O Panamá não costuma ser um destino muito turístico mas ele está super bem localizado no mapa e se voltando a um turismo que cresce a cada ano e que tem tudo para te surpreender! Descubra aqui várias atrações históricas, praias belíssimas e um comércio superaquecido, cheio de promoções e “atrações” que agradam todos os bolsos.
Lembrando que se você está viajando pela Copa Airlines será a oportunidade perfeita para dar um check no Panamá na sua lista de países a conhecer. O stopover pode sair de graça e você ainda vai se maravilhar com tanta coisa legal para fazer.
Mas e agora? O que fazer no Panamá? Você pode pensar que só existe o Canal do Panamá para visitar, pois é o passeio mais famoso… mas o Panamá tem várias outras atrações, inclusive lindas praias caribenhas! Águas cristalinas e uma areia branquinha esperam por você.
Não deixe de ler aqui, tudo que você precisa saber antes de visitar o Panamá. Vistos vacinas e muito mais!
O que fazer na Cidade do Panamá?
A Cidade do Panamá é a capital do Panamá e é onde se localiza o Aeroporto de Tocumen, hub da companhia aérea Copa Airlines. Seja bem vindo ao país mais famoso da América Central!
Ainda no aeroporto, antes de mesmo de você pisar oficialmente no Panamá, você encontrará umas das maiores atrações de quem visita o país: os ótimos preços do comércio local. Para quem está só de passagem pelo aeroporto da capital panamenha, os preços são os grandes atrativos, fazendo valer à pena uma conexão maior na Cidade do Panamá, se você tiver a oportunidade de escolher os horários dos voos.
E se você tomar a feliz decisão de passar passar alguns dias no país para conhecer o Panamá, encontrará muito mais comércios com bons preços.
Desde seu processo de independência da Colômbia, que se deu efetivamente em 1903, o Panamá recebe influência direta dos USA, que inclusive apoiou seu processo de ser independente em troca da construção do Canal do Panamá.
Com isso, muitos produtos dos EUA chegam com preços mais baixos e a economia é super dolarizada. Muitos viajantes apaixonados por compras, optam pelo Panamá, deixando a badalada Miami de lado. Os preços são são parecidos e você não precisa de visto para entrar e ainda garante opções de hospedagens mais em conta.
Mas nem só de compras vive a Cidade do Panamá. A capital panamenha também é famosa pela sua vida noturna de cassinos, bares e boates. Além disso, ela possui diversas atrações que você precisa incluir no seu roteiro de viagem.
Canal do Panamá
Essa é a atração principal do Panamá. Não tem como fazer uma viagem pelo país sem conhecer o famoso Canal do Panamá, marca registrada do país.
O Canal do Panamá é a quinta maior obra de engenharia do mundo. Ela seria construída inicialmente pelos franceses. Depois, em troca da permissão para construir o Canal do Panamá no país, os Estados Unidos apoiaram o processo de independência do Panamá, que antes era parte da Colômbia.
O engenho deu muito certo e essa grande obra da engenharia revolucionou o transporte marítimo mundial, ao unir o oceano Atlântico ao oceano Pacífico. E o que antes era uma viagem cara e muito longa em volta do continente sul-americano, passou a ser uma travessia de 81km, com duração de aproximadamente 10 horas.
O Canal do Panamá possui uma mecânica semelhante a um elevador: eclusas paralelas que se fecham em torno da embarcação, para que a área seja esvaziada ou preenchida até alcançar o nível desejado, e então a porta é aberta e o navio segue o percurso de travessia.
O Canal do Panamá é composto por três eclusas: Pedro Miguel, Gatun e Miraflores – que possui um centro de visitantes e é onde ocorrem os passeios. O centro de visitantes de Miraflores têm 4 andares e oferece toda uma estrutura, com mirante no quarto piso, museu, sala de cinema, restaurante e loja.
Preços:
12 dólares para crianças de 6 a 12 anos
20 dólares para os adultos.
*Os valores são em dólares americanos, em 2020. Lembre-se de acrescentar 7% a título de imposto, sobre tudo que comprar no Panamá.
Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 08:00 às 18:00.
Bairros Panama Viejo e Casco Antiguo
Para conhecer a história do Panamá, separe um dia para visitar os bairros Panama Viejo e Casco Antiguo. Esses dois lugares reúnem o que há de mais autêntico da cidade do Panamá e é onde você conhecerá a verdadeira essência panamenha.
Panama Viejo era onde ficava a cidade até 1671, quando foi saqueada e destruída. Atualmente, lá se encontram as ruínas da cidade antiga que servem de ponto turístico aos visitantes. O Casco Antiguo foi o local escolhido para suceder a antiga cidade.
Após a destruição de Panama Viejo, a transferência entre os bairros foi bem sucedida e a nova região ainda hoje é viva, com uma mistura de arquitetura europeia e americana. Os prédios históricos, museus, bares e ruas de pedra se tornaram um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Avenida Amador Causaway
A Amador Causaway é uma avenida que liga a cidade do Panamá à algumas ilhas costeiras: Naos, Perico, Punta Culebra e Flamenco. A avenida é repleta de restaurantes, lojas e é próxima ao Biomuseu – museu dedicado à biodiversidade.
