Olá, viajante! Como andam seus planos de viagem para a Austrália? Eu aposto que a Grande Barreira de Corais, o Opera House e Gold Coast, bem como tantas outras atrações famosas já estão no seu roteiro!
Então o que acha de conhecermos uma cidade diferente do comum? A Austrália é tão diversa, riquíssima culturalmente e com paisagens para todos os gostos que é simplesmente inaceitável você ficar apenas dentro do b-a-bá e deixar outras joias preciosas para trás.
Por isso, depois de Camberra e Perth, hoje é a vez de conhecermos Adelaide, a capital costeira cosmopolita da Austrália Meridional. Os turistas que decidem visitá-la costumam ser atraídos pela fama de suas vinícolas – responsáveis por colocar a Austrália como o quinto maior exportador de vinhos do mundo!
Mas lá só tem vinhos? Não, não mesmo! Além de ser um grande pólo vinicultor, a cidade oferece uma ótima culinária, praias de uma areia branquinha várias atividades ao ar livre, com direito a paisagens deslumbrantes, e muitos outros programas imperdíveis!
Me acompanha aqui nesses 10 programas para fazer em Adelaide!
- 1️⃣ A caminho de Adelaide
- 2️⃣ Deguste os famosos vinhos australianos
- 3️⃣ Faça compras no Central Market
- 4️⃣ Coma chocolate na Haigh’s Factory
- 5️⃣ Visite a Kangaroo Island
- 6️⃣ Vá a um festival
- 7️⃣ Passeie pela Rundle Street
- 8️⃣ Passe uma tarde no jardim botânico
- 9️⃣ Assista ao pôr do sol na praia de Glenelg
- 🔟 Pedale por Adelaide
1️⃣ A caminho de Adelaide
Adelaide é uma das escolhas que marca presença na lista das cidades “de estudos” das agências de intercâmbio, mas ela tem tantas atrações, que merece estar no roteiro de qualquer viajante pela Austrália!
Ela pode ser visitada em 4 horas de voo partindo de Sydney ou, se você estiver em Melbourne, uma ótima opção é fazer a roadtrip pela Great Ocean Road – uma estrada famosíssima que margeia a costa da Austrália – e chegar até Adelaide.
Ou seja, se você estiver de carro, o caminho até Adelaide já é um passeio em si. Não deixe de fazer essa rota de carro!
A Great Ocean Road é uma viagem que está na wishlist de muitos viajantes por conta da visão do mar ao longo de toda a estrada, sem contar a vantagem de poder ir parando nos vários pontos turísticos durante o trajeto. Essa é a oportunidade perfeita para fazer duas viagens em uma só… não tem como perder essa chance!
2️⃣ Deguste os famosos vinhos australianos
As vinícolas da região de Adelaide são o sucesso da cidade (e do país), assim como o motivo de alguns turistas (e amantes de vinho) serem atraídos para o sul da Austrália. Isso porque o país é considerado o quinto maior exportador de vinhos do mundo! E tanto prestígio precisa ser reconhecido de perto!
Duas principais rotas do vinho são: Barossa Valley e Adelaide Hills. A Barossa Valley é uma das regiões vinícolas mais antigas da Austrália. Localizada à 60km da cidade, ela conta com 150 vinícolas e mais de 70 adegas para passar horas e horas degustando os famosos vinhos direto da fonte. Isso sem falar da paisagem espetacular, com muitos campos verdes e montanhas repletas de vinhedos!
Já em Adelaide Hills você encontra mais de 60 vinícolas para passar o dia observando a produção e provando os vinhos. E embora a quantidade de vinícolas seja menor (se comparada com Barossa Valley), a vantagem de visitar Adelaide Hills é que o lugar também oferece trilhas, uma forte cultura alemã – herança do período colonial – e paisagens apaixonantes. Um passeio completo!
Em Barossa Valley experimente as famosas uvas: shiraz e riesling.
Já em Adelaide, o clima frio proporciona os deliciosos: Cabernet Sauvignon e Pinot Grigio.
3️⃣ Faça compras no Central Market
O Central Market – site oficial aqui – é parada obrigatória para quem quer conhecer a culinária local. A estrutura, construída no século XIX, se mantém hoje como um mercadão que conta com mais de 80 bancas. São vários cheiros, cores e sabores para você se perder em um passeio delicioso!
Lá você vai encontrar uma enorme variedade de alimentos frescos como frutas e legumes, carnes e aves, frutos do mar, queijos gourmet, doces e alimentos saudáveis direto dos produtores. Além disso, há muitas opções para almoçar ou tomar um café apreciando as coloridas paredes grafitadas.
A foto de capa é o Mercado enfeitado para o Natal. Ele fica mais especial ainda nesta época do ano!
4️⃣ Coma chocolate na Haigh’s Factory
Para os chocólatras de plantão, a Haigh’s Factory é um prato cheio – literalmente! A fábrica de chocolate australiana – uma das mais tradicionais do país – foi estabelecida em 1915 na cidade de Adelaide e adoça as viagens dos visitantes que incluem essa parada em seu roteiro. Hoje são mais de 20 lojas espalhadas por vários estados australianos, mas Adelaide é o berço desta história deliciosa.
