dos melhores restaurantes de trufas na Itália, eles estarão na região da Toscana!
9️⃣ Tiramisu em Treviso
O Tiramisu é uma sobremesa tão tãooo famosa, que nem precisamos ir até a Itália para termos uma provinha de sua delícia. Essa combinação de biscoito, mascarpone, ovos, cacau e café ganhou o apetite de várias partes do mundo… mas foi na Itália que ele nasceu, mas precisamente na linda e fofa cidade do Norte da Itália Treviso. O Tiramisu é paixão universal e, com certeza, na Itália seu sabor será autêntico e inesquecível.
🔟 Canolli Siciliano na Sicília
Quando chegar a hora de provar os Canollis Italianos, escolha bem a confeitaria – caso você não esteja na Sicília. Uma autêntica confeitaria siciliana vai te servir um iguaria que consiste em uma massa frita, recheada com creme de ricota e mascarpone. Pode vir com frutinhas, castanhas, recheios ou coberturas de chocolate. Mas, não invente muita moda, escolha uma mais tradicional para não perder a autenticidade.
E aí? Partiu fazer uma viagem de comilança à Itália? Eu tenho certeza que mesmo que este não seja seu objetivo principal, você nunca mais se esquecerá dos sabores e aromas da Gastronomia Italiana. Obrigada pela leitura, e até a próxima!