Olá viajantes, chegou a hora da gente falar sobre os Brasileiros Pelo Mundo. Este é um post do vídeo – com o mesmo conteúdo – que temos no nosso canal do youtube.
O curso de Chef na Austrália é um ótimo caminho a ser percorrido para quem quer morar na Austrália de forma permanente. É um curso longo, que exige planejamento e disciplina.
Vem comigo que eu vou te contar tudo sobre o bate papo com o Carlos Eduardo, estudante de Chef em Sydney, Austrália.
Temos outros posts interessantes para quem visita, mora, estuda e viaja por este país sensacional que é a Austrália. Espero que aproveitem a leitura!
Bate papo sobre como ser estudante de Chef, em Sydney
O Carlos Eduardo, brasileiro de 28 anos, está na Austrália há quase 2 anos e conta pra gente como é o curso, os horários, a dedicação e as demais informações sobre este College tão cobiçado pelos brasileiros.
O atual visto dele é o Visto de Estudante, ele aplicou para o curso básico de inglês em 2018, fez 6 ou 7 meses de General English. Ao renovar, ele já pulou para o curso de Business, ficou nele um tempo e logo viu que apesar de bom e interessante, não o levaria ao caminho da permanência definitiva na Austrália.
O curso de Business na Austrália é bacana, aprende-se muitas coisas, melhora também seu nível de inglês, mas é um curso que não te permite aplicação para trabalhos full time ao fim do curso. Então, rapidamente o Carlos Eduardo quis mudar para um curso que desse uma melhor perspectiva a longo prazo, de permanecer na Austrália e aplicar para um visto de residente.
Commercial Cookery
Este é o nome do curso de chef, Commercial Cookery, um curso ligado à gastronomia, uma das mais cobiçadas e fantásticas áreas de atuação na Austrália.
Em geral, os cursos de hospitalidade da Austrália, são cursos que oferecem boas perspectivas de bons empregos a longo prazo. A Austrália é uma nação amplamente aberta ao turismo e com isso, milhares de restaurantes, dos mais simples aos mais estrelados, contam com chefs de cozinha aptos a construir cardápios e gerenciar cozinhas que agradam ao mundo todo.
O curso de chef na Austrália custa aproximadamente 1000 dólares (australianos) por mês. Com duração de 2 anos e a carga horária é alta. São mais ou menos 3 a 4 dias de aulas na semana, com horário das 8am às 4pm. O aluno não pode ter faltas e se precisar se ausentar, a reposição da aula é obrigatória.
O seu Visto de Estudante terá a mesma duração do seu curso, ou seja, se você comprou 2 anos, terá 2 anos de Student Visa. Durante o curso você aprenderá sobre cozinhas do mundo inteiro. Conceitos de sobre culinária e terá aulas práticas para ir testando os novos conhecimentos.
O compromisso com o curso e com a carreira são altos. Desde o momento que o aluno opta por começar a estudar, além do alto valor e da alta carga horária, as aulas são intensas, a presença é obrigatória e, por 2 anos, o aluno precisa ser disciplinado e focado.
Como funciona o Sponsor para o curso de Chef na Austrália
Em geral, mesmo que o aluno já trabalhe na área de restaurantes e foody service, dificilmente ele terá apoio financeiro do empregador para realizar o curso.
O que poderá ser acordado com o restaurante onde o aluno já trabalha são jornadas mais flexíveis, que permita ao aluno ter tempo de realizar o curso de forma dedicada. E também, quem puder, já pode tentar ir negociando um apoio na parte de contratação full time no futuro. Ou seja, em X meses o aluno será um chef, com formação regular concluída.
Se, ao final do curso, o estudante conseguir o sponsor do empregador, ou seja, o apoio e a documentação para um emprego full time, o tempo de residência permanente já começa a contar.
Essa é uma das maneiras de se permanecer na Austrália, de forma legal, de forma correta, vislumbrando um futuro que permita ao estudante residir para sempre lá… o que, diga-se de passagem, é o sonho de muita gente que está lá, sem saber qual o rumo tomar para tornar viável seu futuro como morador residente australiano.
O dia a dia do curso de Chef na Austrália
Como ja falamos, o curso é puxado, é caro, é longo e é para quem está a fim de levar algo a sério. No dia a dia os alunos aprendem a cozinhar pratos ligados à gastronomia de vários países, pratos italianos, árabes, internacionais, de frutos do mar, e assim por diante. O aluno já sai das aulas colocando tudo isso em prática, cozinhando em casa e se tornando familiar com rotina de um chef de cozinha.
Nível de inglês para quem quer fazer o curso de Chef na Austrália
Essa pergunta tem uma resposta meio óbvia, né?! Você vai ouvir de todo mundo mais ou menos a mesma coisa: o seu nível de inglês não precisa ser exceeeelente, com proficiência e nota de IELTS lá em cima. Mas você precisa saber se comunicar, se fazer entender e entender quem conversa com você.
Em geral os alunos do curso são 100% estrangeiros, e no caso do nosso entrevistado, não há outros brasileiros com ele na mesma turma. Isso facilita a comunicação em inglês e torna seu aprendizado mais eficaz.
O vídeo completo desse assunto está aqui, em nosso canal. A conversa foi super interessante e completa, e você tmabém pode deixar suas dúvidas nos comentários, ou lá no Youtube. O Dudu, que falou com a gente, vai responder a todas elas.
O Passaporte Feliz segue conversando com Brasileiros Pelo Mundo. Já batemos um papo super legal sobre Mestrado na Europa, sobre a vida em Dublin (na Irlanda), e agora, sobre Chef, na Austrália.
E, se você é um Brasileiro Pelo Mundo, e tem alguma história bacana para dividir com a gente, deixe nos comentários seu contato. Faremos um vídeo curtinho, de você falando sobre algum assunto interessante, que ajude a mais pessoas que estão em busca de sonhos, de respostas, de curiosidades, de emoções, de vivência no exterior…. e muito mais!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Boa noite, eu estou hoje em dia com a programação em ir para a Austrália no próximo ano, aqui no Brasil ja sou estudante de gastronomia, o que queria saber é se o curso realizado aqui, tem algum peso ao chegar na Austrália, pois escolhi mudar de área nao por viajar mas por quer mesmo seguir a carreira e foi onde vejo q oportunidade em ir para Austrália, acha que vale a pena eu terminar meu curso, ou guardo o dinheiro para investir apenas no curso na Austrália, lembrando que meu planejamento e ir para australia com o curso de ingles, visto que nao me vejo muito bom ainda com a língua.
Oi Pedro tudo bem?
Obrigada por seu comentário!
Eu não sou especialista no assunto, apesar de já ter feito dois intercâmbios e já ter viajado bastante.
O que eu te digo é, estude muito inglês assim que chegar. Com um inglês bom, muitas, muitas portas se abrem.
Os brasileiros (em todo canto) são muitos e se ajuntam todos. É comum você chegar, e por uma questão cultural ficar o tempo todo com brasileiros, comendo, morando, vivendo, trabalhando e falando português 80% do tempo.
Não caia nesse erro. Dedique-se ao inglês ao máximo. Assim que estiver confiante, mude para o curso de Chef.
O curso no Brasil dificilmente vai servir lá na Austrália sem que você tenha como comprovar uma boa experiência atrelada.
(Isso é apenas minha opinião)
Eu tenho uma excelente agência para te indicar, que te ajuda com tudo no Brasil. (indico porque amo e confio, não somos parceiros e nem ganho nada pra indicar).
Estamos sempre postando novidades no site, no insta, no youtube.
Fique com a gente! Abraços, Juliana