Como você já deve saber, um vilarejo é aquele amontoadinho de casas que não é grande o suficiente para ser chamado de cidade. Alguns dos vilarejos mais conhecidos no Brasil são Arraial D’ajuda na Bahia, pertinho de Porto Seguro e Morro de São Paulo, também na Bahia.
Alguns vilarejos escondem, em sua simplicidade e descompromisso, uma beleza única. Em alguns casos é como se tivessem saído e algum conto de fadas direto para o nosso mundo. Então, separamos aqui os 9 vilarejos mais bonitos da Europa, segundo a equipe de redação do Passaporte Feliz!
1️⃣ Popeye Village em Malta 🇲🇹
Essa é uma das que realmente saiu da tela do cinema direto para o povoado de Mellieħa em Malta. A Popeye Village, ou vilarejo do Popeye, foi construído em 1979 pela Paramount Pictures para as filmagens do filme do Popeye, estrelado por Robin Williams. O filme foi um fracasso e logo após as filmagens o estúdio começou a desmontar a vila. Entretanto, os moradores se mobilizaram para que o vilarejo fosse mantido. Por fim, a Paramount concordou em manter o vilarejo e o governo local construiu a infraestrutura para receber lojas e turistas. Hoje a Popeye Village funciona como um parque temático e é uma das principais atrações turísticas de Malta. Sensacional!
2️⃣ Hallstatt na Áustria 🇦🇹
Hallstatt é talvez o vilarejo mais bonito da nossa lista! Ele tem todos os elementos indispensáveis de um cenário de conto de fadas. Hallstatt fica na beira de um lago, com lindas montanhas ao fundo, possui pouco mais de 800 habitantes e é patrimônio mundial da Unesco. As fotos são de cair o queixo!
3️⃣ Trondheim na Noruega 🇳🇴
Trondheim nem de longe pode ser considerado um vilarejo, pois é uma cidade com quase 200 mil habitantes. Para você ter uma ideia, ela é a terceira maior cidade da Noruega. Mas então porque ela está nessa lista? Bom, a questão é que as casinhas na beira do Nidelva falam por si só. Essa pequena parte é praticamente como se fosse um vilarejo.
4️⃣ Mykines nas Ilhas Faroé 🇫🇴
Mykines é uma das 18 ilhas que compõem o arquipélago de Faroé, que fica entre o Reino Unido e a Islândia. A ilha de Mykines é a mais remota de Faroé, mas é lá que está um dos mais curiosos vilarejos da nossa lista. Além de ter apenas 10 habitantes, quase todas as casinhas tem aqueles tetos de grama.
5️⃣ Procida na Itália 🇮🇹
Provavelmente você já ouviu falar da ilha de Capri na Itália, certo? A Ilha de Capri faz parte do Golfo de Nápoles, junto com Ischia e Procida, que é a menor delas. Como todas as atenções estão sempre voltadas para as suas irmãs mais famosas, Procida é um lugar pequeno, bucólico e surpreendente. Em geral as visitas são apenas de bate e volta, mas sem dúvida é um vilarejo que vale a pena conhecer.
6️⃣ Bibury na Inglaterra 🇬🇧
O Reino Unido é um lugar cheio de vilarejos. Poderíamos ficar dias só falando sobre cada um deles. Um dos vários que vale a pena a visita é Bibury, que fica no oeste da Inglaterra, quase no meio, entre Bristol e Londres. O lugar chama a atenção pelas construções típicas inglesas totalmente conservadas, além de casas de chá. É um vilarejo muito visitado, então vale a pena uma ida de bate e volta, combinado com outros passeios na região.
Espero que tenha gostado dos vilarejos e obrigado pela leitura! Se gostou, compartilhe!