Olá, viajante! Hoje vamos dar uma volta, percorrendo os 20 melhores festivais do mundo que precisam entrar para sua lista de lugares a serem visitados. Os Festivais são uma chance de participar e experimentar um lado de uma cultura que você nem sabia que existia. Aproveita e já vai ticando a listinha de comidas para experimentar, cheiros para sentir, experiências para viver, pessoas para se conhecer e novidades a serem descobertas.
Há tantos festivais ao redor do mundo que seria impossível você dizer que poderia participar de todos eles. Mas, isso não quer dizer que você não pode começar para ontem, e quem sabe a sua lista vai ser maior do que você imaginava que seria possível?!
Carnaval no Rio de Janeiro
O Carnaval no Rio de Janeiro é um dos carnavais mais populares e famosos do mundo. A data varia sempre de acordo com a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, sendo, então, sempre no fim de semana que antecede o período de 40 dias de jejum e abstinência da Igreja Católica.
O evento tem duração de uns 10 dias, oferece aulas de samba, festas públicas e privadas, que acontecem antes, durante e depois dos Desfiles Oficiais das Escolas de Samba. Você poderá até ter a oportunidade de desfilar em uma Escola de Samba, comprando sua fantasia e vivendo um momento inesquecível. O Rio de Janeiro é famoso mundialmente por seus coloridos e animados desfiles, os quais requerem a compra de ingressos (pagos à parte) para assistir a 1 ou 2 dias de apresentações oficiais.
Snowbombing
O Snowbombing Festival acontece na Áustria, conhecido como o “maior show na neve”. Na verdade, é um festival de música que traz artistas de todo o mundo. O ponto alto deste festival é que ele é realizado em uma estação de esqui e tem algumas das melhores montanhas do mundo. Quando você não está dançando e festejando, você pode esquiar ou praticar snowboard, para aproveitar o ar fresco e revigorante das montanhas.
Ah, a parte moderna deste festival é que você não vai precisar usar dinheiro ou cartões de crédito. Tudo é pré-pago em uma pulseira, que você usa no braço e paga por suas despesas durante o evento. Assim, nada de se preocupar com bolsas e pertences de alto valor, durante a festa muvucada.
Wakakusa Yamayaki
Este festival é realizado em Nara, no Japão, no 4º sábado do mês de janeiro. O título se traduz em algo como “a montanha tostada”. Todos os anos, a grama morta no topo da encosta do Monte Wakakusayama é incendiada. Atrai uma grande multidão numa festa selvagem e divertida, que acontece enquanto a grama morta é queimada, iluminando o céu noturno. Existem algumas teorias sobre como este festival se originou, uma delas é que o fogo foi usado inicialmente para afastar javalis. A parte boa é que o fogo pode ser visto de qualquer lugar da cidade.
Holi
O Holi acontece na Índia e é apelidado de Festival de Cores. Mas o festival é muito mais do que apenas cores. É a celebração do bem sobre o mal, após a queima e destruição da demônio chamada Holika. Ele marca o fim do inverno e o início do que está por vir, na próxima temporada de colheita da primavera. A celebração inclui tintas nos rostos uns dos outros, festejando e dançando sob jatos de água. Há também rituais tradicionais que ocorrem antes do dia. Um desses rituais é o Puja, onde as pessoas cantam e dançam ao redor de uma fogueira, dando a volta nela por 3 vezes para trazer boa sorte.
La Tomatina
Seria sangue pelas ruas da cidade de Valência, na Espanha? Não, tomates! Toda última quarta-feira de agosto, a cidade de Valência entra em uma grande guerra de comida estrelada por tomates. Dizem que é a maior luta de comida do mundo, tecnicamente realizada no pueblo de Brunol. Mas é uma cidade tão pequena que a luta de comida às vezes pode se espalhar para a cidade de Valência, onde muitos participantes ficam hospedados.
O festival costumava permitir que todos e qualquer um que quisesse participar simplesmente aparecesse por lá, mas os números estavam chegando a 40.000 ou 50.000 pessoas, neste pequeno pueblo. Agora a cidade implementou um sistema de ingressos e limitou o número a 20.000, por isso, se você quiser participar, corra para reservar com antecedência.
San Vino Wine Fight
Este seria um festival que poderia ser traduzido como a Luta do Vinho. Mas na verdade é um evento na região de La Rioja, na Espanha, onde os locais jogam suco e vinho das uvas que não amadureceram o bastante para serem bons vinhos e irem para as garrafas.
Você pode andar pelas ruas jogando suco/vinho nas pessoas, ou pode apenas escolher uma bodega para beber o vinho, estando assim mais seco e seguro para observar tudo de longe e saboreando os incríveis vinhos espanhóis. O palco do evento são as cidades Haro e Miranda de Ebro, onde a Batalla de Vino acontece entre os moradores locais.
