O maior sucesso da Austrália com certeza é sua costa Leste. Cheia de praias encantadoras, paisagens naturais deslumbrantes e uma vida urbana agitada que leva milhares de viajantes a amar ainda mais a Austrália e que já saem de lá querendo voltar. Mas hoje vamos falar das Blue Mountains, localizada no município de Katoomba, em Nova Gales do Sul.
Lá, você encontra a quantidade perfeita de natureza para contrastar com a urbana cidade de Sydney – que fica a apenas 2 horinhas de lá. Quer saber mais? Então vem comigo conhecer este ponto turístico que não pode ficar de fora do seu roteiro australiano.
Melbourne, Sydney, Brisbane, Gold Coast… essas são as cidades que não faltam em nenhum roteiro numa viagem pelo Leste da Austrália, mas acredite: o país tem vários outros lugares pouco conhecidos, mas que sabem agradar seus visitantes!
Se for possível cruzar toda a Austrália, não deixe de conhecer Perth, e descubra aqui 10 passeios super lindos para fazer por lá!
Por que ir à Blue Mountains?
Há muitos motivos para a região de Katoomba, mas o principal é a estrela do lugar: o Parque Nacional Blue Mountains. Essa reserva florestal geralmente atrai pessoas mais aventureiras, mas o lugar precisa estar no roteiro de qualquer viajante que passe por Sydney, já que lá você encontra vistas espetaculares e um contato único com uma natureza intocada.
Além disso, o parque, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, oferece muitas trilhas que levam à diversas cachoeiras e visões de um verde hipnotizante, sem contar alguns passeios emocionantes que passam pelo meio da floresta. Com certeza, esse é um oásis em meio aos centros urbanos. Não perca a oportunidade de conhecer!
Se você estiver planejando sua viagem pela Costa Leste australiana e quiser fugir um pouco dos principais pontos turísticos, que tal conhecer Camberra que fica só há 3 horas de carro de Sydney? A cidade é a capital do país e oferece um passeio urbano diferente de todas as cidades costeiras! Vale à pena a visita!
Aliás, falando em capitais, você sabia que Camberra é a capital da Austrália ou ainda pensava que era Sydney? Nesse texto aqui eu peguei muita gente de surpresa! Aposto que você vai errar pelo menos uma dessas capitais!
O que fazer nas Blue Mountains
Como eu disse, o Parque Nacional é a estrela de Blue Mountains. Essa reserva florestal concentra um ecoturismo com direito a várias trilhas, cachoeiras, mirantes e muito mais! Inclusive, se você não for muito fã de aventura, também há passeios incríveis para apenas apreciar a imensidão da natureza nesse paraíso verde.
Geralmente, quem decide se aventurar por lá, escolhe fazer uma viagem de bate volta a partir de Sydney, mas o recomendado mesmo é passar pelo menos 2 dias na região para conhecer tudo com a calma que essas belas paisagens merecem. Separei aqui 7 passeios incríveis que te farão entender porque é tão importante adicionar este destino em seu roteiro! Vem conferir!
1️⃣ Conhecer o verdadeiro azul das Blue Mountains
O nome do parque nacional Blue Mountains não é por acaso. A área em que o parque se encontra é repleta de eucaliptos. E em dias de sol, essas árvores liberam gotas de óleo que, ao se juntar às partículas de água e de poeira, criam a cor azulada que dá fama à região. Por isso, quando visitar Blue Mountains, escolha um dia ensolarado para ver esse fenômeno único acontecer de pertinho!
2️⃣ Apreciar a vista panorâmica em Echo Point
Echo Point é onde fica o centro de informações turísticas. De lá saem algumas das trilhas para os pontos turísticos mais famosos da região como as pedras das The Three Sisters e Katoomba Falls.
Embora o lugar ofereça um bom ponto de início para os passeios, o que deve ser mesmo apreciado é a visão fenomenal que o local proporciona. Em Echo Point você tem a oportunidade de visualizar uma imagem panorâmica do parque nacional, onde de um lado você vê a formação rochosa das Três Irmãs e do outro, as montanhas azuis responsáveis pelo nome do parque. Então, não perca a oportunidade de contemplar essa visão exclusiva!
3️⃣ Conhecer as lendárias The Three Sisters (as Três Irmãs)
Esse é um um dos pontos turísticos mais famosos de Blue Mountains. E se você gosta de uma bela paisagem natural com direito a lendas urbanas, essa atração é um prato cheio!
A formação rochosa é famosa por guardar uma história triste sobre três irmãs da tribo Katoomba que se apaixonaram por três irmãos de outra tribo rival. A tentativa de casamento entre eles desencadeou uma guerra entre as duas tribos colocando as três irmãs em perigo. Assim, para a proteção delas, um feiticeiro as transformou em pedras, mas ele morreu antes que pudesse reverter o feitiço, deixando-as petrificadas lá para sempre. Bem triste, né?
