Todo viajante que ama uma boa praia, com certeza já sonhou em passar alguns dias naquelas ilhas paradisíacas que aparecem nas fotos de revista, com um mar de mil tons de turquesa e um impressionante pôr do sol sobre o oceano. Estamos falando das Ilhas Maldivas!
Maldivas é acordar ouvindo o canto dos pássaros e dormir com o som das ondas do mar. Maldivas é ter o Oceano Índico como sua piscina particular. Maldivas é sonhar e perceber que já está acordado!
O arquipélago das Ilhas Maldivas é composto por mais de 1190 ilhas, e muitas pessoas sonham em conhecer esse verdadeiro paraíso na Terra. Num primeiro momento pode parecer um sonho distante, mas se você tirar um tempinho para pesquisar, vai ver que está mais fácil do que você imagina.
Ao contrário do que muitos pensam, o famoso país insular não é apenas para os casais apaixonados, que viajam de Lua de Mel. Claro, muitos casais escolhem o destino para fazer uma viagem romântica, mas o arquipélago tem muitos lugares para se hospedar com a família e, até, com crianças.
Além disso, embora em geral os preços sejam altos, existem opções nas ilhas que tornam a viagem mais acessível e econômica. Então, que tal tirar esse destino glamuroso do papel e começar a planejar sua viagem pelas famosas Ilhas Maldivas?
📋 Ficha técnica das Maldivas
Nome Oficial: República das Maldivas
Fuso Horário: GMT +5 (8 horas a frente do Brasil)
Código Internacional do telefone: +960
Capital: Malé, com quase 143 mil habitantes (dados de 2017)
População: pouco mais de meio milhão de habitantes (dados de 2018)
Religião: Islamismo
Idioma: Divehi (idioma local), mas a maioria fala inglês
Direção: dirige-se pela esquerda (mão inglesa)
Moeda: rupia das Maldivas (MVR) ou rufiyaa. Mas você não vai precisar da moeda oficial lá, porque o dólar americano é amplamente aceito no país. Inclusive, a maioria dos preços já aparecem em USD. 1 Coca-Cola custa aproximadamente U$5 dólares nas Maldivas.
🌏 Como chegar às Maldivas
Não há voos diretos do Brasil para as Maldivas. O voos fazem conexões em grandes aeroportos mundiais e são sempre uma longa jornada. Esteja preparado para mais de 20 horas de viagem, no mínimo. Você pode escolher entre três caminhos para chegar as Maldivas:
- A primeira opção é pela companhia Emirates Airlines com conexão em Dubai;
- A segunda é pela Qatar Airways que tem Doha como parada;
- E se você optar pela Turkish Airlines, irá passar primeiro em Istambul antes de seguir até o arquipélago das Maldivas.
Enquanto estiver planejando sua viagem, você vai perceber que as dois maiores gastos na viagem ficarão por conta das passagens e das hospedagens. Além do fato de ser super raro encontrar promoções das companhias aéreas.
ℹ️ Dica quente: Se você estiver em busca de uma super viagem, conhecer dois destinos maravilhosos e de quebra dar uma economizada nas passagens aéreas, a dica é: combine sua viagem às Maldivas com uma parada na Tailândia. Saia do Brasil com destino a Bankok (capital da Tailândia), de lá voe até Malé (capital das Maldivas) e no último dia, retorne a Bankok novamente para pegar o voo de volta ao Brasil. É comum passagens partir de 200 dólares ida e volta, fazendo esse trecho separadamente. Quem curte uma viagem estendida, esta pode ser uma boa opção.
💂♂️ Precisa de visto para as Maldivas
Brasileiros que visitam as Ilhas Maldivas por até 30 dias a turismo não precisam de visto. Contudo, é necessário ter em mãos as reservas de hospedagens e passagens de volta.
ℹ️ Além disso, na imigração do país pode ser cobrado vacina contra a febre amarela, então antes da viagem certifique-se de estar com sua carteira de vacinação internacional em dia!
⛱️ Como é o clima nas Maldivas
Por se localizar próximo à Linha do Equador, o clima nas Maldivas possui temperaturas estáveis (e quentes) durante todas as estações. O que mais varia, na verdade, são as épocas de seca e chuvas de monções.
