Cheia de identidades, a Argentina é o país do tango, da carne bovina, do Malbec e (também) do futebol – apontado como responsável pela maior rivalidade entre brasileiros e argentinos.
Apesar dessa rivalidade, segundo estatísticas, 49% dos turistas da Argentina são brasileiros. E por bons motivos! Uma viagem pela Argentina é sinônimo de belas paisagens naturais, uma arquitetura que tem muita história para contar e passeios incríveis para brasileiros que querem ir pra fora sem ir muito longe.
A localização vizinha do país também é um benefício para o Brasil, já que pode-se escolher visitar a Argentina numa viagem mais curta, em algum feriado prolongado. Independente da duração, o destino se tornou um dos favoritos entre os brasileiros por reunir atrações na neve, vinícolas famosas e muita cultura, tudo em um só lugar.
Então vamos conhecer um pouco mais desse país que está aqui pertinho, e te mostra que vale super a pena conhecer os destinos da América do Sul.
Ficha técnica da Argentina
Nome Oficial: República Argentina
Fuso Horário: GMT -3, ou seja, mesmo horário do Brasil
Código Internacional do telefone: +54
Capital: Buenos Aires, com uma população de 2,89 milhões (dados de 2010)
População: 44,49 milhões (dados de 2018)
Religião: cristianismo, prevalecendo o Católico Romano
Idioma: Espanhol
Direção: dirige-se pela direita
Moeda: peso argentino (ARS) ($1 dólar americano = 70,86 pesos) (Coca-Cola de 330ml custa 64 pesos = 0,91 dólares)
Como chegar na Argentina
✈️ Avião
Existem muitos voos do Brasil para a Argentina. Quase todos chegando por Buenos Aires. No entanto, você também encontra voos diretos para Mendoza e para Bariloche.
Falando em Mendoza, não perca a oportunidade de separar uns dias para degustar o famoso Malbec argentino e conhecer esse destino que conquista o coração dos amantes de vinho pelo mundo.
O aeroporto de Ezeiza é o maior e mais famoso de Buenos Aires. A maioria dos voos do Brasil chegam por lá. Os voos costumam ser curtos, coisa de 3 ou 4 horas de viagem, dependendo do seu local de partida do Brasil.
O Skyscanner é o melhor site para você ficar de olho em voos saindo do Brasil, programe-se bem e tente chegar e sair pelo mesmo aeroporto, para evitar gastos extras.
🚗 Carro
Existem outras formas de chegar na Argentina e uma delas é fazer o trajeto de carro através do Rio Grande do Sul. Essa é uma oportunidade de ir parando no caminho para conhecer outros lugares.
Pelo Uruguai, você pode sair de Porto Alegre e fazer a travessia da fronteira por Pelotas, Bagé ou Santana do Livramento. Seguindo para Punta Del Este ou Colonia del Sacramento, no Uruguai, você embarcará em um ferry boat (buquebus) para fazer o trajeto pelo famoso Rio da Prata até a capital argentina.
Caso queira fazer um caminho mais rápido Brasil – Argentina, você pode ir por Uruguaiana, cidade gaúcha na fronteira com a Argentina, utilizando a BR 290 (Rodovia Osvaldo Aranha), que passa por Porto Alegre, São Gabriel e Alegrete.
ℹ️ Dica Importante: para dirigir na Argentina você não precisa da PID (Permissão Internacional para Dirigir), mas é exigida a Carta Verde: um seguro obrigatório para dirigir nos países pertencentes ao Mercosul. Além disso, tenha em mãos também sua CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
Precisa de visto para Argentina
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina. É necessário apresentar apenas o passaporte ou o RG (recente, em boas condições e de preferência com menos de 10 anos de expedição). A permanência no país não deve exceder 90 dias.
