A Croácia é um país do Leste Europeu, que faz fronteira com Hungria, Eslovênia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. Sua capital é Zagreb e ela faz parte da União Europeia.
Com diversas atrações curiosas como o famoso órgão do mar, as ilhas mutante e em formato de coração, tenho certeza que sua viagem será única! Esta viagem pelas região dos Balcãs combina lindas belezas naturais, cultura, gastronomia, história e bela arquitetura. A Croácia, que foi cenário do filme Mamma Mia 2 e da série Game Of Thrones, tem um pôr do sol belíssimo, famoso e, segundo o diretor Alfred Hitchcock, ele é o mais lindo pôr do sol do mundo. A Croácia tem motivos de sobra para fazer parte de sua próxima viagem ao Leste Europeu.
E para garantir um incrível roteiro, separei as paradas obrigatórias que não podem ficar de fora dos seus planos.
Não deixe de ler aqui tudo o que você precisa saber antes de visitar a Croácia. Este post faz parte do Guia da Croácia, e você consegue montar uma linda viagem, com a leitura destes dois Posts.
Dubrovnik, na Croácia
A cidade de Dubrovnik fica na região da Dalmácia – extremo sudeste do país. Ela é um dos pontos turísticos mais importantes quando pensamos em uma viagem pela Croácia e é referência para arquitetura medieval no país e no mundo.
Se você é fã de Game Of Thrones, com certeza a cidade é parada obrigatória na sua viagem pela Croácia e uma forma de matar as saudades que o fim do seriado deixou. Você reconhecerá muito de King’s Landing nos bairros e arquitetura – cenário das gravações.
Cidade Velha, Dubrovnik
O ponto turístico mais famoso da cidade é a Velha Dubrovnik, uma parte antiga cidade amuralhada, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao atravessar um de seus portões, como o famoso Pile Gate, se prepare para viajar no tempo e se deparar com uma cidade medieval com dezenas de lojas, restaurantes, bares, além de museus e igrejas. Várias ruas são fechadas para os pedestres e o ideal é passear pela cidade e conhecer a pé os monumentos e atrações históricas.
A principal rua dessa cidade é a Stradun (ou Placa Ulica), e sem a presença de carros é recomendado fácil se perder por esse labirinto de ruelas. Andando pela região você pode parar para conhecer a Fonte Onofrio, Igreja de St. Saviour, Monastério Franciscano, Placa Luža e a imponente Torre do Relógio.
Muralhas de Dubrovnik
Esse é o principal ponto turístico da cidade. As muralhas de Dubrovnik cercam a cidade medieval e foram presença histórica nos ataques de venezianos, bizantinos e austro-húngaros. Nenhum exército tinha conseguido penetrar estas muralhas até a chegada de Napoleão em 1808.
Construída entre os séculos XV e XVI, a muralha é um verdadeiro símbolo da resistência e liberdade que marcou a história de Dubrovnik. Com trechos de até 25m de altura, num percurso de cerca de 2km, a atração consiste em subir na muralha e caminhar sobre ela numa volta completa, vendo de cima o Mar Adriático, as ruas e casas de pedras, passando por 16 bastiões, um grande fosso, 4 fortalezas e 120 canhões.
Preço: 200 kunas (1 euro = 7,55 kunas – julho/2020)
Horário de funcionamento: todos os dias, das 08:00 às 19:30
Para evitar a aglomeração de turistas e o sol forte, prefira ir antes das 10:00 ou depois das 16:00.
ℹ️ Dica importante: o trajeto não possui abrigo do sol, então leve um boné, chapéu, etc e passe muito protetor solar, principalmente se você for no verão.
Buža
A tradução de Buža em Croata é algo como um buraco na parede. Em Dubrovnik você encontrará umas passagens quase secretas, por portas nas pedras, que te levam a bares e restaurantes literalmente incrustados nas pedras.
Esses bares espalhados pela pedreira da muralha, dão acesso direto ao mar e te proporcionam as vistas mais espetaculares da vida! Lá você poderá tomar alguns drinks com vista para o mar e se você for do time de muita adrenalina, esses bares também são famosos por serem points para pular no mar! Você se joga na água, de alturas diferentes e depois relaxa apreciando a vista.
Um dos mais famosos é o Mala Buža, que tem tudo isso. O charme das muralhas de pedras, o bar, as bebidas, o pulo no mar (vá de sunga e biquíni para não perder esta chance) e o pôr do sol para fechar com chaves de ouro.
