Nós já sabemos que a Austrália é um país que surpreende a cada nova visita. Com um território enorme, uma grande diversidade e muitos lugares para visitar, o país sabe agradar seus visitantes com um turismo que abrange todo tipo de atividade e programação. Não é à toa que até as cidades pouco conhecidas, como Camberra, Adelaide e Perth, também sabem ganhar o coração de seus turistas.
Contudo, o destaque mesmo da Austrália vai para sua natureza que a cada cidade oferece algo diferente e mais impressionante. Prova disso são as Blue Mountains – um oásis da natureza em meio aos centros urbanos da costa leste do país.
E nessa diversidade toda, um roteiro que você jamais pode deixar de fora de sua viagem pela Austrália é a roadtrip pela estrada conhecida como Great Ocean Road no estado de Victoria. Essa rota reúne paisagens naturais deslumbrantes, praias paradisíacas em um trajeto do carro que te deixa sempre pertinho do mar. Impossível não se apaixonar!!!
Então me acompanha nesse texto para descobrir tudo para sua roadtrip pela Great Ocean Road!
Viaje pela Great Ocean Road
A Great Ocean Road é uma estrada com cerca de 240km, que margeia toda a costa litorânea do sul da Austrália. Ela foi construída pelos soldados australianos ao retornarem da 1ª Guerra Mundial, em homenagem àqueles que faleceram em combate. A construção ocorreu de 1919 a 1931 e a estrada se tornou o maior memorial de guerra do mundo!
O curioso dessa estrada é que o trajeto que te leva à atração final, acabou se tornando a verdadeira atração. Ou seja, o caminho a ser percorrido é tão importante quanto o verdadeiro ponto final, que seria o motivo pelo qual a estrada foi construída.
A Great Ocean Road vai desde Torquay até Allansfold, contornando toda a costa litorânea do estado de Victoria. O trajeto faz parte também do caminho para quem vai de Adelaide até Melbourne e vice-versa. Essa rota cênica passa por diversas cidades, levando você a viajar por aldeias de pescadores, praias de areia branquinha, formações rochosas grandiosas, mirantes e florestas tropicais. É simplesmente lindo!
Programe sua viagem para começar – ou terminar – em Melbourne. E se você puder fazer todo este trajeto, ligando Melbourne até Adelaide, a viagem será ainda mais completa e cheia de belezas naturais de tirar o fôlego!
Quantos dias de viagem pela Great Ocean Road?
Como já falamos, o trajeto é tão importante quanto o destino final. O ideal então é viajar sem pressa, sem precisar olhar no relógio, sem precisar marcar o tempo. Sendo assim, você poderia ficar até uma semana por aqui, fazendo tudo com calma. Se estiver de motorhome, prepara-se para lindos dias de viagem, com o mar sempre ao seu lado.
Então, se você quiser uma viagem mais completa é recomendado fazer o percurso em 5-7 dias. Assim, você pode ir parando, conhecendo cada cidade com calma e apreciando cada cantinho apaixonante no meio do caminho.
Mesmo para uma viagem mais curta, é recomendado fazer o trajeto em no mínimo 2 dias para conhecer todos os pontos mais importantes sem precisar correr muito. Essa é uma opção muito escolhida pelos viajantes, mas tenha em mente que você terá uma agenda apertada e não poderá ter a flexibilidade de parar onde quiser – caso queira ver tudo.
Eu, pessoalmente, fiz esta viagem em 2 dias e foi uma correria enorme. Não pude ficar quase nada nos pontos de paradas, não pude descer do carro e simplesmente contemplar a vista. Toda hora eu tinha que atualizar a programação para ver se daria para fazer tudo. Por favor, fique pelo menos 3 dias, e faça tudo com calma. Aqui a Natureza pede calma!
Juliana Mendonça, editora chefe do Passaporte Feliz.
O que definitivamente não é recomendado fazer é uma viagem de bate e volta à partir de Melbourne. Há muitas paradas importantes que não devem ficar de fora e, várias delas são melhores apreciadas em determinadas horas do dia. E ao fazer um bate e volta, você não conseguirá apreciar esses momentos com todos seus detalhes e pode acabar perdendo lindas oportunidades de realmente conhecer o que o destino guardou para você.
