Olá, viajante! Você sabia que o menor país do mundo cabe dentro do Central Park de Nova York? Pois é! Mas, apesar de pequenos eles são interessantes, guardam boas surpresas e alguns deles são bem famosos!
Ao planejar uma viagem, às vezes focamos em grandes destinos com diversos pontos turísticos. Mas a verdade é que você pode aproveitar sua viagem para a Itália, por exemplo, e conhecer um outro país. Quer saber qual? Então venha comigo nessa leitura sobre os cinco menores países do mundo.
1️⃣ Vaticano
Em primeiro lugar na nossa lista temos o Vaticano. Você já assistiu ao filme Anjos e Demônios? Toda a trama do filme acontece lá. O Vaticano fica dentro de Roma, na Itália.
É um país independente desde 1929, quando o Tratado de Latrão deu fim às disputas entre a Itália e a Igreja Católica pela região. O Estado da Cidade do Vaticano é domínio da Igreja. O Vaticano tem uma população de 825 pessoas, 0,44 km² de área e os idiomas oficiais são o latim e o italiano.
Provavelmente você deve reconhecer o Vaticano devido à cerimônia de escolha do Papa, afinal, ele é o líder da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano! Funciona assim: quando o papa morre, o seu sucessor é escolhido pelos membros da Igreja no Vaticano. Essa cerimônia costuma ser acompanhada pela imprensa e por fiéis de todo o mundo.
O resultado da escolha do novo papa é anunciado através da fumaça que sai pela chaminé da Capela Sistina: se for preta, ainda não há uma decisão; se for branca, o novo papa já foi escolhido pelos cardeais.
Isso é extremamente importante pois é o Papa é como se fosse o rei do Vaticano. Apesar de pequeno, é um país muito rico em obras de arte, que são de valor inestimáveis e consideradas patrimônio da humanidade. Inclusive, boa parte das atrações que as pessoas associam à Itália estão, na verdade, dentro do Vaticano. E é importante saber diferenciar porque, sendo um país independente, o Vaticano têm suas próprias regras.
Por exemplo, não se pode entrar no Vaticano com roupas consideradas inadequadas, como shorts, bermudas ou saias curtas. Então, arrume bem sua mala antes de ir conhecer a Praça de São Pedro, a Basílica, os Museus e a Capela Sistina.
2️⃣ Mônaco
Se você for visitar a França ou Itália, com uma simples viagem de trem você também pode conhecer Mônaco! O segundo menor país do mundo fica no sul da França, bem pertinho da Itália, e é famoso pela sua riqueza.
Mônaco tem 2,02 km² e uma população bem maior que do que o Vaticano, quase 39 mil pessoas moram lá, e cerca de um terço delas são consideradas milionárias. Sua população faz com que Mônaco seja a cidade-estado com a maior população demográfica do mundo.
Além da riqueza, Mônaco também é famosa pela sua família real. Afinal, em 1956, Grace Kelly, uma das principais atrizes americanas se casou com o príncipe Rainier III e virou princesa de Mônaco. É claro que, após o casamento com a estrela de Hollywood, Mônaco também entrou nos holofotes.
3️⃣ Nauru
Nauru é o terceiro menor país do mundo, atrás de Mônaco e Vaticano, com seus 21 km². Mas ainda sim, ele é o menor país insular do mundo (isso quer dizer que o país é uma ilha!). E definitivamente, Nauru não é muito conhecido, pois é uma das dez nações menos visitadas no planeta.
Nauru fica na Oceania, numa ilha escondida no Oceano Pacífico. Um fato curioso é que o paí não tem uma capital, mas tem seu idioma oficial, o nauruano! Porém, a maior parte da população também fala inglês.
Ao visitar Nauru, você provavelmente não encontrará muito agito e badalação. Afinal, além dos poucos turistas, o país só tem 10 mil habitantes! As principais atrações são a pesca, mergulho e natação.
4️⃣ Tuvalu
Mais uma ilha no Oceano Pacífico, desta vez, entre a Austrália e o Havaí (EUA). Tuvalu é o quarto menor país do mundo, é um pouco maior que Nauru, com 26 km². Tuvalu, na verdade é um arquipélago (um conjunto de ilhas), além disso, é formado por quatro recifes de corais. Apesar das praias paradisíacas, não é um destino famoso e não tem muitos turistas por lá.
Com apenas 11 mil habitantes, Tuvalu também é um dos países menos visitados do mundo. Ele tem só seis hotéis, e assim como Nauru, tem um idioma oficial, o tuvaluano, e o inglês. O nome significa “grupo de oito”, pois o país é composto de oito ilhas habitadas.
Nauru e Tuvalu são parte da Polinésia Francesa, um grupo de ilhas no Oceano Pacífico. Se você quiser mais uma referência de filme pra visualizar melhor, lembra da Moana, da Disney? As ilhas do desenho são parte da Polinésia e ficam bem isoladas do resto do mundo, a vizinha mais próxima delas é a Nova Zelândia, a 4 mil quilômetros de distância!
5️⃣ San Marino
Uma viagem para Itália pode te render vários destinos, entre eles, mais um país que fica dentro dela: San Marino! Mas ao contrário dos destinos já citados, a principal atividade de San Marino é o turismo.
A capital, que também se chama San Marino, é considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. San Marino fica no meio dos Montes Apeninos, e, além das paisagens, oferece muita história aos seus visitantes.
Com apenas 30 mil habitantes, San Marino é o país mais antigo do mundo. Ele foi criado em 301 d.C e considerado independente desde o século XII. Sua localização nos montes ajudou a impedir que o território fosse conquistado por inimigos ao longo da história. Ainda sim, San Marino mantém uma relação bem estreita com a Itália, sua única vizinha, sendo o italiano seu idioma oficial.
Já que estamos falando da Itália, olha que bacana estas curiosidades sobre Veneza!
E aí, gostou de conhecer os menores países do mundo?
Então, aqui vai um spoiler: o sexto menor país do mundo é Lichtenstein. Em breve teremos um post aqui só para falar sobre ele e você não pode perder! Por isso, se inscreva em nossa news letter para receber as novidades, enviaremos apenas um e-mail por semana.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 6