Olá, viajantes! Hoje vamos explorar os Roteiros de viagens pela Serra Paranaense. São muitas cidades encantadoras, muitas montanhas, passeios de ecoturismo, cachoeiras, serras trilhas e muito mais.
Para quem gosta de viagens de carro pelas montanhas, o Paraná é o lugar certo! As maiores montanhas da região do sul esperam por você!
Estrada da Graciosa – Serra do Mar – 1 a 2 dias
A Estrada da Graciosa é um passeio magnífico que liga Curitiba a Antonina e Morretes, através da Serra do Mar. Com paisagens montanhosas tão magníficas que até parecem de mentira. Esse é um passeio para quem quer fugir da cidade no fim de semana e conhecer belos lugares da Serra.
São 40km de extensão, na Rodovia PR-410, que atravessa a Serra do Mar, numa perfeita roadtrip. Ela passa pela antiga rota dos tropeiros, ligando os Altos da Serra ao litoral do estado. Que quebra, você ainda viajará pela região que tem a mais bem preservada Mata Atlântica do Brasil, marcada por florestas tropicais e belos riachos da Serra do Mar.
Além disso, 8km de estradinha de paralelepípedos esperam por você. Que charme! Além disso, é possível avistar picos, montanhas, cachoeiras e belas paisagens.
Ao longo da estrada, você encontrará vários locais para parar, fazer passeios e fotos magníficas. Quando chegar em São João da Graciosa, já na parte de baixo da Serra, você deverá escolher entre seguir na PR-410 e chegar em Antonina, ou pegar a PR-411 até o centro de Morretes.
Ambas são pequenas cidades históricas em que é possível fazer uma pausa mais prolongada, e quem sabe, passar a noite. Em Morretes, você encontrará restaurantes, lojas para compras e charmosas pousadas. Além disso, você pode ver o Pico do Marumbi.
Fique de olho no nosso post de 8 destinos para viajar de carro no Paraná.
Serra do Ibitiraquire – 5 a 7 dias
Se você tiver mais dias para prolongar sua viagem, siga viagem até a famosa Serra do Ibitiraquire, lá você encontrará várias montanhas maravilhosas, entre elas o Pico do Paraná, o mais alto do estado. Você pode ir fazendo as viagens com calma, parando em vários pontos para apreciar as novidades. É comum que se faça esta viagem num roteiro de 5 a 7 dias.
A Serra do Ibitiraquire fica entre Antonina e Campina Grande do Sul e é um dos destinos mais procurados para trilhas e montanhismo na região do Paraná. Você pode seguir pela Estrada Graciosa ou pela BR-116, partindo de Curitiba.
O Pico do Paraná também fica na divisa entre as cidades de Antonina e Campina Grande do Sul, e é o maior de toda região Sul. São 1.877 metros de altitude e uma vista magnífica em seu cume. Aqui podemos avistar as baías de Antonina e Paranaguá, além da cidade de Curitiba, que certamente recompensará todo o esforço da subida.
Mas, entre essas duas cidades também estão:
- Pico Caratuva 1.860m
- Pico Itapiroca 1.805m
- Pico Ferraria 1.745 m
A viagem termina em Campina Grande do Sul, que também é o lugar com as melhores hospedagens, com pousadas lindas e hotéis-fazendas para quem contemplar a natureza. Além disso, em Campina Grande do Sul, há fazendas com vinicultura abertas para o público, fazendas para pescas e deliciosos restaurantes para completar seu passeio e deixar tudo mais gostoso.
Sapopema, Ortigueira e Serra do Mauá – 3 dias
Saindo um pouco da região de Curitiba, mais ao norte do estado também temos lindas estradas montanhosas perfeitas para uma viagem de carro.
Em Sapopema (300km de Curitiba), está o belíssimo Pico do Agudo, o maior pico do norte do estado, com 1.100 metros de altura. São 3,5km de trilha para chegar ao cume, que proporciona uma vista maravilhosa. Na cidade também há opções de hospedagem, com destaque para as belezas naturais como cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas.
Saindo de Sapopema pela PR-160 a cerca de 111Km está o município de Ortigueira. Essa viagem de aproximadamente 2 horas proporciona a vista de lindas montanhas e, chegando lá, será possível subir a Serra Grande. Ah, saiba que o desfiladeiro entre o Pico Agudo e a Serra Grande, é considerado o cânion mais profundo do Paraná: são cerca de 700 m de profundidade!
Também, entre as cidades de Ortigueira e Mauá da Serra, pela BR-376, fica a Serra do Cadeado, cheia de cachoeiras, montanhas e grandes araucárias. O município é cortado pelas rodovias BR-376 e PR-445. Em Mauá da Serra, você encontrará ótimas opções de hospedagens!
Confira aqui tudo que já postamos sobre a Região Sul do Brasil. Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são destinos para um montão de viagens inesquecíveis!
A Serra Paranaense é ou não um destino obrigatório para quem ama viagens de carro e muitas montanhas?! Obrigada pela leitura e até a próxima!