Qual a melhor época para viajar pela Great Ocean Road?
A Austrália compreende um território imenso e por isso possui vários climas diferentes. Em Victoria, estado onde se localiza a Great Ocean Road, os verões costumam ser quentes enquanto os invernos são bem frios. Os meses chuvosos são de maio à outubro e os de seca são janeiro e fevereiro.
Tente organizar sua viagem para os meses em que o dia dura mais tempo e que chove menos. Ou seja, final do verão, ali pelo mês de março já seria melhor para fugir dos turistas de janeiro e fevereiro e casar com um clima melhor. Neste momento, as temperaturas são amenas, os dias mais longos e ainda não há tantos dias chuvosos quanto no inverno.
Dicas para viagem pela Great Ocean Road
Como qualquer viagem, uma roadtrip pela Great Ocean Road demanda um bom planejamento para que não haja nenhum contratempo no meio do percurso. Então se informe, e se possível, reserve o máximo de atrações que puder antecipadamente, principalmente se você escolheu uma viagem mais curta, cujo tempo tem que ser bem aproveitado.
🏨 🚗 Hotel e Transporte
As duas dicas estão interligadas. Veja bem, se você optar por fazer uma viagem de carro normal, precisará reservar um hotel com antecedência. Ou seja, você vai precisar se programar tanto quanto ao lugar de dormir, quanto ao prazo certinho de ver todas as atrações e chegar a tempo do check-in no hotel.
Agora, se você preferir fazer esta viagem de motorhome – o que tem tudo para ser outra riquíssima experiência – você não precisará se preocupar com hotéis, mas terá que reservar seu veículo com antecedência. Lembrando que a Austrália é super bem recomendada para quem quer cair na estrada de motorhome, van, trailer ou que seja dormir dentro do carro. Os campings são seguros, limpos, organizados e funcionam de verdade como sua casa fora de casa.
Ou seja, qualquer uma das opções requer um excelente planejamento.
☔ ☀️ Clima
O clima nessa região da Austrália é conhecido por oferecer uma amostra grátis de todas as estações em um único dia, então esteja preparado com roupas para suportar as variações de temperatura. Principalmente os ventos, que são cortantes, mesmo em dia mais quentes. Não deixe de levar o protetor solar porque o sol na Austrália queima pra valer! E lembre-se de chapéu ou algo que tape o sol do rosto.
⛽ 🛢️ Combustível
Essa dica vale para qualquer viagem de carro por lugares desconhecidos. Nunca caia na estrada sem completar o tanque e sempre que tiver a oportunidade, abasteça o veículo novamente. Não há muitos postos pela Great Ocean Road, então não dê bobeira!
🦘 🐨 Animais na pista
Embora as estradas da Austrália sejam muito boas – embora algumas sejam estreitas e sem acostamento – dirija sempre com cuidado porque muitos animais podem invadir a pista. A Austrália tem uma natureza viva em meio a centros urbanos. A prioridade é sempre deles, fique atento!
Quais os pontos de parada na Great Ocean Road?
Há muito o que se ver nos 240km da Great Ocean Road. Desde grandes atrações – que são as responsáveis pelas loucuras dos turistas – até lugares menos conhecidos, mas que merecem uma atenção especial!
Separei aqui as 6 lugares super lindos e que não podem ficar de fora do seu roteiro na roadtrip pela Great Ocean Road.
1️⃣ Torquay
Torquay, costuma ser o ponto de partida mais escolhido entre os que fazem a roadtrip pela Great Ocean Road, pois ela é a primeira cidade dessa linda estrada. Ela fica a cerca de 100km de Melbourne, e é lá que, também, se encontra a primeira parada mais famosa, a praia Bells Beach.
Bells Beach é uma verdadeira onda do surf mundial. A praia é famosa por suas ondas de 5 metros, responsáveis por atrair surfistas do mundo todo em seu Campeonato Mundial de Surfe. No entanto, ela não é ideal para mergulhos e banhos tranquilos. Por motivos lógicos, aqui é terreno de surfistas!
O que se pode fazer lá também é admirar as vistas surpreendentes dos mirantes que ficam nos arredores da praia. A visão da praia em toda sua extensão – aos pés das falésias – com certeza vai te impressionar!
