Olá, viajantes! Chegou a hora da gente descobrir 13 curiosidades sobre o Catar. Este país – que agora figura entre os mais ricos do mundo – vai ser a sede da Copa do Mundo de Futebol de 2022 e a gente precisa aprender tudo sobre ele. Bora nessa?!
Curiosidades sobre o Catar
1️⃣ O Catar é muito pequeno. Com apenas 11.437km², ele é o 167º país do mundo em tamanho de território.
2️⃣ Tamanho não quer dizer nada. O Catar figura entre os países mais ricos do mundo. O PIB Per Capta (por pessoa) é cerca de US$ 71.734 por habitante.
3️⃣ O país também é rico em recursos naturais. Forte em exploração de petróleo e gás natural.
4️⃣ Apesar de produzir incríveis 620.000 barris de petróleo bruto por dia, o forte mesmo do Catar é o Gás Natural Liquefeito (GNL). Ele é o maior fornecedor mundial deste gás, sendo responsável por 1/3 do fornecimento mundial. No entanto, antes do petróleo ser descoberto ali, no anos 1940, o Catar era um país em desenvolvimento, sendo que a economia era movida pela pesca de ostra-pérola.
5️⃣ O Catar, como o conhecemos hoje, tem apenas 20 anos. Isso porque até 1971 o Catar era uma Colônia Britânica. Então, após sua independência, o poder voltou para a família real Al Thani. A democratização começou em 1999, quando o Catar convocou eleições municipais, nas quais as mulheres também tinham direito de voto. Após o referendo constitucional de 2003, o país tornou-se formalmente uma Monarquia Constitucional que prevê a eleição direta de 30, dos 45 membros, da Assembleia Consultiva, enquanto os outros 15 são eleitos pelo Emir. As primeiras eleições foram adiadas várias vezes, e na verdade, o poder ainda está concentrado nas mãos do Emir. Os partidos políticos também não são permitidos.
6️⃣ Apesar de ter uma população de cerca de 2,7 milhões de habitantes, estima-se que apenas 25% destes são de pessoas nascidas no país. A maioria são imigrantes, principalmente indianos, mas também pessoas de todo o sul asiático.
7️⃣ O traje tradicional dos homens do Catar é o Thobe, uma longa túnica branca que se veste sobre shorts ou calças compridas de algodão branco.
8️⃣ As mulheres usam o Abaya, uma longa capa preta, larga que deixa mãos, pés e rosto descobertos. A cabeça é coberta com o Shayla, um véu retangular que cobre a cabeça e o pescoço. É usado em combinação com o Niqab ou Hijab.
O Abaya é o mais popular entre as mulheres do Catar. Ele é um véu que cobre a cabeça e o rosto deixando uma faixa livre para os olhos; já nas costas se estende para cobrir os cabelos e na frente esconde completamente o peito. O Hijab é também uma peça religiosa, de acordo com o Alcorão, é um termo usado para descrever algo que separa e garante privacidade, como uma espécie de cortina.
9️⃣ Assim como no Brasil, o café faz parte da vida social no Catar. O café, Qahwa, é sempre servido na tradicional cafeteira Dallah e colocado na Finjaan tipo uma xícara fina. Os habitantes locais seguram o copo com a mão direita e evitam enchê-lo até a borda. Beber café está tão enraizado na cultura do Catar que recusar uma xícara é considerado ofensa. – Seriam eles parentes dos mineiros?! 😅
🔟 No país, eles também amam o mel. É tradicional no Catar comer uma colher de mel pela manhã e à noite.
1️⃣ 1️⃣ A semana de trabalho começa no domingo. O final de semana é, então, na sexta-feira – dia de oração para os muçulmanos – e no sábado. Os escritórios do governo abrem cedo, às 6 da manhã e os comércios e bancos às 7h30.
1️⃣ 2️⃣ O Catar será o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo Fifa. O evento que acontecerá em novembro/dezembro de 2022. O calendário do Mundial foi alterado devido ao verão de até 50ºC que faz nos meses de junho/julho.
1️⃣ 3️⃣ Falando em Copa do Mundo, uma cidade está sendo construída no Catar apenas para sediar a Copa do Mundo Fifa 2022. Luisiana fica a 20km de Doha, e será palco da final do Mundial.
Não perca o post Você Sabe onde fica o Catar. Tudo para você já ter uma boa ideia de como este país longe e singular, será palco para a Copa do Mundo de 2022.
E você, o que achou dessas curiosidades sobre o país? Nós sempre amamos conhecer um pouco mais de cada cantinho do mundo. Obrigada pela leitura e até a próxima!