Quando se pensa em turismo em Santa Catarina, aposto que Floripa é um dos primeiros lugares que vem à sua mente, acertei? Pois é, a gente sabe que a cidade famosíssima é mesmo uma maravilha. Mas você já ouviu falar de Blumenau? Bombinhas? Tubarão? Então… essas e outras cidades menos conhecidas são incríveis e merecem tanta atenção quanto a capital catarinense.
Isso porque o estado de SC é cheio de praias maravilhosas, festivais diferenciados e cidades encantadoras, além de perfeito para alugar o carro e fazer roadtrip pelas cidades no interior. O destaque especial vai para a roadtrip pela costa litorânea, onde estão praias deslumbrantes e muito refrescantes – ideais para esse verão que vem chegando aí.
Por isso, depois de falarmos de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, chegou a hora de você viajar de carro por três roteiros incríveis pelo interior de Santa Catarina. Vamos falar da região Norte, Sul e o Litoral. Afinal, quem ama colocar o pé na estrada, não pode deixar Santa Catarina de fora dos planos de viagem!
Região Norte de Santa Catarina
O primeiro roteiro é pela região norte do estado de Santa Catarina. As cidades aqui se localizam no Caminho dos Príncipes e no Vale Europeu, duas subdivisões que se destacam pelo turismo histórico e o ecoturismo.
Para fazer esse roteiro você pode optar por desembarcar no Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola e descer pelas cidades de Corupá e Blumenau. Ou fazer o inverso, chegando pelo aeroporto de Blumenau – conhecido como Aeroporto Quero-Quero, em referência às aves com o mesmo nome – e subir as cidades.
A vantagem de chegar por Joinville é que você pode finalizar em Blumenau ou ainda esticar sua viagem, desta vez para a região sul. Separe cerca de uma semana para esse roteiro, assim, você aproveitará o melhor dessas cidades turísticas.
1️⃣ Joinville
Considerada a cidade das flores e das danças, Joinville é uma cidade grande – a maior do estado – com um charme de cidade pequena. Com influências alemãs e holandesas, a cidade oferece arquitetura, gastronomia e uma cultura diferenciada.
Além disso, a dança é uma essência única de Joinville, isso porque lá acontece o maior festival de dança do mundo! Então, se você gosta de dança e cultura, se programe para ir em julho e aprecie esse evento imperdível.
Quando estiver por lá, não deixe de visitar a Estação da Memória e o Museu Nacional da Imigração e Colonização, onde é possível descobrir o processo histórico de colonização do sul do Brasil e boa parte da história ferroviária do nosso país.
2️⃣ Corupá
O segundo destino do roteiro foi escolhido especialmente para os fãs do ecoturismo, pois Corupá é simplesmente o paraíso das cachoeiras!
Localizada em uma área privilegiada da Mata Atlântica, a Rota das Cachoeiras é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural que compreende uma trilha de aproximadamente 3km, passando por incríveis 14 cachoeiras, sendo a última delas, uma imponente queda d’água de 125m de altura.
Para fazer o trajeto, é necessário comprar o ingresso (20 reais) com antecedência no centro da cidade.
3️⃣ Blumenau
A palavra aqui é cerveja. Isso mesmo! Blumenau é famosíssima por possuir uma grande diversidade de cervejarias artesanais espalhadas pelas cidades e municípios vizinhos que compõem a Rota da Cerveja.
A cidade é a sede uma das maiores e melhores festas do Brasil: a Oktoberfest. A festa dura 19 dias e conta com muita cerveja, chopp, pratos típicos e tradições alemãs que contagiam todos que chegam à cidade. A festa ocorre em outubro, então se você tiver a oportunidade de escolher a data da sua viagem, não deixe de ir nessa época e aproveitar o melhor desse evento.
Se você não é tão fã das cervejas, Blumenau também oferece opções para você como museus, igrejas, praças, atrativos naturais, monumentos, além da arquitetura em estilo enxaimel, que compõem ainda mais o cenário alemão da cidade.
Litoral Catarinense
O litoral de Santa Catarina é responsável por trazer muita fama ao estado. Não é à toa que muitos brasileiros – e nossos vizinhos hermanos – escolhem a costa catarinense em busca de sol, mar, sombra e água fresca.
E não vou negar, Florianópolis até pode ser o point do agito e das praias, mas lá você não encontra praias muito tranquilas, ou peculiaridades que só existem em outras praias da região. E é por isso que coloquei elas aqui no seu roteiro.
Para realizar esse itinerário, você tem duas opções: desembarcar em Navegantes – Aeroporto Ministro Victor Konder- que fica próximo a cidade de Penha e ir descendo de carro pelas praias. Ou chegar por Florianópolis – Aeroporto Hercílio Luz – e já aproveitar para ficar uns dias na capital antes de subir de carro pelo litoral.
Aqui tem opção de passeio para mais de duas semanas, mas acredito que 7-10 dias dias já serão suficientes para conhecer o principal dessas cidades.
4️⃣ Penha
Esse roteiro começa passando por Penha que possui um litoral belíssimo para aproveitar e muito os dias de praia, mas essa não é a maior atração da cidade. Com muita diversão, Penha oferece aos seus visitantes o famoso Beto Carrero World, onde com certeza vai fazer seu espírito de criança voltar a se divertir.
