O Laos é um mini país, escondido entre os mais famosos do Sudeste Asiático, mas que guarda lindos tesouros e uma paz que vai te conquistar.
Já faz um tempo que o Sudeste Asiático vem ganhando fama, entrando na lista dos viajantes mais ousados, que querem novidade. O Laos vai preencher uma lista de requisitos como tranquilidade, belezas naturais, baixo custo de viagem e uma boa combinação com outros países vizinhos.
A história do Laos é marcada pelo sofrimento com as Guerras. Esteve sob colonização da França no século XIX, juntamente com o Vietnã. Sofreu ataques do Japão na Segunda Guerra Mundial, e foi o país mais bombardeado pelos USA durante a Guerra do Vietnã. Sofreu consequências de uma enorme guerra civil que se instalou ali, quando houve troca da Monarquia para o Comunismo. O país se fechou e somente nos anos 90 que se abriu ao mundo. O turismo é recente e vem ganhando consistência com o passar dos anos.
Fica Técnica do Laos
Nome oficial: República Democrática Popular do Laos 🇱🇦
Fuso horário: UTC + 7 10 horas a frente do Brasil. (Meio dia no Brasil, são 22 horas lá)
Código internacional de telefone: +856
Capital: Vientiane com uma população aproximada de 800.000 habitantes (contando com a zona metropolitana)
População: 6,858 milhões (dados de 2017)
Religião: predominantemente Budista
Idioma: Laosiano, mas também há um resquício de Francês
Direção: dirige-se pela direita
Moeda: Kip laosiano ou LAK (₭). ($1 dólar americano = 8.987,00 ₭) (1 Coca-cola lata custa 10.000,00 ₭)
Como Chegar?
Não existem voos diretos do Brasil para o Laos, a melhor opção é partir de algum dos países vizinhos. Diariamente saem voos da Tailândia, Malásia, Coréia do Sul e demais países do Sudeste Asiático. As duas cidades de entrada no país são Vientiane (código do aeroporto VTE) ou a cidade mais famosa, Luang Prabang (código do aerporto LPQ). Use o skyscanner para planejar seus voos.
Se você estiver na Tailândia, Malásia ou em algum pais vizinho do Laos, você também pode entrar de ônibus ou de barco pelo rio Mekong.
Qual moeda usar no Laos?
A moeda oficial é o LAK (₭) e dificilmente você conseguirá comprar fora do país. Procure viajar sempre com Dólar Americano, Euro ou com o Baht, que é a moeda tailandesa, pois são amplamente aceita no Laos. Se por exemplo em um restaurante, você pagar com outra moeda, eles te darão o troco em LAK. Então, esteja atento para gastar todos os seus LAKS antes de sair do país.
Não saia sem dinheiro, a maioria dos locais não aceita cartão e os que aceitam, cobram uma taxa de 5% a mais. O custo de vida é baixo e, em geral, alimentação, bebidas e passeios custam muito barato.
Visto para entrar no Laos
Brasileiros precisam de visto para entrar no Laos, no entanto podemos emiti-lo ao chegar no destino. O visa on arrival é o jeito mais simples de ter o visto de turista, depois de pegar uma fila junto com todo mundo que chegou no voo.
Custa 30 doláres (aceita somente dinheiro em espécie) e precisa de 1 foto 3×4, caso você não tenha a foto, eles cobram mais 1 dolar para scanear a foto do seu passaporte. Você precisa do passaporte válido por 6 meses e uma folha em branco dele para ser colado o visto. A validade é de 30 dias.
Segurança no Laos
O Laos é um país muito pobre, que praticamente ainda não tem um apelo grande ao turismo. Mas mesmo assim é um país seguro. Eles respeitam muito as pessoas, as mulheres e não há problema em viajar sozinho. Não há altos registros de violência, roubo e etc.
Eles estão aprendendo agora a lidar com tanta novidade, com tanta gente que tem aproveitado uma viagem a Ásia para dar um pulo lá. A maioria das pessoas são queridas, sorridentes, honestas e cativantes.
Idioma no Laos
Quase ninguém fala inglês. As pessoas em geral falam apenas o básico do inglês para o turismo e mesmo assim de uma forma meio rústica.
Embora o Laos tenha sido colonizado pela França, o Francês já praticamente se perdeu. Apenas os mais velhos tem alguma noção, mas não é mais uma língua entre os nativos.
Qual é a melhor época para viajar para Laos?
A melhor época para viajar para o Laos é de novembro a fevereiro, durante o período de seca, pois quase está sem chuvas e é menos quente. Dezembro e janeiro costumam ser os melhores meses. Mas são também os meses mais cheios.
