Olá Viajantes! Vamos dar mais uma voltinha neste mundão e descobrir onde fica a Macedônia do Norte?! Um lugar riquíssimo em belezas naturais, com vislumbres do barroco e memórias otomanas, cânions, mosteiros ortodoxos, lagos azuis, cidades animadas e ótimos vinhos.
O país que mudou de nome em 2019 tem muito a oferecer para os turistas. Vamos juntos descobrir tudo que nos espera por lá.
Ficha Técnica da Macedônia do Norte
Capital: Escópia
População: Aproximadamente 2 milhões de habitantes
Religião: Predominantemente cristã-ortodoxa e islâmica
Língua Oficial: Macedônio, mas o Albanês também é muito falado
Moeda: Dinar macedónio (MKD), desde 1993
Fuso horário: GMT +2 , 5 horas a mais em relação ao horário de Brasília
Código telefônico internacional: +389
Visto necessário? Brasileiros não precisam de visto para visitar a Macedônia do Norte para turismo, em viagens de até 90 dias
Onde fica a Macedônia do Norte
A Macedônia do Norte é um país da Península Balcânica, no leste da Europa, que faz fronteira com:
- Norte: Sérvia e Montenegro
- Leste: Albânia
- Sul: Grécia
- Oeste: Bulgária
Desde fevereiro de 2019, o país assumiu o nome oficial de República da Macedônia para Macedônia do Norte, após quase 30 anos de reclamações e conflitos com a região pertencente à Grécia e localizada do outro lado da fronteira.
A capital da Macedônia do Norte é Escopia, e o país tem pouco mais de 2 milhões de habitantes.
Pertinho da Macedônia do Norte também fica Kosovo, mais um lugar surpreendente que já pode entrar para sua lista de destinos exóticos.
Como é o clima na Macedônia do Norte
Na Macedônia do Norte, o clima é frio no inverno e quente no verão. O país fica no meio do continente europeu e está separado dos mares Adriático e Egeu por cadeias de montanhas. As principais cidades localizam-se em altitudes acidentadas, muitas vezes em vales que potencializam o frio do inverno.
O clima é mais ameno apenas no extremo sudeste, perto do Lago Dojran, onde existem cidades como Gevgelija e Valandovo.
Assim, a melhor época para ir à Macedônia do Norte é de junho a setembro, quando há uma temperatura agradável e quase nenhuma chuva.
Qual o idioma falado na Macedônia do Norte?
O idioma oficial da Macedônia do Norte é o macedónio, uma língua de origem eslava,que é falada pela maior parte da população. No entanto, seis outras línguas são reconhecidas. A principal delas é o albanês, que é como se fosse um segundo idioma oficial.
Ainda, o inglês também é muito falado, especialmente entre os jovens e em regiões turísticas.
O que fazer na Macedônia do Norte
Localizada às margens do Rio Vardar, Skopje (Escópia), a capital da Macedônia do Norte, é o centro econômico, político e cultural do pequeno país e é lá que estão várias atrações imperdíveis.
A capital fez parte de vários impérios ao longo de sua história, como os impérios romano, bizantino e otomano.
⁉️ Você sabia: que Madre Teresa de Calcutá nasceu e foi criada em Escópia, na Macedônia do Norte? Sua casa na cidade é aberta ao público e pode ser visitada.
Outros passeios imperdíveis na capital são: uma caminhada pela Macedônia Square e ao Old Bazar, os palácios brutalistas mais impressionantes como o Millenium Cross.
Fora da capital, a Macedônia do Norte é um mundo antigo e selvagem. A apenas 15 quilômetros de distância, está o Matka Canyon, que suas paredes são um desafio para os alpinistas.
Outras atrações são Treskavec Monastery, a gruta Vrelo e o Mountain of Vodno.
As cidades que não podem faltar no seu roteiro são Bitola e Ohrid.
Gostou de conhecer mais sobre a Macedônia do Norte? O pequeno país europeu é um deleite para quem ama aliar paisagens naturais com centros históricos. Obrigada pela leitura e até a próxima!