ℹ️ Dica Importante: Certidão de nascimento não é aceita como documento de viagem, mesmo para recém nascidos ou menores de idade. Já a CNH, é fruto de controvérsias. Na fronteira de Foz do Iguaçu com Puerto Iguazu eles aceitam a CNH, mas em outras cidades eles podem recusar a CNH e exigir o RG ou Passaporte.
Como é o clima na Argentina
Embora a Argentina seja aqui do lado, com estações iguais às do Brasil, não se engane! Por estar abaixo do trópico de Capricórnio, o país tem estações bem mais marcadas que o Brasil, com verões que podem passar de 30ºC e invernos rigorosos, com direito a muita neve.
Além disso, o país é o segundo maior da América Latina. Por isso o clima varia muito de norte a sul.
Em uma mesma época na Argentina, por exemplo, você pode encontrar 30ºC no extremo Norte (perto da Bolívia) e – 5ºC no extremo Sul (Ushuaia). Então, é muito importante que você alinhe a sua viagem de acordo com a cidade que vai visitar.
Em algumas cidades os passeios são em lugares fechados como em museus e catedrais, sobretudo em Buenos Aires. Portanto você pode ir em qualquer época do ano, mas é recomendado as meias estações, para que você pegue um clima mais ameno. Já atrações ao ar livre, como as degustações de vinhos nas vinícolas de Mendoza ou o esqui em Bariloche, é recomendado viajar em épocas bem específicas.
Por isso, organize bem seu roteiro, escolha bem suas cidades e vá ser feliz na nossa vizinha Argentina!
Qual é a melhor época para visitar a Argentina
Como já falei ali em cima, a Argentina é um país bem grande e, portanto, a melhor época para ir depende do seu roteiro e o que você pretende fazer no país.
❄️ Inverno
O inverno na Argentina (junho – agosto) é alta temporada na região sul, porque os turistas buscam as cidades de Bariloche e Las Leñas para aproveitar a neve.
Então se o seu objetivo é conhecer neve sem sair da América do Sul, Bariloche no inverno é o destino ideal. Mas, desde já, saiba que inverno em Bariloche é alta temporada, então tudo será mais cheio e mais caro.
Se você quiser conhecer a neve sem gastar muito, opte por regiões sem montanhas de esqui. Algumas opções são: Villa La Angostura, El Bolsón, ou o famoso glaciar Perito Moreno – uma geleira muito visitada em El Calafate.
☀️ Verão
Para quem prefere fugir do frio, os verões (dezembro – fevereiro) também atraem muitos turistas. Desde já saiba que o calor nesta época do ano é de derreter!
No verão, os esportes radicais ganham maior destaque. E, os esportes de alto risco como rafting (inclusive em algumas cachoeiras), rappel e trekking são algumas das opções mais famosas.
🍂 Outono e 🌻 Primavera
As meias estações são ideais para visitar as cidades, principalmente Buenos Aires, assim você evita as temperaturas extremas do verão e/ou inverno. Inclusive, como as estações são bem marcadas, o outono e a primavera na capital portenha rendem paisagens (e fotos) de tirar o fôlego!
Esta é uma ótima época para se visitar a Argentina. Você vai poder desfrutar de passeios a céu aberto, mas também vai curtir os museus e atrações mais fechadas.
Argentina combina com: mais Argentina
Assim como o México, que combina com mais México! A Argentina é um território tão vasto e tão rico, que não podemos dizer que vale a pena fazer dois países em uma só viagem.
Na Argentina, você pode ter uma viagem incrível conhecendo várias regiões diferentes e lugares lindos, sem precisar sair do país. Além disso, a possibilidade de viajar no verão e no inverno, com atrações diferentes, pode enriquecer muito seu roteiro pela Argentina e faze você se apaixonar de vez por tamanha diversidade.
No verão, não deixe de incluir no seu percurso além de Buenos Aires, Mendoza com sua famosa rota do vinho, e Jujuy com forte presença da cultura indígena.