Stars Of The White Night
O festival que poderia ser traduzido como Noite das Estrelas Brancas acontece em São Petersburgo, na Rússia. O nome é lindo, mas o que seria ele? Bom, ele é nada menos que o maior festival internacional de música do mundo, composto por músicos e intérpretes que se reúnem para apresentar peças de música clássica. Maestros, dançarinos e músicos renomados apresentam características de ópera populares e às vezes adicionam um toque moderno a ela. O festival é realizado todos os anos em julho e atrai uma multidão enorme.
King’s day
Todo mundo sabe que a coisa mais famosa na Holanda são suas Tulipas. Mas, o país também tem esse festival muito legal chamado King’s Day. O festival que costumava ser chamado de Queen’s Day celebra o nascimento do rei Willem-Alexander. Todo mundo se veste roupas e adereços na cor alaranjada e se aglomeram pelas ruas, as quais abrigam vendedores ambulantes, barracas de comidas e muita diversão.
Ali também acontece um dos maiores Mercados de Pulgas do mundo (feiras de coisas usadas), onde tudo está à venda. O festival é tão grande e popular que agora existe um aplicativo para ajudar as pessoas a se divertirem. Informações do que seria festas para família toda, festa onde os pets são bem-vindos, ou onde vai rolar as celebrações até tarde da noite.
Songkran Water
Songkran é um festival que acontece na Tailândia, nos meses de abril, para comemorar o Ano Novo. Dizem que a cada ano o festival é considerado o maior do país. Ele consiste em multidões jogando água umas nas outras. O feriado atrai turistas de todo o mundo que se juntam nas comemorações. Não há como escapar do festival durante os 3 dias de abril, não importa onde você vá, todo o país está comemorando. Dizem que você não terá escapatória, ficará ensopado por 3 dias, não importa onde você vá.
Sky Lantern
O Sky Lantern Festival acontece em Pingxi, em Taiwan, no mês de março. Consiste em um lançamento noturno de milhares de lanternas. O festival destina-se a celebrar o último dia do calendário do Ano Novo Lunar. Está aberto a quem quiser participar e são distribuídos bilhetes gratuitos para quem quiser acender a sua própria lanterna. O distrito de Pingxi é o único lugar em Taiwan onde o governo permite a liberação de lanternas. Imagina o quão incrível é ver todas essas lanternas iluminando o céu noturno.
Comic Con
San Diego, na Califórnia, é a sede da famosa Comic Con, quando um monte de gente vestida como seus personagens favoritos de um filme ou game se reúnem para saberem as novidades do assunto. Se você ama a ficção, os quadrinhos, os personagens, as animações, você não pode ficar de fora dessa energia que emana de San Diego, quando os fãs ficam enlouquecidos com a possibilidade de spoilers e com a chance de conhecer pessoalmente as celebridades que fazem parte desse tema.
Carnavale
O Carnaval é realizado em Veneza, na Itália, todos os anos é uma tradição desde o século XIII. O Carnevale inclui belas máscaras e fantasias e reúne pessoas de todo o mundo para comemorar com eles. A celebração antecede a Quaresma (mesma época do Rio de Janeiro e do Mardi Gras) e geralmente começa em janeiro, se entendendo em fevereiro.
Durante a Quaresma não são permitidas indulgências, portanto, a festa destina-se aproveitar os “pecados”antes que os 40 dias da Quaresma comecem.E por que as máscaras? Simples, Veneza já proibiu as proibiu, então usá-las agora é um pequeno sinal de protesto.
Dia de Los Muertos
Este é um dos festivais mais populares desta lista e ficou muito conhecido depois do filme do James Bond Spectre, gravado no México. Ele acontece sempre no dia 1º de novembro, na cidade do México, e tem como objetivo celebrar a vida de familiares e amigos que já faleceram. Aqueles que participam do desfile fazem pinturas, verdadeiras obras de arte, em seus rostos e caminham pelas ruas usando fantasias.
Loi Krathong
Este festival acontece na Tailândia, na noite de lua cheia, do 12º mês do ano lunar. Ou seja, é bem específico e você deve pesquisar bem antes para saber quando vai ser o próximo. A lua estará, supostamente, brilhante, bonita e cheia num festival que está intimamente associado ao romance. Os casais se vestem com suas melhores roupas tradicionais e se reúnem em torno de lagos, canais ou rios para homenagear a deusa da água.
Isso é feito lançando à água um Krathong – um tipo de recipiente em forma de lótus feito de folhas de bananeira, contendo uma vela, incensos, flores e moedas. As pessoas são superticiosas e fazem pedidos antes de lançar o Krathong.
