Olá, viajantes! Hoje vamos dar uma volta lá no fim do mundo. Como assim, fim do mundo? Sim! A Terra do Fogo, na Patagônia Argentina é conhecida como o Fim do Mundo… são as terras mais próximas da parte mais austral do mundo, a Antártica.
O Parque Nacional dos Glaciares na Argentina é – sem dúvidas – o endereço de um dos lugares mais impressionantes do mundo: a Geleira Perito Moreno, a rainha da Patagônia Argentina.
Onde fica a geleira Perito Moreno?
A famosa geleira Perito Moreno está localizada dentro do Parque Nacional dos Glaciares, na cidade de El Calafate, situada na província de Santa Cruz, ao sul da Argentina.
Esta região, juntamente com a cidade de Ushuaia, é conhecida como Patagônia Argentina. Ali, já bem pertinho também do Chile, encontramos uma pérola da natureza, um conjunto impressionante de geleiras, que atraem turistas do mundo inteiro para contemplar e admirar tanto capricho da Mãe Natureza.
A geleira está localizada a poucos quilômetros da fronteira com o Chile e, no passado, a demarcação de território por ali foi uma disputa entre Chile e Argentina, ambos visando serem o país cujo glacial estaria localizado.
Não deixe de ler este post super completo com Tudo que você precisa saber antes de visitar a Patagônia Argentina. Lindo e imperdível!
Qual a altitude da geleira Perito Moreno?
Sua altitude é de 180 m acima do nível do mar, cercada pelo Lago Argentino.
Qual o comprimento da geleira Perito Moreno?
A geleira Perito Moreno, na Argentina, possui cerca de 50 km de extensão. Sua origem é no Campo de Gelo da Patagônia Austral.
Aos nossos olhos comuns, podemos pensar que a geleira é estática e sólida. Mas na verdade ela está em constante movimento, movimentando até 2 metros por dia.
Qual a altura da geleira Perito Moreno?
A geleira Perito Moreno tem mais de 60 metros de altura, isso equivale a um prédio de aproximadamente 20 andares!
A melhor maneira de apreciar toda esta magnitude é fazendo uma navegação de caiaque pelas águas do Lago Argentino, bem “embaixo” da geleira.
E por ali também – com alguma sorte – você verá ao vivo a impressionante queda dos blocos de gelos gigantes, quando eles se soltam da geleira. Esse movimento é chamado de Perito Moreno Icefall.
O barulho se assemelha a um trovão e é uma exuberância que te deixará sem fôlego.
Como chegar até a geleira Perito Moreno?
Para acessar o Parque Nacional dos Glaciares, a melhor rota é saindo da cidade de El Calafate, localizada a mais ou menos 80 km de distância da geleira.
No entanto, não há voos saindo direto do Brasil. Todos eles fazem conexões em Buenos Aires. Por isso, não deixe de se programar com bastante antecedência e escolher bem a época do ano, em função das estações mais frias. O inverno ali é muito rigoroso.
Tenha em mente que você poderá chegar na Patagônia Argentina pela cidade de Ushuaia, neste caso, fará um voo desde Ushuaia, chegando em El Calafate.
Em El Calafate há muitas opções para chegar ao Glaciar Perito Moreno, seja de excursão, transfer privado, ônibus ou até mesmo por conta própria, com um carro alugado.
Quanto custa para visitar a geleira de Perito Moreno?
A entrada para o Parque Nacional dos Glaciares custa – no dia que este post foi escrito – ARS$ 4.000 (quatro mil Pesos Argentinos) e poderá ser adquirida neste link. Confira sempre os valores, pois eles sofrem constantes atualizações.
ℹ️ Dica quente: use o conversor do google para saber o valor atual, em reais.
Você poderá visitar outra atração – no mesmo parque do ingresso adquirido – pagando 50% do valor de entrada, desde que sua visita seja nas próximas 72 horas, ou seja, 3 dias.
Considere incluir no seu roteiro a visita a geleira Upsala também.
Espero que tenham se apaixonado pela geleira Perito Moreno e já estejam fazendo as malas para dar um pulinho lá no fim do mundo! A Argentina é cheia de lindezas e espera por você!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Não perca nenhum post sobre a Argentina! 🇦🇷🇦🇷🇦🇷
🇦🇷 O que você precisa saber antes de visitar a Argentina?
🇦🇷 O que fazer na Argentina?
🇦🇷 Tudo que você precisa saber antes de visitar a Patagônia Argentina
🇦🇷 Conheça Mendoza, um destino para os amantes de vinho