Teleférico de Dubrovnik
O teleférico liga as muralhas medievais ao Monte Srd (que fica ao norte de Dubrovnik). Embora o passeio seja caro e o trajeto feito muito rapidamente, a vista lá de cima é de tirar o fôlego. Vale à pena a contemplação da vista toda do alto, principalmente se você optar por ir no final da tarde – o pôr do sol é maravilhoso!
No topo do monte, a uma altura de mais de 400 metros, você ainda pode visitar o Forte Imperial, construído durante a ocupação de Napoleão em 1810.
Preços:
Adulto: 100kn / Crianças (4 – 12 anos): 50kn
*(1 euro = 7,55 kunas – julho/2020)
Horário de funcionamento: varia de acordo com a época do ano. Confira no aqui no site oficial os horários e se programe com antecedência.
Split, na Croácia
Split é uma cidade da Croácia, localizada também na região da Dalmácia. É conhecida por suas praias e é praticamente uma cidade de passagem, que possui atrações, mas não costuma ser o foco turístico da região.
A cidade é o porto de ligação para outras ilhas famosas na Croácia. Então, se você quiser conhecer Split, separe um ou no máximo dois dias. Lembre-se de deixar a maioria dos dias para os passeios nas ilhas, que são imperdíveis!
✅ Dica quente: Prefira viajar pela de carro alugado pela Croácia. Será uma forma de você ter muito mais independência e fazer as paradas nas ilhas de acordo com sua vontade. Viajar com calma, ir parando pelo caminho, sem pressa. A costa da Croácia é incrível e vai ser uma viagem inesquecível. Mas, caso opte por fazer o trajeto entre Split e Dubrovik de ônibus (esqueça o conforto, foque apenas na paisagem linda), corra na frente e sente-se do lado direito do veículo. Os lugares numerados dos bilhetes não são respeitados, senta no melhor lugar quem chegar primeiro.
Ilha de Hvar, na Croácia
Também conhecida como a “nova Ibiza” ou “Ibiza croata”, Hvar reúne belas praias, uma vida noturna agitada e alguns patrimônios históricos. A ilha de Hvar atrai o público jovem por conta de seus bares, festas e uma atmosfera de curtição. Ela tem sido comparada a ilhas como Ibiza, na Espanha, e Mykonos, na Grécia.
A principal cidade da ilha de Hvar é Hvar Town, um lugar atraente com paredes de pedra do século XIII. Você encontrará várias ruas de mármore, sítios importantes como Forte de Hvar, a Praça/Catedral de São Estéfano e as praias de Hula Hula e Pokonji Dol.
Passeios de barco em Hvar e suas ilhotas
Os passeios pelas ilhas de Hvar são muito famosos e imperdíveis. Você procura por agências que vendam os passeios ali pela orla mesmo, ou melhor ainda, escolha agencias que ficam nas ruas históricas, mais escondidinhas pois é o preço costuma ser melhor.
Há duas opções de passeios: uma que voce contrata o barco e o piloto vai junto, te leva onde você quiser e para nos lugares que você indicar. As paradas são suas, você escolhe o tempo em cada ilha. E, a outra opção é você pessoalmente pilotar o barco, sem ajuda de um profissional. Não precisa de documentação especial, você recebe o treinamento ali na hora e sai sem rumo, mar a dentro para passar o dia da forma que for mais atraente a você e seu grupo.
As duas opções são sensacionais. Já imaginou passar o dia todo nesse paraíso? Passeios, mergulhos, ilhas paradisíacas! Eu tenho certeza que a Croácia já ganhou seu coração só de você ter lido isso aqui.
O forte de Hvar
Com data do século XVI, o forte de Hvar ocupa uma posição no alto do morro, com uma vista para lá de privilegiada. Para quem gosta de caminhadas e aprecia uma parada para contemplar o horizonte, nao deixe de fazer a subida e o passeio no Forte.
Dentro do forte há peças em exposição, como num museu, e você vai conhecer um pouco mais da história Croata, de quando eles foram invadidos pelos turcos. É claro que você pode esperar mais um pôr do sol para ninguém botar defeitos e ainda tomar alguns drinks num café super bem localizados, digamos assim 🙂
A entrada custa algo em torno de 25kn e existem dois tipos de vista, uma delas é mais cara e mais completa. Se puder, escolha por ela para depois não ficar imaginando como teria sido a vista inteira e completamente ao seu bel prazer.