Snow and Ice
Harbin, na China, aproveita ao máximo sua temporada de neve com seu festival anual de neve e gelo, entre os meses de janeiro e fevereiro. É um enorme festival, apresentando esculturas de neve e gelo, algumas das maiores do mundo, de fato.
Alguns deles têm mais de 6 metros de altura, como réplicas de edifícios em tamanho real feitos completamente de gelo. Alguns dos edifícios são até acessíveis e abrigam esculturas de gelo menores. É deslumbrante poder acompanhar toda esta criatividade com o gelo e a neve.
Fallas Valencianas
As Fallas, um festival típico da cidade de Valência, na Espanha, acontecem todos os anos no começo do mês de março. São alguns dias de exposição de monumentos, verdadeiras obras de artes, carregadas de significado, sátira, humor ou tragédia. Os monumentos são construídos durante 1 ano, expostos durante alguns dias e 100% queimados na noite do dia 19 de março, dia de São José. O evento reúne milhares de pessoas, visitantes de todo canto da Espanha, mas também do mundo, que viajam para ver as maravilhas que podem chegar até 30m de altura, e que viram cinzas no ultimo dia do evento.
Aqui neste post você acompanha tudo sobre as Fallas em Valência. A origem, a evolução com o passar dos anos e os episódios que marcam os 20 dias de festa na capital da Comunidade Valenciana. Não deixe de ler!
Wanderlust Yoga
O festival Wanderlust Yoga se parece com o verdadeiro paraíso. Acontece no Havaí, geralmente no final de fevereiro até o início de março. Como um estilo de vida do Yoga, de viver consciente, as pessoas que participam do festival e têm a oportunidade de praticar com alguns dos professores e mestres de ioga mais amados do mundo. Não é apenas ioga regular, há yoga na água ou yoga ao pôr do sol… Há até aulas para aprender o instrumento ukulele. Há oportunidades para sessões de convívio com outros amantes de ioga, então quem sabe você pode sair de lá com um novo sentimento, um novo sentido?!
Up Helly Aa
Vamos ao maior festival de fogo do mundo! Estamos falando do Up Helly Aa, realizado em Lerwick, na Escócia. As pessoas da cidade se vestem como vikings e marcham pelas ruas com tochas. O festival é uma homenagem Viking a Guizer Jarl e seu Jarl Squad e começa com uma marcha, uma foto, uma visita ao museu, um almoço e, finalmente, a queima de tochas. Este festival é celebrado desde os anos de 1880 e dura o dia todo. Ao final, eles queimam um navio viking, numa queimada tão grande que pode ser assistida de longe.
Mardi Gras
Todos os anos, na terça-feira anterior à quarta-feira de cinzas, o Mardi Gras começa em Nova Orleans (e tantas outras cidades do mundo). Poucas pessoas sabem sobre suas profundas raízes na religião porque realmente se transformou em uma festa gigante cheia de bebida, fantasia e sátira. A celebração do Mardi Gras é um dos carnavais mais famosos do mundo, começando oficialmente no dia 6 de janeiro, quando a igreja católica celebra a Noite da Epifania do Senhor. Ali já se vêem os carros alegóricos, os bailes de máscara já começam e tudo isso vai terminar no grande desfile, que aí sim, é chamado de Mardi Gras em referência ao nome “terça-gorda”. O desfile inclui bandas de procissão, ritmos com alma e todos são bem-vindos. O término, nas vésperas da Quarta-feira de Cinzas, marca o fim do colorido e animado Carnaval.
Oktoberfest
Provavelmente este é o maior Festival dedicado à Cerveja. Não é à toa que ele começou a ficar famoso pelo mundo afora, em cidades como Toronto, por exemplo.
No Brasil também temos a nossa versão da Oktoberfest, na cidade de Blumenau, em SC.
A festa oficial, em Munique, na Alemanha, acontece durante 2 semanas, começando no final de setembro e terminando no início de outubro. Você pode visitar cervejarias, votar nas melhores cervejas, conhecer pessoas novas e claro, degustar as melhores cervejas do mundo. O festival acontece desde os anos 1800, então anota aí, qualquer ano desses você precisa comparecer e aproveitar as belezas da Alemanha.
E ai, gostou de conhecer sobre esses 20 encantadores festivais pelo mundo?! Já escolheu qual vai ser o primeiro que você vai visitar? Não vale o Carnaval no Rio de Janeiro hein, este aí já precisa estar marcado como feito na sua lista de festivais. Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Tive a oportunidade de participar ativamente do Loy krathong na Tailândia com os meus alunos e é lindoooo! O songkran infelizmente foi cancelado por conta do COVID mas ainda quero voltar pra participar! Todos diZiam ser bem divertido!
Que sonho! E que privilégio ler seu comentário aqui. Muito obrigada pela visita, volte sempre!