Já no inverno, separe uns dias para conhecer Ushuaia, e toda a região da Patagônia; e, também, San Martin de Los Andes com várias atrações na neve.
Caso você prefira aproveitar a viagem para conhecer outro país, uma boa escolha é parar em Montevidéu, no Uruguai. Nesse itinerário, você pode optar por parar na capital do Uruguai na ida ou na volta, e separar 3 dias para Montevidéu, mais 3 dias para Buenos Aires.
Assim, você conhecerá além da Argentina, praias, museus e uma arquitetura uruguaia que vão te fazer querer parar a cada esquina para tirar foto. Montevidéu é uma ótima oportunidade para você visitar, sem se desviar da rota, e riscar mais um país na sua lista de destinos.
Dicas Quentes para quem visita a Argentina
🔌 Tomada
A tomada na Argentina é aquela com três pinos achatados, iguais aos usados na Austrália e Nova Zelândia. O padrão é tipo I e a voltagem do país é 220V, então tome cuidado com aparelhos de 110V para não queimar. E lembre-se: tenha sempre na mala um adaptador universal para quebrar o galho nas viagens.
🥘 Culinária
Você não pode ir para a Argentina sem provar os famosos cortes bovinos. O bife de Chorizo – especialidade argentina – faz sucesso nos restaurantes pelo país e, principalmente, por Buenos Aires. Sempre acompanhado das papas fritas, esse é um prato típico que você não pode deixar de experimentar!
🍷 Vinhos
O vinho Malbec é responsável por deixar o país famoso e ganhar notoriedade nos assuntos de enologia. Atraindo entusiastas de mundo todo, a rota do vinho colocou a Argentina na lista dos melhores vinhos do mundo. Então não perca a oportunidade de experimentar um autêntico Malbec, direto das vinícolas de Mendoza.
🚑 Seguro Viagem
Já falamos, mas é bom repetir. Nunca viaje sem um bom seguro viagem. Imprevistos podem acontecer com qualquer viajante e estar preparado é o melhor que você pode fazer por você e sua família.
Em casos de viagens radicais, para prática de esportes como esqui, rafting, ciclismo, alpinismo ou qualquer outra coisa do gênero, saiba que os seguros possuem coberturas especiais, que devem ser contratadas adicionalmente. Não vale usar a cobertura comum do seguro para cobrir esportes radicais. O mesmo vale para grávidas que viajam para fora do Brasil. Esteja sempre coberta por um plano específico, que cubra tudo relacionado à mãe e ao bebê.
Lembre-se, em qualquer viagem internacional é muito importante fazer um bom seguro viagem. Mesmo que seu objetivo não seja os esportes radicais, não deixe de se prevenir e viajar tranquilo.
🌐 Idioma
Uma das grandes vantagens de viajar para o nosso país vizinho é o idioma. Com o bom e velho portunhol você se vira bem durante a viagem. Apenas tome cuidado com algumas palavras parecidas, porque elas podem significar coisas diferentes. É sempre bom dar uma estudada no Espanhol antes de hablar con los hermanos.
Mas, se você gosta de aprender um pouco do idioma antes de sair de casa, o canal do Youtube Habla Espanhol, do argentino Pablo, traz um super e-book grátis para quem viaja a negócios ou turismo, para países falantes do espanhol. É um guia super prático e útil para aprendermos expressões, nos comunicarmos verdadeiramente em espanhol e adquirirmos bons conhecimentos no idioma.
E aí você sabia que temos vários destinos de neve aqui pertinho da gente? A América do Sul pode te surpreender muito. Inclusive, mais uma vez eu te digo, não deixe de conferir os 10 melhores destinos com neve na América do Sul.
A Argentina está te esperando! Não deixe de organizar uma bela viagem aqui por perto. Com direito a bons vinhos, boa gastronomia, hospedagens confortáveis e luxuosas, a Argentina tem tudo para ganhar um lugar vitálicio em seus roteiros de viagem.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 4