A época da chuva de monções – final de abril até outubro – é acompanhada de ventos fortes e tempestades pesadas. Já a estação seca ocorre entre dezembro e março. Opção melhor para quem não ter interromper a programação do dia para esperar a chuva passar.
Como a temperatura é estável o ano todo, espere uma média de 25ºC a 27ºC, ideal para tomar banho de mar todos os dias!
🏨 Onde se hospedar nas Maldivas
Para escolher onde se hospedar, é preciso entender como funciona a geografia política das Maldivas, no qual o arquipélago é dividido em ilhas privadas e ilhas públicas.
Saiba que não há uma escolha perfeita entre os dois tipos. Tanto as ilhas privadas, quanto as públicas tem vantagens e desvantagens, cabe a você avaliar e escolher qual lugar atende melhor às suas necessidades:
🏝️ Ilhas Privadas
As ilhas privadas são as que ficam sob domínio dos resorts all inclusive super luxuosos. Eles têm preços bem mais salgados e são os responsáveis pela fama de que nas Maldivas se gasta muito. E de fato, as Maldivas não são um destino barato, mas diferente do que se pensa ela está longe de ser inacessível!
Os resorts oferecem uma infraestrutura completa para você passar dias esplêndidos em bangalôs charmosos sobre um mar azulzinho. Com certeza se hospedar nos all inclusive é sinônimo relaxar sem preocupações, mas a desvantagem é não conhecer verdadeiramente o que Ilhas Maldivas podem oferecem de cultura, história e tradições.
E vamos combinar… uma das partes mais legais de visitar um país novo é conhecer suas particularidades e diversidades. Então é importante dizer também que existem resorts e hotéis com preços mais baixos, e que compensam o custo x benefício. Ou seja, não são baratos, mas para o que oferecem, estão entre as melhores opções do arquipélago, considerando a média diária dos resorts mais tops.
Se você quiser conhecer essas opções que oferecem um bom custo X benefício, dê uma olhada nessas hospedagens: Mercure Maldives Kooddoo Resort, Velassaru Maldives, e o Bandos Maldives.
🏝️ Ilhas Públicas
As ilhas públicas são onde a população local vive e, por isso, optar por ficar na região é estar em plena imersão com a cultura e o cotidiano maldiviano. Além de ter uma vivência única com a população local, outra grande vantagem de ficar nas ilhas públicas é o preço, que sempre é bem mais acessível do que nas ilhas privadas.
E não se engane! Embora não haja resorts all inclusive requintados, há ótimos hotéis para agradar casais e famílias, sem contar que o mesmo mar azulzinho que banha as ilhas privadas, também banha as ilhas públicas.
ℹ️ Dica: pesquise os hotéis da ilha pública Maafushi. Lá costumam ter hotéis de qualidade com bons preços.
Apesar dos valores atrativos e da imersão cultural, escolher se hospedar nas ilhas públicas exige que você se atente a alguns costumes e regras para respeitar os nativos. Por ser um país muçulmano, o consumo de álcool é proibido, você não encontrará carne de porco e há algumas restrições de vestuário – regras que não se aplicam aos resorts.
Para conhecer a sofisticação dos resorts all inclusive nas Maldivas sem gastar muito, a dica é comprar passeios day use para passar o dia no luxo e regalias de um all inclusive. Assim você utiliza toda a infraestrutura cinco estrelas do local, mas pagando bem menos do que o preço de uma diária, já que o ticket day use é desfrutar do dia, mas não da hospedagem em si.
✈️ As Maldivas combinam com: Tailândia
Como eu disse antes, uma forma mais barata de chegar até as Maldivas, seria fazendo uma viagem casada com a Tailândia. Incluindo uma parada – à parte – que ofereça passagem de baixo custo até as Maldivas. Então na ida ou na volta, separe alguns dias para conhecer esse país exuberante, que caiu de vez no gosto do turismo mundial.
Tomando a feliz decisão de conhecer um pouco da grandiosa Tailândia, saiba que é preciso tempo para se adaptar a todas as cores, cheiros e sabores intensos tão diferentes da nossa cultura ocidental. O país harmoniza com maestria paisagens fantásticas – onde se encontram algumas das praias mais bonitas do mundo – com uma espiritualidade capaz de acalmar qualquer alma agitada.
