Olá, viajante! Viajar através do tempo ainda não é possível neste mundo, mas os fãs de Dark podem aproveitar a viagem para Alemanha e conhecer as locações da série.
Dark é a primeira série alemã original da Netflix. Desde a sua estreia em 2017 ela foi ficando cada vez mais popular, e a história cheia de personagens em tempos diferentes cativou o público ao longo de suas três temporadas.
Pouco antes de lançar a terceira e última temporada, o site Rotten Tomatoes fez uma votação na qual o público elegeu Dark como melhor série original da Netflix. O final agradou a maioria dos fãs e da crítica, que considerou o melhor final de série dos últimos 20 anos.
Ou seja, não faltam motivos para você que ainda não assistiu fazer essa jornada pelo tempo (ou, em alemão, Eine Reise durch die Zeit – fãs entenderão!) e descobrir os mistérios da cidade de Winden, onde toda a história se desenrola.
Mas se você quiser explorar Winden de uma maneira mais fácil e rápida, vem comigo nessa leitura para saber tudo sobre as locações e curiosidades da série. Pra essa viagem você não vai nem precisar da máquina do tempo!
Duas Winden!
Calma! Isso não é um spoiler. Vou explicar: a cidade de Winden não existe na vida real. Ela é uma representação dos vilarejos espalhados pelo interior da Alemanha. São cidades pequenas, onde todos se conhecem e é possível ir de bike para qualquer lugar.
Se você curte as charmosas cidades do interior, não deixe de visitar Nuremberg, no norte da Baviera Alemã.
Isso porque o objetivo era representar um vilarejo alemão comum, como um dos que o criador da série, Baran Bo Odar cresceu. Então, a história e os personagens não tem nenhum traço característico de uma região do país.
Ok, mas então qual seria a segunda Winden? É que existe uma cidade na Alemanha chamada Winden im Elztal. Embora ela não tenha uma relação específica com a série, ela é cercada pela Floresta Negra, um destino famoso por ser o cenário que inspirou os contos de fadas dos Irmãos Grimm.
Um paralelo que podemos fazer com a série é que a Winden de Dark também é cercada por uma floresta cheia de mistérios onde muita, muita coisa mesmo acontece. Mas se a Winden da série não tem nada a ver com a Winden im Elztal, por que ela tem esse nome?
Winden é um trocadilho em alemão que pode ser traduzido para algo como reviravolta, em português. Se você é fã de Dark, sabe que isso tem tudo a ver com a história!
Os cenários de Dark
Südwestkirchhof Stahnsdorf
Agora você deve estar se perguntando: se Winden não existe, onde a série foi gravada?
Como o objetivo era criar um cenário que pudesse ser parte de qualquer lugar (e de qualquer tempo) da Alemanha, as gravações não foram em um lugar específico. Ainda sim, quase todas as locações ficam em torno de Berlim, capital do país.
Um dos destinos mais procurados pelos fãs da série é a igreja sede do Sic Mundus. Ela fica a mais ou menos uma hora de Berlim e faz parte do cemitério Südwestkirchhof Stahnsdorf – boa sorte tentando pronunciar esse nome!
Ele é o segundo cemitério da Alemanha e fica em meio à uma floresta, o que torna a região muito bonita. Têm algumas tumbas históricas lá, como a do diretor do filme Nosferatu, Friedrich Murnau.
A capela em si é toda feita de madeira em estilo norueguês, e foi inaugurada em 1911. Como os alemães são em grande parte, protestantes, não é uma igreja cheia de ornamentos e imagens de santos. Ainda sim, o interior dela é bem bonito, misturando o estilo nórdico com art nouveau.
Os trilhos nas cenas de Dark
Um lugar que aparece bastante na série são os trilhos embaixo de uma ponte. Vários dos encontros entre os personagens acontece nesse lugar.
No passado essa ferrovia ligava Brandemburgo a Berlim. Ela foi desativada após a construção do Muro de Berlim, que separava a Alemanha Oriental da Ocidental durante a Guerra Fria. Mais especificamente, ela funcionou até 1961.
Pra variar, esses trilhos também ficam no meio de uma floresta na região de Berlim. É um lugar mais escondido, então se prepare para uma caminhada. É possível seguir a trilha a partir do cemitério de Stahnsdorf.
Essas linhas de trem guardam uma história triste. Elas ligavam o cemitério até a cidade de Wassen e serviam para transportar os os mortos que, durante a guerra, não cabiam mais em Berlim. Por isso, elas fazem parte do Trem do Cemitério Friedhofsbah.