O tour pela fábrica é gratuito e dura cerca de 20 minutos, no qual o visitante conhece a produção dos chocolates e tem a chance de provar alguns dos principais sabores! Há umas degustações permanentes na loja, várias opções de presentes, um café maravilhoso. Gente, simplesmente não deixe de dar uma passada aqui!
5️⃣ Visite a Kangaroo Island
À 112km de Adelaide, você encontrará a terceira maior ilha da Austrália: a Kangaoo Island. Visitá-la é entrar em contato com as várias belezas naturais, trilhas ecológicas e encontrar lugares perfeitos para um bom mergulho.
E o grande destaque fica para a fascinante vida selvagem na ilha. Sem predadores, os coalas e cangurus dominaram a área, sendo possível vê-los por toda parte. Sem contar as focas, leões marinhos, pinguins e incrível uma diversidade animal que vive por lá. Um passeio imperdível!
6️⃣ Vá a um festival
Os atrativos de Adelaide vão além de sua natureza. A cidade é, também, muito conhecida por ser palco de diversos festivais de arte e cultura o ano todo, o que garante um calendário quase ininterrupto de atrações.
Pelas ruas (sempre limpas), você encontra todo tipo de aglomeração, sobretudo no final do verão, quando a Adelaide Fringe chega à cidade. O festival é um mês com apresentações de teatro ao ar livre, exposições de arte, performances de artistas de rua, danças, exibições de filmes e música ao vivo. Outros eventos que também se destacam no calendário são: WOMADelaide, o Adelaide Festival e o Tour Down Under.
ℹ️ Dica quente: quando for a Adelaide, não deixe de conferir o calendário de festivais da época e não perca a oportunidade de presenciar alguma dessas festas memoráveis.
7️⃣ Passeie pela Rundle Street
Ainda no âmbito cultural de Adelaide, a Rundle Street, localizada no bairro de East End, é uma ótima opção para passar o tempo. Fechada aos pedestres, a rua é cercada por bares, cinemas e várias lojinhas. Além disso, o local também costuma receber apresentações de diversos artistas de rua.
É lá que, também, fica o Rundle Mall, um shopping com mais de 800 lojas, incluindo grifes internacionais como Chanel e Prada, e lojas de cosméticos mundialmente conhecidas como Sephora e MAC.
8️⃣ Passe uma tarde no jardim botânico
No Adelaide Botanic Gardens, toda a riqueza da flora local pode ser vista em uma das maiores estufas do Hemisfério Sul, que conta com orquídeas, samambaias e incontáveis exemplares da vegetação tropical.
Além de apreciar as cores e variedades das plantas, os visitantes ainda podem observar exposições, um museu sobre botânica e jardins temáticos, como o International Rose Garden. Esse é o lugar perfeito para descansar e até fazer um piquenique no fim da tarde.
9️⃣ Assista ao pôr do sol na praia de Glenelg
Entre tantas praias da região costeira de Adelaide, a mais amada pelos turistas e moradores é a Glenelg. E sua fama não é sem motivos! O local concilia boas opções de bares, restaurantes e cafés com encantadores atrativos naturais – como a possibilidade de nadar com golfinhos!
A areia branquinha e o mar calmo conferem aos visitantes um dia agradável de praia. E para complementar o passeio, por que não assistir ao pôr do sol diretamente desse paraíso em Adelaide? Seja da areia ou do píer, o momento será de muita paz e tranquilidade, além de inesquecível!
🔟 Pedale por Adelaide
Deixe o carro de lado e alugue uma bike para uma experiência única pela orla, parques e margens de rios. Como a cidade foi toda planejada e as ruas são bem planas, há ciclovias por toda parte. Por isso, é mais que recomendado se locomover de bicicleta e ter uma perspectiva diferente das áreas verdes da cidade, além de ser um ótimo exercício!
Não se esqueça que viajar é viver! Você nunca vai ao mesmo lugar duas vezes. Você – e o lugar – estão sempre em evolução. Em sua viagem, tire um tempo para contemplar. Para fazer nada. Para respirar fundo muitas vezes. Para ver com os olhos da alma. Para enxergar o sentido menos literal e mais vivo das coisas. Pode parecer poético demais, mas muita gente cruza milhares de km para correr, correr… roteiros engessados, milhões de planos, horários apertados, uma loucura dia e noite. Eu sei… essa loucura às vezes é inevitável. A gente quer tudo. A gente sonha com tudo. Mas não deixe o essencial passar despercebido. Viva a sua viagem!
Nota pessoal da Editora Chefe do Passaporte Feliz, Juliana Mendonça.
E aí, você já conhecia Adelaide? Embora ela não esteja em muitos roteiros pela Austrália, a cidade tem tudo de especial: praias apaixonantes, vários festivais, uma natureza exuberante, muita cultura e diversas vinícolas pra nenhum enólogo botar defeito!
Então, na sua próxima viagem para a Austrália, não deixe de fazer uma parada nessa cidade menos conhecida, mas que tem tanto para oferecer aos seus visitantes!
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 2