Goiânia é uma cidade aconchegante, que te convida para um final de semana sossegado. Este post é para você que adora desbravar as capitais brasileiras, ou que mora em Goiás e vai dar um pulo na Capital do Pequi. Vamos juntos descobrir como aproveitar tudo por lá.
Dia 1 -Roteiro de Sexta à noite em Goiânia
Nosso passeio começa a na sexta a noite, quando você chegar em Goiânia já com a reserva de hospedagem feita. Note que Goiânia é uma cidade que te convida para um passeio à pé. É relativamente segura, com os devidos cuidados, você não terá problemas. Deixe as malas e saia para comer algum tira gosto, beber algo gelado a aprovar o clima que é sempre gostoso.
Se preferir jantar, comece pelos peixes. Eles são bem leves e ótimos para a noite. Um dos pratos mais tradicionais da cidade é o famoso peixe na telha. Sempre um peixe de água doce, com couro e em postas, mergulhado em um molho cremoso com fatias de pimentão vermelho e cebola. Bem típico goiano.
Existem muitos restaurantes que oferecem o prato tradicional, como o Bar Marronzinho ou o Fogão Caipira. Se não estiver hospedado por perto, pegue um uber para que você não se preocupe em dirigir pela cidade.
Dia 2- Roteiro de sábado em Goiânia
O sábado será o dia mais agitado na sua viagem de um fim de semana. Você pode começar tomando café da manhã no hotel ou pousada e então partir para um dia cheio de atividades.
Goiânia é uma cidade muito quente. No verão é quase insuportável, nas meia-estações é calor, e no inverno é ameno. Você vai precisar apenas de uma casaco leve. Com poucas exceções, o frio quase nunca dá as caras por lá.
Passeio da manhã
Sendo assim, nada melhor do que fazer um passeio ao ar livre, não é mesmo? Por isso, você pode conhecer o lugar que já foi eleito o local mais bonito de Goiânia, o Memorial do Cerrado. Trata-se de um complexo científico localizado no Campus II da PUC Goiás. O passeio pode ser agendado e inclui visita ao Museu de História Natural e a uma trilha ecológica.
No período da manhã o Memorial funciona das 08h às 12h.
Almoço tradicional goiano
Já na hora do almoço, você pode experimentar o tradicional arroz com pequi. Nesse prato, o famoso pequi é refogado e cozido junto ao arroz e, muitas vezes, é acrescentado açafrão e guariroba (uma espécie de palmito do cerrado, conhece?). O arroz com pequi por si só já muito saboroso, mas se quiser acompanhamento, nada melhor que um frango caipira. Para saborear o prato, o restaurante Fogão Caipira é uma excelente opção ou você também pode ir ao tradicional Restaurante Popular, que funciona desde 1977.
Passeio da tarde
Após o almoço, o passeio da tarde é o Centro Cultural Oscar Niemeyer, projetado para o lazer dos visitantes. Por lá, você pode conhecer a Esplanada JK e até praticar esportes como patins ou skate. Também visite o Museu de Arte Contemporânea. Para finalizar, o pôr do sol no Centro Cultural é simplesmente magnífico.
O jantar pode ficar por conta de aproveitar um dos inúmeros barzinhos da cidade. Costuma-se dizer que em Goiás e Minas Gerais, já que não temos mar, vamos ao bar. Ja ouviu? Pois é… é barzinho por todo lado. Com alta gastronomia, bebidas muito bem feitas e infraestrutura preparada para receber os visitantes.
O cardápio varia entre peixes de água doce, frangos caipiras, chegando nas famosas carnes. O estado de Goiás é muito forte no setor agropecuário. Espere comer uma das melhores picanhas da sua vida aqui em Goiânia. Hummm….
Sugestão de lugares para o jantar:
Dia 3 – Roteiro de domingo em Goiânia
Passear por uma feira ao ar livre
Se você não quiser sair sem fazer umas comprinhas, as feiras abertas são as melhores opções. Aos finais de semana, nas ruas de Goiânia você encontrará muitas feiras com várias comidas, artesanatos, roupas e muito mais, tudo isso sem contar com as famosas pamonhas da cidade, não vá embora sem visitar uma delas.
Entre as feiras em Goiânia aos finais de semana, estão a Feira Hippie (domingo pela manhã) se você quiser comprar presentes e artesanatos, será a melhor opção.
As Feiras do Sol e da Lua também são muito famosas, acontecem a noite. São sempre ambientes muito agradáveis para passear sem pressa e curtir uma comidinhas locais.
Almoço de domingo em Goiânia
Finalizando as comilanças goianas, que tal experimentar uma tradicional Galinhada? Bem, seja qual for sua opção de cardápio, Goiânia fará jus a sua fama de comidas deliciosas. Escolha uma das opções que deixamos ali acima, e bom apetite!
Se tiver tempo para um café, fica a dica da Mariana Perdomo Doceria. Um doce lugar, que deixa a gente sempre querendo voltar antes mesmo de ter saído.
Parque Vaca Brava
O passeio de final de semana em Goiânia não será completo se você não der um pulo no Parque Vaca Brava. Um oásis de natureza, com quase 80.000 metros de extensão, o Vaca Brava oferece lago, bosque, muita fauna e flora nativa além de uma enorme pista de cooper, onde milhares de visitantes frequentam todos os dias.
Localizado no coração da cidade, o Vaca Brava fica bem perto de muitas opções gastronômicas, e ao lado do Goiânia Shopping.
Parque Flamboyant
Outro parque que traz natureza, com muito verde e com possibilidade de contemplar lagoas e caminhar com sossego é o Parque Flamboyant. Localizado no Jardim Goiás, é outra opção para uma corrida de manhã, um passeio ao ar livre, uma caminhadinha junto aos jardins floridos.
Nosso final de semana em Goiânia chegou ao final, com muita comilança e muito verde nas caminhadas, entre parques e centro de visitações. Goiânia é uma cidade comum, que agrada por ser simples e convidativa. Seu povo é acolhedor, suas ruas e bairros são aconchegantes.
Vale à pena um final de semana por lá e não deixe de ler os 7 destinos para quem viaja de carro em Goiás. Obrigada pela leitura, e até a próxima!