Checkpoint Bravo
Já que falei da divisão entre Alemanha Ocidental e Oriental, seguindo a trilha de trem pela região de Grünewald você vai encontrar o Checkpoint Bravo. Na série, esse é o lugar onde a Bernie mora em seu trailer.
Já na vida real, esse era um dos principais postos de checagem na fronteira do muro de Berlim. Os turistas costumam caminhar por lá e conhecer a história do local através dos totens espalhados pelo caminho. Ainda hoje têm as guaritas, onde ficavam os soldados, e os mastros das bandeiras lá.
Fachhochschule Clara Hoffbauer
O hospital psiquiátrico onde o Ulrich fica preso por muito, muito tempo mesmo (tadinho!) é uma faculdade de artes que fica em Potsdam. Apesar de ser um lugar bem bonito – tem até um lago – acho que 33 anos é tempo demais pra ficar lá, né?
As casas que da família Kahnwald, a dos Nielsen e dos Tiedemann de 1953 são residências de verdade. Por isso, o endereço não pode ser divulgado, mas o verdadeiro dono da casa do Jonas pretende fazer algumas visitas guiadas após o sucesso da série.
Pro canal Alemanizando ele contou que, no geral, as gravações foram bem tranquilas, já que a produção usava mais a parte externa da casa. Mas ainda sim ele passou um mini perrengue durante parte das gravações que foram feitas em Dezembro, inverno no país. Por falar no Alemanizando, olha que legal eles “em frente” a caverna.
Como as portas precisavam ficar abertas, a equipe instalou uma parede térmica para que ele pudesse ficar em casa durante a gravação. Porém, a parede não deixava a luz do Sol entrar, então ele ficou umas três semanas no escuro!
Schloss Lanke
Falando nas famílias de Winden, a icônica mansão dos Doppler, que depois virou o hotel da Regina Tiedemann, foi construída por volta de 1850. O castelo estilo renascentista fica em Brandemburgo, mais ou menos uma hora de carro de Berlim.
A mansão também é um pequeno hotel na vida real. Inclusive, o jardim pode ser alugado para festas de casamento. Visite o site do hotel: https://schlosslanke.de/
Reinfelder-Schule
A Escola de Ensino Médio de Winden é uma escola de verdade, a oeste da capital. Ela funciona normalmente, então caso queira visitá-la tome cuidado para não atrapalhar os alunos. 🙂
Uma dica boa é ir no final de semana. É fácil chegar lá pegando um trem da estação central Hauptbahnhof até a Messe Süd. Uma curiosidade é que essa escola têm uma parte voltada para deficientes auditivos, assim como a personagem de Elizabeth Döppler na série.
Schlafwagenhotel Bahnhof Rehagen
Falamos de todos esses lugares que aparecem em Winden em 1953, 1986 e também em 2019. Mas tem outro ano muito importante pra série: Em 1921 conhecemos o Sic Mundus, organização que luta pelo controle do tempo.
As cenas em que o Jonas descobre a Sic Mundus e explora o que seria uma versão passada de Winden foram filmadas numa pequena cidade chamada Rehagen, ao sul de Berlim. É uma cidade histórica com ruas de pedra que levam a um hotel que é voltado para eventos culturais e culinários.
A caverna
Infelizmente se você quiser entrar num buraco de minhoca por meio das cavernas de Winden, não será possível. Berlim é uma região pantanosa, então na verdade, a famosa caverna que conecta os anos em Dark foi montada para a série.
Mas o local onde ela fica na série é a Westlicher Düppeler Forst, uma floresta que também fica nos arredores de Berlim, na região de Grünewald. De lá você pode seguir para o Checkpoint Bravo.
Se você é super fã de conhecer os cenários das gravações de sérias famosas, não perca este post sobre uma viagem pelos cenários de Outlander, na Escócia.
E aí, gostou de conhecer Winden? O que você achou do final dessa série? Valeu a pena quebrar tanto a cabeça para entender as linhas temporais?
Aproveite sua próxima viagem para Berlim para explorar as locações de Dark. Infelizmente ainda não temos uma máquina do tempo, mas quem sabe no futuro não surja um buraco de minhoca que nos permita conhecer a Alemanha do passado, né?
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Mais um post sensacional! Parabéns!
Uma viagem top aos cenários lindos de Dark, né? Obrigada! beijos!