O norte do país é mais montanhoso enquanto o sul tem mais planícies. As maiores belezas naturais estão praticamente todas localizadas na parte norte.
Laos combina com
O país está compactado no meio de vizinhos famosos no Sudeste Asiático. Ele faz fronteira com Tailândia, China, Mianmar, Vietnã e Camboja, ou seja, dá para fazer uma viagem casada com todos esses países. Com certeza um super roteiro para combinar tantas diversidades, tão próximas umas das outras.
Sem dúvidas, o Laos – que é o sétimo menor país da Ásia – vai ser o lugar mais rústico entre todos seus vizinhos. Aqui a viagem é lenta, e você vai desacelerar da loucura de Bangkok, por exemplo. A ordem é não ter pressa e se conectar de corpo e alma a simplicidade e natureza de ser.
Dicas quentes para quem vai visitar o Laos
🏥 Seguro viagem
Você nunca, mas nunca mesmo deve viajar sem seguro viagem, principalmente para países mais exóticos como o Laos. Você nunca sabe se vai passar por perrengues, se alguma comida vai te fazer mal ou te mesmo se machucar em algum passeio.
🛐 Religião
A principal religião do Laos é o budismo. Respeite os locais e use roupas mais cobertas e mais folgadas. Lembre-se de tirar os calçados antes de entrar nos templos religiosos.
Há dezenas de Templos Budistas, construídos nos anos de 1500 e 1600. Verdadeiras relíquias que são muito bem conservadas e muito visitadas. Espere gastar coisa de 1 ou 2 dólares para entrar nos mais famosos.
🚶 Transporte
O melhor meio de andar no Laos é usando seus pés. Aproveite para andar muito à pé, ou de bike. Motos e tuk-tuks também são ótimas opções. Turista não pode dirigir no Laos. Os táxis são baratos, um trecho de ida ou volta ao aeroporto costuma ficar menos de 10 dólares. O Rio Mekong é um grande meio de sobrevivência das mais de 4 mil ilhotas espalhadas pelo país. É por ele também que grande parte da população se locomove entre as cidades.
🍲 Comida e Bebida
A comida é muito parecida com o restante do Sudeste Asiático, mas com menos pimenta que a maioria. Forte presença da comida Tailandesa. Dizem que o Laos tem a comida mais “parecida” com a ocidental, por causa de sua influência francesa. O arroz é altamente consumido e cultivado.
Beba sempre água mineral engarrafada. A água das torneiras não é confiável, assim como o gelo. Só use-o se souber a procedência. E evite consumir bebidas alcoólicas em público, pois é considerado falta de educação.
🔌 Tomada
A eletricidade é 220v e você encontra plugs do tipo americano. A melhor opção é sempre levar seu adaptador universal de tomadas, assim você evita de gastar dinheiro com adaptadores.
🤑 Dinheiro e Internet
Os caixas eletrônicos e internet no Laos são coisas escassas e precárias. Prepare para levar dinheiro físico e para se desconectar do mundo. O chips locais no entanto, podem ser a melhor opção para a internet, mas mesmo assim, lenta e instável.
🗺️ Cidades
Apesar da capital do Laos ser Vientiane, de longe, a cidade mais conhecida e visitada é Luang Prabang, com suas inúmeras e belas cachoeiras.
🚨 Drogas
Não use drogas nunca! Cuidado com festas pois, juntamente com Mianmar e Tailândia, o Laos é conhecido por ter grande influência na produção da heroína. No entanto, as penas para uso de drogas são altíssimas, chegando a pena de morte.
E aí, já conhecia o Laos? Definitivamente é um país que você não pode deixar de fora quando for se meter pelo Sudeste Asiático. Um paraíso inexplorado que vai deixar sua viagem ainda mais especial.
Obrigada pela leitura, e boa viagem!
Parabéns ju. Mais um excelente texto que nos faz sonhar e sentir que podemos também conhecer esses lugares .
Pois é, Gê! O mundo é muito grande e grande parte dele está acessível aos sonhos.
Planejamento e bora lá!
Abraços enormes, obrigada pela leitura.
Parabéns, excelente dicas! Parece ser incrível esse lugar🤗
Que linda, obrigada pela visita no site, Ju. Beijos!
Já quero ir pra lá!!!! 👏🏽👏🏽
E eu queria ir pra lá te encontrar! Todos dizem que o Laos é muito acolhedor.
A China nunca esteve nos meus planos… mas agora já começo a pensar! Parece incrível!!! 🤗
Eu deixo a China para o final da fila 🙂
hahaha…