A avenida foi construída a partir de pedras que sobraram da construção do Canal do Panamá e por ser um passeio ao ar livre, é uma ótima forma de caminhar e admirar as paisagens da cidade.
É recomendado estender o passeio e não deixar de ir ao Biomuseo. Desde à primeira vista já você já ficará intrigado, pois sua aparência externa é feita de grandes paredes de telhas de metal coloridas que tornam a arquitetura diferenciada, atrativa e coerente com a diversidade em exposição.
O museu é dedicado à biodiversidade e possui 4 mil metros quadrados contendo oito galerias que trazem as origens do Panamá e seu impacto na biodiversidade do planeta. Vale muito à pena fazer este passeio!
Preços:
11 dólares para crianças de 5 a 17 anos e estudantes.
16 doláres para aposentados.
18 doláres para adultos e demais visitantes.
*Os valores são em dólares americanos, em 2020. Lembre-se de acrescentar 7% a título de imposto, sobre tudo que comprar no Panamá.
Horário de funcionamento:
Terça-feira à domingo das 10:00 às 16:00
O que fazer em San Blas?
Gente, sabe aquelas fotos com o mar mais lindo da vida, com cenários surreais, com beleza com cara das Maldivas… pois é, fica aqui em San Blas. É um destino maravilhoso de praia, com ilhas lindíssimas, cheio de passeios de barco, mergulho, animais marinhos. Passeio com cara de natureza exuberante.
Localizado a menos de 3 horas da Cidade do Panamá, o arquipélago de San Blas fica na costa atlântica (Mar do Caribe) e pertence ao território indígena Guna Yala ou Kuna Yala. O arquipélago é composto por 365 ilhas paradisíacas, que vão render fotos inesquecíveis.
Nem pense em visitar San Blas como um passeio de “bate volta”. Arranje tempo de ficar pelo menos 2 dias nesse paraíso e aproveite para conhecer a cultura indígena dos Kuna Yala com tours de visitação em seu território, e no final você pode até levar alguma lembrança cultural desse povo, famoso por sua arte decorativa.
O que fazer em Bocas del Toro?
Bocas del Toro é uma província do Panamá que compreende uma cadeia de ilhas perto da costa do Caribe e possui nove ilhas principais: Colón, Solarte, Carenero, Bastimentos, Cristóbal, Popa, Cayo Agua, Escudo Veráguas e Pastores.
Ela fica a 1h de voo da Cidade do Panamá, depois continua viagem de barco, até o arquipélago.
A região abriga o Primeiro Parque Marinho Nacional do Panamá, e é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO por concentrar uma das mais ricas biodiversidades do mundo.
A Ilha de Cólon é a que mais recebe turistas, surfistas e mochileiros dispostos a visitar as paisagens locais. A Ilha reúne montanhas, bosques, manguezais, ilhas desertas e praias paradisíacas para entreter todos os visitantes. Nas praias você, também, pode praticar várias atividades aquáticas, como andar de caiaque, surfar e fazer mergulhos.
Uma presença marcante da ilha é a construção de várias casinhas coloridas de palafitas, que dão um charme para essa cidade em Bocas del Toro. Essa e outros detalhes culturais da região darão ótimos cenários para fotos.
Mesmo sendo um lugar pequeno, com ar íntimo, Bocas del Toro oferece todos os tipos de hospedagem. Das mais sofisticadas até as mais simples, sendo inclusive, muito barato para se hospedar em opções 5 estrelas. Não deixe de conferir todas as opções de hospedagem no site do Booking e do Hotéis.com.
Passeio Imperdível – assista ao nascer e ao pôr do sol no Panamá
Você é daqueles viajantes que ama um pôr do sol? Quem sabe, acorda de madrugadinha ainda para vê-lo nascer? Então jamais perca a oportunidade de acompanhar esses dois fenômenos em oceanos diferentes no mesmo dia!
O Panamá é um dos poucos países que permite observar o nascer do sol no Oceano Pacífico e o pôr do sol no Oceano Atlântico, isso porque o país é banhado pelos dois oceanos.
Não deixe de fazer o caminho do sol ao atravessar o país – uma travessia de menos de 80km – para desfrutar de uma experiência única e encantadora no Panamá. Você vai lavar consigo a experiência única de passar um dia completo com a sol ao seu lado. Inesquecível!
Use sempre o site do Skyscanner para organizar os voos de suas viagens! Você filtra por cidades, duração, conexão, e acessa voos para o mundo inteiro em uma só pesquisa.
E aí, você sabia que o Panamá tinha tantos atrações assim? A combinação de uma cultura histórica, infraestrutura moderna, belas praias e dias fartos de compras vão deixar sua viagem ainda mais memorável. Então, não se esqueça de colocar um stopover de alguns dias pelo Panamá na sua próxima viagem pela Copa Airlines.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
🎶🎵Sola, sola en el olvido
Sola, sola con su espíritu
Sola, con su amor el mar
Sola, en el muelle de San Blas🎵🎶
Que alegria, gente! Obrigada por fazer parte do time que lê tudo no Passaporte Feliz. Beijos!