2️⃣ Lorne
Lorne é a próxima parada no caminho. Ela é uma cidade famosa por sua arte, festivais de música e muitos cafés de frente para o mar. Contudo, o que realmente atrai os visitantes para essa cidadezinha são dois pontos nos arredores da cidade: Teddys’s Lookout e Otways Waterfall.
Se você ama conhecer e fotografar lindas paisagens, a parada em Teddy’s Lookout é para você! O local conta com dois mirantes de onde é possível ter uma visão privilegiada da praia, da estrada e da costa. Lá, também você divide o espaço com muitos cangurus que andam livremente pela região.
Já para chegar a Otways Waterfall – que fica na saída de Lorne – o turista logo avista uma placa indicando o caminho para a cachoeira. É preciso andar por uma trilha de 10 a 15 minutos para de fato chegar até ela, mas o esforço será facilmente recompensado. A cachoeira é revigorante e aqui começa a valer o que já foi falado, não tenha pressa. Esqueça o relógio e curta a paisagem.
3️⃣ Os 12 Apóstolos
Essa é sem dúvidas a atração mais famosa da Great Ocean Road. Inclusive, muitos turistas que decidem fazer essa roadtrip são atraídos por ela e nem imaginam quantas outras belezas há pelo caminho.
Os 12 Apóstolos são um conjunto de rochas com aproximadamente 45 metros de altura acima do oceano, esculpidas pela erosão do mar e do vento, na área do Parque Nacional Port Campbell. Atualmente, só restam 8 (dos 12). As outras 4 desmoronaram ao longo dos anos por conta da erosão e da força da água.
Estas formações foram moldadas pela ação do mar e do vento em uma falésia, num longo processo iniciado há cerca de 15 milhões de anos e a tendência é que com o tempo, as pedras continuem a desaparecer.
ℹ️ Dica quente: para um show de maravilhas completo, reserve do meio da tarde até o pôr do sol, para apreciar com calma tudo o que essa paisagem proporciona. E, além de ver o pôr do sol em si – um momento super lindo -, ao final do dia dá para ver os pinguins voltando do mar para dormir na praia. Tem coisa mais fofa que isso?!
4️⃣ Gibson Steps
Pertinho dos 12 Apóstolos – cerca de 1km de caminhada – fica a Gibson Steps – uma escada de 86 degraus que te leva a uma praia selvagem fantástica. De lá é possível ver as torres Gog e Magog que não fazem parte dos 12 apóstolos, mas que são super semelhantes e também muito bonitas.
5️⃣ Loch Ard Gorge
Outro lugar muito conhecido pelos viajantes é a praia em meio aos grandes paredões de falésias. Loch e Gorge são uns pedaços de paraíso, escondidos entre as enormes formações rochosas. É fascinante e expõe o poder que a natureza tem em oferecer lugares com uma beleza tão única! O local ainda possui pequenas trilhas, nas quais você pode observar por diferentes ângulos esse espetáculo da natureza.
6️⃣ London Bridge/Arch
Outro lugar que possui uma beleza esculpida pela própria natureza é a London Bridge – uma gigante falésia que se dividiu em duas formações rochosas, quando um pedaço caiu no mar no ano de 1990.
Seu nome London Bridge foi escolhido por ter um formato semelhante à ponte de Londres, mas depois que uma parte caiu no mar, ela passou a se chamar London Arch. Atualmente, essas duas formações rochosas preenchem os requisitos de beleza dos viajantes com uma paisagem digna de cartões postais, se tornando um dos famosos pontos turísticos na Great Ocean Road.
E aí, o que achou da ideia de uma roadtrip pela Great Ocean Road? O trajeto oferece muitas praias paradisíacas, formações rochosas raras e uma natureza exuberante para te impressionar nesse passeio pelo sul do continente Australiano.
Então, na sua próxima viagem pela Austrália, não deixe de colocar uma roadtrip pela Great Ocean Road nos seus planos!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Eita Austrália que da saudade… Não conheço a Great Ocean Road, quem sabe uma razão pra voltar pra lá! Hehe
Sempre há razões para voltarmos na Austrália. Quem sabe uma roadtrip com nossos filhos…