Em Bangkok, você encontra uma mistura de arranha céus, templos e luzes néon em uma cidade que comporta mais de 6 milhões de pessoas! Não é à toa que o país é um dos mais famosos destinos do sudeste asiático. Uma ideia genial, que contrasta super bem com a calmaria das Maldivas. Que tal?!
Falando em sudeste asiático, você já ouviu falar de Laos, um mini país em meios aos gigantes do turismo nessa região? Você vai se encantar com tamanha tranquilidade, belezas naturais e a vantagem de um baixo custo de viagem. Se você quiser saber mais, não deixe de conferir Laos, um cantinho escondido no Sudeste Asiático.
🚫 O que não fazer nas Maldivas
Agora que você já sabe que o país é dividido em ilhas privadas e públicas, fica mais fácil entender o que não fazer por lá, principalmente na parte pública do arquipélago.
Enquanto as ilhas privadas funcionam em função dos estrangeiros e não se enquadram nos costumes culturais, as ilhas públicas precisam de uma atenção especial independente se você for se hospedar ou só passear por lá. Como o país segue fielmente o islamismo, você precisará seguir essas regras para respeitar os hábitos culturais dos povos locais:
🟡 Código de vestimenta: essa regra vale principalmente para as mulheres. Elas devem estar com roupas que cobrem o corpo todo (calças e blusas de manga comprida). E biquinis não são permitidos na maioria das praias. Nas que forem permitidas, você encontrará placas sinalizando.
🟡 Alimentação: a religião Islâmica pratica a proibição de alguns alimentos, como por exemplo a carne de porco, das aves de rapina, das serpentes e do macaco. Assim, também é proibido o consumo de carnes de animais que possuam garras, como os ursos. Animais considerados repulsivos, como baratas também é proibido. Não é permitido consumir sangue de animais. E, além disso, apenas peixes/mariscos com escamas podem ser consumidos. Lula, polvo, lagosta são também proibidos.
🟡 Álcool: o consumo de álcool é proibido nas ilhas públicas, justamente pela prática rigorosa do islamismo.
🟡 Itens de bagagem: qualquer item de bagagem que seja proibido no país será confiscado logo na entrada. Entre os itens estão: carne suína, bebidas alcoólicas, qualquer coisa que possa ser interpretada como pornografia e outros objetos religiosos que não pertençam ao islamismo.
🟡 Afeto em público: demonstrações de afeto em público entre casais, como beijos e abraços, também não é permitido, de acordo com as leis religiosas do país.
✅ Dicas Quentes para quem visita as Maldivas
🍜 Gastronomia
Para quem se hospedar nos resorts com regime alimentar all inclusive, será difícil conhecer realmente a culinária maldiviana, porque a comida preparada para os hóspedes é voltada a atender um padrão internacional.
E embora a comida seja boa, não deixe de conhecer as ilhas públicas e provar a comida local. Os como principais ingredientes são o peixe, o côco e os grãos, em uma culinária que remete à indiana.
🔌 Tomada
Nas Maldivas, a voltagem é de 230v e a tomada varia de hotel para hotel, mas no geral eles usam um tipo universal que aceita a tomada de vários países. De qualquer forma, tenha consigo sempre um adaptador universal para não ter problemas ao carregar seu celular e outros eletrônicos.
🧾 Impostos e taxas
Fique atento a tudo o que for consumir no hotel e nos passeios, porque as taxas são um dos fatores que mais encarecem a viagem. Sobre tudo o que for comprado há uma cobrança de 12% de imposto + 10% de serviço, totalizando 22% a mais!
🚌 Tranfers
É importante verificar a distância do aeroporto em Malé até a ilha que você for se hospedar. Muitos resorts localizam-se longe da capital e você terá que ir de barco ou, ás vezes, até de hidroavião (que costuma custar 500 dólares por trecho). Fique de olho e programe-se com antecedência.
⏱️ Fuso horário
Algumas ilhas, sobretudo as privadas, podem adotar seu próprio horário para maior aproveitamento do sol, normalmente uma hora a frente da capital Malé, então verifique o fuso da ilha em que você se hospedará.
E aí curtiu conhecer mais sobre esse lugar tão cobiçado no Sudeste Asiático? Com um bom planejamento, você poderá desfrutar de uma viagem relaxante e inesquecível nas Ilhas Maldivas.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 4