O Beto Carrero é uma das estrelas de Santa Catarina – e do Brasil – pois reúne turistas de todos os cantos em busca de viver a magia dos espetáculos, brinquedos, zoológicos e diversas outras atrações no maior parque temático da América Latina. Essa com certeza é uma experiência única, que agrada toda a família!
5️⃣ Balneário Camboriú
Balneário Camboriú se tornou uma das queridinhas dos amantes de praia nos últimos anos. O turismo na cidade explodiu e entrou de vez para o rol das prais mais famosas da região sudeste e sul do Brasil.
A cidade sabe agradar seus visitantes tanto de dia quanto à noite. Isso porque durante o dia não só as praias são opções de lazer, mas o famoso Parque Unipraias, que possui trilhas, bondinhos e diversas outras atividades que são entretenimento garantido para adultos e crianças. Já à noite, as centenas de bares, restaurantes e baladas não deixam nenhum turista ficar em casa!
6️⃣ Bombinhas
Se você quer águas tranquilas, um mar azul surreal e um paraíso natural, aqui é seu lugar. Bombinhas oferece aproximadamente 40 praias com as mais diversas características: águas cristalinas perfeitas para mergulho; praias com ondas grandes – ideais para o surfe; praias calmas, no qual a pesca é ideal; e ainda paraísos intocáveis e de difícil acesso.
Quando estiver por lá, não deixe de visitar a praia do Mariscal que possui uma ótima estrutura, com calçada para caminhada, uma natureza bem conservada, uma água perfeita para banho e o melhor, tudo isso sem a muvuca das praias grandes!
7️⃣ Garopaba
Seguindo para a direção sul, depois de passar por Florianópolis, você vai encontrar Garopaba – uma cidade repleta de lagoas, trilhas, cachoeiras, montanhas, praias e rios que atraem centenas de turistas.
Embora a cidade praiana seja ótima no verão, a dica aqui é para aproveitar também o inverno. Isso porque de julho a novembro as baleias-francas vêm do Polo Sul para parir e amamentar seus filhotes nas águas de Garopaba. Ahhh gente, não dá vontade de já montar acampamento lá e esperar para ver esses babies aprendendo a nadar com suas mães?!
Região Sul de Santa Catarina
Ao passo que a região norte tem muita presença da cultura alemã por conta de sua colonização, a região sul possui grande influência italiana pelo mesmo motivo. Por isso, espere ver heranças desses povos na arquitetura, gastronomia e até em alguns hábitos.
Para realizar esse roteiro, você pode desembarcar em Jaguaruna – no Aeroporto Regional Sul, Humberto Ghizzo Bortoluzzi – a 20km de Tubarão. Então seguir de carro subindo por Nova Veneza e chegar em Urubici. Para esse trajeto, o ideal são 7 dias, assim você terá dois dias para conhecer tudo de melhor em cada cidade.
8️⃣ Tubarão
Em Tubarão você encontra uma beleza natural riquíssima, porém a verdadeira estrela do lugar são suas águas termais. Elas são as responsáveis por tantos visitantes aparecerem na cidade em busca dos benefícios medicinais dessas águas.
Duas atrações se destacam na cidade: o Termas da Guarda e a Maria Fumaça. O primeiro é um complexo onde estão instalados hotéis que parecem spas, e que promovem através das águas termais, relaxamento e ajuda no tratamento de algumas doenças.
Já a Maria Fumaça é uma atração que leva o visitante para uma encantadora viagem de trem, passando pela Serra do Rio do Rastro.
9️⃣ Nova Veneza
Para conhecer a Itália sem sair do Brasil, é para Nova Veneza que você precisa ir. A cidade é a melhor cidade para (re)viver e entender a presença italiana na colonização brasileira, isso porque a cidade foi a primeira colônia italiana no Brasil.
Vindos de Veneza, os primeiros imigrantes italianos deixaram aqui um legado além da cultura: o festival Carnavale di Venezia – o maior carnaval italiano fora da Itália. Esse evento atrai milhares de turistas todo ano, como uma cópia da festa original com direito, inclusive, às roupas e máscaras típicas. O festival acontece em junho, portanto, programe a data da sua viagem para casar os dias de evento com os passeios.
🔟 Urubici
Com a quantidade ideal de cachoeiras e muita natureza, Urubici cumpre com maestria sua parte no roteiro. Fornecendo um contato genuíno com a natureza, harmonizando com perfeição a terceira parte do nosso roteiro pelas cidades catarinenses.
A cidade fica na Serra Catarinense e sua natureza é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, já que ela faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica. As Montanhas, cachoeiras e cavernas, aliadas ao frio, fazem de Urubici um dos destinos mais desejados da região no Inverno.
Quando estiver por lá, não deixe de fazer a trilha até Pedra Furada, responsável pela imagem do famoso cartão postal de Urubici.
E assim se encerra a nossa viagem pelo interior de Santa Catarina. Com opções para os verões escaldantes, para o ecoturismo, com cidades europeias e até mesmo com Serras geladas para você desfrutar do inverno. Você sabia que o interior do estado oferecia tantas possibilidades de passeio?
As três roadtrips são ótimas opções de viagens, que você pode fazer juntas ou separadas, a depender da época do ano. Aproveite que o verão está chegando e já agende uma viagem dessas para conhecer mais do sul do Brasil. São regiões ricas em festivais, culturas diferenciadas e uma gastronomia deliciosa!
Obrigada pela leitura e até a próxima!