A ilha de Hvar também é conhecida por seus campos de lavanda e vinhedos. Então não deixe de conferir os produtos locais mais famosos: vinhos, mel e lavanda. Os vinhos croatas andam fazendo sucesso!
Ilha de Brač, na Croácia
Se quiser fugir do agito de Hvar, mas sem perder a beleza das praias e ilhas do mar Adriático, vale muito a pena passar pela Ilha de Brač.
A ilha é um local mais calmo para relaxar em família, e é onde fica a famosa praia de Zlatni Rat, uma das melhores de toda a Croácia. A praia é conhecida por causa de um fenômeno natural da região que formou uma ponta de areia, parecendo um chifre, cercado de um mar turquesa divino. Como diz nossa blogueira de viagem favorita, Lala Rebelo, é de explodir o turquesômetro!
Lagos Plitvice, na Croácia
Classificado como Patrimônio da Humanidade da UNESCO, os Lagos Plitvice contam com 16 lagos nomeados e diversos lagos menores não nomeados, que estão divididos em Lagos Inferiores (4 lagos) e Lagos Superiores (12 lagos). Acredite, depois de ver estas fotos, a Croácia vai entrar de vez para sua lista de destinos imperdíveis! Esse paraíso natural atrai milhares de turistas todos os anos, sendo uma das principais atrações turísticas do país.
Se você já assistiu ao filme Avatar e se apaixonou por Pandora, com certeza o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice vai te conquistar. Embora as cenas tenham sido feitas por animação, os Lagos Plitvice se parece muito com o cenário do filme e por isso seu parque é frequentemente associado às cenas de Avatar.
Falando em Avatar, se você é fã do filme, não deixe de ler aqui sobre as Montanhas de Tianzi. Onde de fato foi a inspiração para toda a ambientação de Pandora. Imperdível!
A entrada para o Parque Nacional, onde se encontram os Lagos Plitvice, é paga. Os preços podem variar de acordo com a época do ano e a quantidade de pessoas de um mesmo grupo.
Visite aqui o site oficial para todas as informações atualizadas, preços dos ingressos, horários de funcionamento e compra on-line dos bilhetes de entrada.
Órgão do Mar, em Zadar
O Órgão do Mar trata-se de um instrumento musical feito com degraus de mármore branco e um conjunto de tubos que se localiza abaixo da água. Assim as ondas do mar e o vento batem nos degraus e nas cavidades formando sons harmônicos perfeitos para se acompanhar o pôr do sol no final da tarde.
O instrumento foi construído em 2005, por arquitetos em conjunto com compositores, tornando este instrumento marítimo único e uma combinação perfeita com o monumento vizinho: Saudação ao Sol.
Complementando o órgão marítimo, o Saudação ao Sol foi criado pelos mesmos arquitetos e o monumento consiste em um painel solar em formato circular que absorve energia do sol durante o dia e se acende à noite em milhares de cores iluminando o ambiente e fazendo par com a música tocada pelo órgão do mar.
Vale a pena conhecer Zagreb, capital da Croácia?
Você pode estar se perguntando o porquê da capital do país não estar (ainda) nessa lista dos lugares imperdíveis na Croácia. O motivo é simples: sem grandes atrações turísticas, ficou difícil para Zagreb competir com Dubrovnik, Split, Hvar, Zadar, Plitvice e outros tantos lugarzinhos charmosos do país.
Perto das outras cidades marcantes da Croácia, Zagreb não apresenta tanta beleza natural, mas sua história é muito rica traçando um caminho desde o período pré-histórico até se tornar capital da independente Croácia.
A cidade é dividida em alta e baixa. Na cidade alta, ficam atrações ligadas à Idade Média, igrejas e também prédios do período barroco. Já na cidade baixa, lindos edifícios do século XIX e praças arborizadas expõem uma cidade muito bem planejada. A capital da Croácia não é uma parada obrigatória, mas se couber no seu itinerário vale a pena passar um ou dois dias em Zagreb e conhecer seus pontos turísticos.
E aí gostou de saber mais sobre as atrações da Croácia? Com certeza belas paisagens, uma arquitetura única e dias relaxantes de praia não irão faltar em sua viagem. Esse pequeno país guarda grandes riquezas e espera por você!
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 2