Você pode optar por uma dessas três formas para conhecer as Três Irmãs:
- Observar as três pedras por Echo Point;
- Apreciar de longe, por um dos mirantes de Scenic Word;
- Fazer uma trilha que passa por entre as pedras, na qual você pode até tocá-las.
4️⃣ Fazer passeios no meio da floresta
Para quem não tem muito pique para as trilhas, mas quer curtir as paisagens naturais, o Scenic Word é o lugar perfeito! Lá você encontra um complexo de onde saem bondinhos e trenzinhos que fazem os passeios no meio da floresta.
O bondinho (Scenic Skyway) é super recomendado. Ele fica suspenso a 270 metros de altura e possui piso de vidro. A cabine atravessa o Jamison’s Valley e oferece uma visão privilegiada das montanhas ao redor. Já o trenzinho (Scenic Railway – Funicular) tem a fama de ser o mais inclinado do mundo! Ele desce 310 metros num trilho com 52 graus de inclinação, passa pela floresta e chega até à base de Jamison`s Valley. Esse é um passeio emocionante e imperdível!
ℹ️ Dica quente: o Scenic Word é uma das atrações que não tem ligação com Echo Point. Para chegar até ele é preciso pegar um ônibus à, partir da estação de trem, em Katoomba.
5️⃣ Admirar as várias cachoeiras
Existem duas cachoeiras mais famosas nas Blue Mountains: Katoomba Falls e a Cachoeira da Bruxa. A boa notícia? Numa mesma trilha você consegue conhecer as duas, mas se prepare porque essa é uma caminhada mais longa e um pouco cansativa. Mesmo assim, vale à pena o esforço, pois ele será recompensando com muitas vistas privilegiadas!
A trilha sai de Echo Point e tem como destino Katoomba Falls. Embora a trilha seja mais longa, o caminho é fácil, pois há uma estrutura ótima de calçamento e corrimão. Espere momentos impressionantes já no trajeto, pois há vários mirantes no caminho…. Fica até difícil se controlar pra não tirar milhões de fotos toda hora!
Preste atenção no meio da trilha, porque é lá que você irá encontrar a cachoeira das bruxas que só de ver a cascata, você entenderá o nome. Depois de várias fotos por lá, você finalmente chegará à Katoomba Falls – uma cachoeira lindíssima muito alta que cai em um abismo profundo.
A visão dessa arquitetura da natureza é surpreendente e de quebra, ainda dá para ver muitas cacatuas que usam a cachoeira e suas pedras para pousar e tomar um sol! É um verdadeiro passeio de contato com a natureza!
6️⃣ Cavernas de Jenolan
Embora as cavernas de Jenolan não estejam propriamente dita em Blue Montains, esse com certeza não é um lugar para ficar de fora da sua viagem! Com rios cristalinos, estalactites, estalagmites e formações de calcário, Jenolan Caves está entre uma dos mais antigos e mais bem preservados sistemas de cavernas do mundo!
As cavernas de Jenolan ficam próximas às Blue Mountains, e, por isso, há várias excursões de ônibus que saem de Katoomba. Então é super recomendado combinar os dois passeios.
ℹ️Dica quente: Saiba que a única maneira de explorar as cavernas é por meio de uma visita guiada. Há mais de 10 cavernas diferentes para descobrir e a mais famosa entre elas é a Caverna de Lucas, a câmara mais alta e ampla. Essa é uma ótima oportunidade para um passeio diferente: conhecer o subterrâneo de uma caverna. Então não deixe essa chance passar!
7️⃣ Passear no Jardim Botânico, Mount Tomah
Para um descanso das trilhas, cachoeiras e toda a aventura no parque nacional de Blue Mountains, a dica é passar um tempo no Blue Mountain Botanical Garden. Nesse jardim botânico de 28 hectares, você vai encontrar um lugar tranquilo com lindos jardins que reúnem milhares de plantas do hemisfério sul – e de todo o mundo. Lá também é possível ter uma visão diferente do Parque Nacional Blue Mountains, já que ele estará sob uma outra perspectiva.
Esse jardim botânico é perfeito para começar o dia tomando um delicioso café da manhã, uma tarde com direito a piquenique, ou ainda relaxar imerso à uma natureza tão viva e bela.
E aí curtiu conhecer esse oásis em meio aos centros urbanos da costa leste australiana? As Blue Mountains vão te surpreender com muitas belezas naturais, não perca está chance! Coloque o passeio até Katoomba em seu roteiro e, se possível, deixe dois dias para ver todas as atrações com calma.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Muito show! Realmente vale muito conhecer Blue Mountains. Estive lá duas vezes e quero voltar mais. Ah, e no inverno tem ⛄️ ❄️ lá..
Show, quero muito ir na neve lá tambem! Obrigada pela leitura! Volte sempre!