Você já se sentiu perdido ao chegar em casa após uma viagem? Um sentimento estranho, que é até difícil de explicar … uma vontade de voltar ao passado, de não ter chegado em casa. Um sentimento parecido com uma apatia… Isso tem nome! É a depressão pós-viagem. Ela existe de verdade!
Eu escrevi aqui um pouco sobre a depressão pós-viagem e agora vamos ver algumas dicas de como amenizar a saudade e a deprê, e seguir em frente:
1️⃣ Saiba o que rolou de novidades enquanto você esteve fora
Eu sei que você estava viajando, mas isso não quer dizer que estava no meio do mato, longe de tudo e de todos. Então provavelmente nada vai ser tão novidade assim. Mas procure tirar um tempo para saber dos acontecimentos com mais detalhes.
Encontre-se com amigos para ouvir as histórias deles, saber o que aconteceu de bom, o que você perdeu por estar viajando.
Eles não vão aguentar você falando sem parar da sua própria viagem, então esteja aberto a ouvir as novidades e se empenhar em não pensar em como você gostaria de ainda estar viajando, invés de estar ouvindo novidades que já sabia.
2️⃣ Planeje sua próxima viagem
Comece a pensar em sua próxima viagem. Isso pode parecer óbvio mas é muito terapêutico. Faça uma lista do que você ainda tem em mente para futuras experiências. Comece a avaliar o orçamento necessário, quando seria uma boa época, quanto tempo seria esta nova viagem. Estar focado no futuro é uma ótima maneira de não ficar se lamentando pelo que passou e não volta mais.
3️⃣ Viaje dentro de sua própria cidade
Você ja se perguntou o que tem de interessante para fazer em sua própria cidade ou região? Quem sabe escolher um dia ou uma semana para ser turista local? Tirar milhares de fotos, comer em lugares novos, visitar um novo museu ou centro cultural. Fazer caminhadas e explorar o que está ali há tempos e você nunca reparou pode ser uma ótima forma de rever sua rotina com novos olhos.
4️⃣ Se mantenha ocupado
Quando estamos viajando, geralmente temos uma longa programação para cumprir. Conhecer tudo de novidade, visitar pontos turísticos, tirar fotos, tomar café em muitos lugares diferentes… isso nos mantém ocupados e quase sempre, muito ocupados!
Ao chegar em casa procure manter um ritmo ocupado também. Não fique sem nada para fazer e assim sobrar tempo para pensar na viagem que acabou. Pensar no que passou.
Ocupe-se. Crie um nova rotina rapidamente, faça aulas de algo novo, faça exercícios e comece a fazer as mesmas coisas nas mesmas horas. Rotina faz muito bem ao cérebro.
5️⃣ Cuide de si mesmo
Viajar quase sempre quer dizer fazer tudo diferente do dia a dia. Dormir tarde, dormir pouco, comer muita comida, muito doce. Fazer pouco exercício, beber muito álcool. Ou seja, sair totalmente da rotina saudável.
Aproveite que chegou de viagem e recoloque os bons hábitos de volta ao dia a dia. Volte para a academia, faça corridas, durma muitas (e boas) horas de sono. Se cuide! Com certeza o sentimento de deprê vai passar mais rápido se você estiver com a saúde física e mental em dia.
6️⃣ Mantenha a mente de viajante
Quando estamos em viagens geralmente fazemos muitas coisas novas. Aulas de dança, de culinária, de surf. Às vezes a gente aposenta o carro e praticamente só anda à pé. Conhece tantos lugares novos e aproveita as belezas nas pequenas coisas.
Mas ao chegar em casa, voltamos ao mecanismo do dia a dia. Carro para tudo, zero coisas novas, nenhum tempo para ver umas fotos legais, ou comer uma comida diferente… fuja disso.
Tente manter sua alma de viajante mesmo estando em casa. Comprometa-se com uma aula interessante pelo menos uma vez na semana. Coma comidas diferentes de vez em quando. Tente deixar o carro na garagem e sair a pé para curtir o vento no rosto e a sensação de liberdade. Escolha um lugar de paz para ler um livro e fazer um piquenique. Viaje para dentro de você!
7️⃣ Tente chegar de viagem numa sexta-feira
Se for possível, não chegue de viagem bem no dia de recomeçar a vida. Eu sei que é importante aproveitar cada segundo que estiver livre para viajar mais.
Mas lembre-se do fuso horário, das malas que precisam ser desfeitas… voltar para a rotina muito cansado e cheio de pendência “doméstica” faz aumentar o sentimento de tristeza por ter voltado e já ter tanta coisa da vida real para fazer.
Chegar numa sexta-feira ou sábado e ainda ter o domingo para se organizar é uma ótima estratégia para reduzir a Depressão Pós Viagem.
Curtiu as dicas para recomeçar a vida normal? Chegar de viagem nem sempre é fácil. Mas espero que você tenha gostado e que coloque em prática as ideias para retomar sua rotina e ser feliz com suas lembranças da recente viagem.
Jajá você arranja novos planos e recomeça a sonhar de novo!