Olá, se você chegou até este post, sem antes ter lido o Guia Completo do Apostilamento de Haia, volte lá e saiba tudo, tudo mesmo, sobre ele. Todas as perguntas de como, onde, quanto, e tudo o mais para você entender de vez como funciona este Tratado, que veio pra ajudar a vida de quem precisa levar documentos importantes para o exterior.
Agora, se você precisa saber sobre o Apostilamento de Haia no estado do Pernambuco, este post é para você. Vamos lá!
Quanto custa o Apostilamento de Haia em Pernambuco?
O valor para o Apostilamento de Haia em todo o estado do Pernambuco é de R$87,73 por documento, não importa o quanto de páginas ele tenha.
Eu entrei em contato com vários cartórios da capital, Recife, e as informações bateram certinho. Os cartórios de lá tem preços tabelados e em qualquer um, será o mesmo valor.
Em Minas Gerais, os cartórios cobram um valor fixo por página + um adicional por cada folha extra. Mas isso não acontece no PE, então você vai pagar o valor por documento apenas, mesmo que ele tenha muitas páginas.
ℹ️ Dica quente: Nunca vá ao cartório sem antes ligar ou mandar e-mails. Eles são solícitos e respondem tudo. As informações são coerentes e, em geral, batem uma com a outra. Tenha paciência pois esse é um assunto burocrático que vai te exigir calma e organização.
Sobre o apostilamento de Haia em Pernambuco
Os cartórios pernambucanos que retornaram meus emails explicaram que em Pernambuco apenas os Ofícios de Notas fazem o apostilamento de Haia. Talvez haja alguma outra informação que não consegui por e-mail, então fique atento. Os tipos de cartório podem influenciar no tipo de documento a ser apostilado.
Fique atento às regras do Apostilamento de Haia no Pernambuco:
- Apostilam-se apenas documentos originais e com firmas reconhecidas;
- Os valores de Reconhecimento de Firma e de Autenticação são pagos por fora;
- Documentos que são cópias autenticadas, com firmas reconhecidas;
- Documento eletrônico assinado com certificação digital;
- Lembrando sempre que os reconhecimentos de firma devem ser feitos antes do apostilamento;
- Os apostilamentos geralmente são dos documentos relacionados à obtenção de dupla cidadania, como certidão de nascimento, casamento e óbito. Porém, também podem ser legalizados diplomas universitários, atestados de antecedentes criminais, certidões negativas pessoais, procurações, escrituras públicas, matrículas de imóveis, documentos pessoais e administrativos, declarações oficiais de documentos privados, reconhecimento de assinatura, contratos e qualquer documento em que haja o reconhecimento da firma do autor;
- Você não precisa de procuração para delegar a função a outra pessoa, caso você mesmo não possa comparecer ao cartório. Qualquer um pode apostilar quaisquer documentos que estejam de posse. Desde que seja maior de 18 anos;
- Documentos particulares no idioma inglês, é necessário ter reconhecimento de firma + tradução pública juramentada para o português;
- Em geral o prazo é de 5 dias úteis, mas quase todos entregam antes disso. Muitos até no mesmo dia;
- O atendimento é presencial e quase sempre por ordem de chegada.
Caso você tenha contatos com os cartórios do interior do estado do Pernambuco, deixe aqui suas experiências. Sempre há leitores percorrendo os mesmos caminhos que você.
O que é o Apostilamento de Haia?
É uma Convenção entre os países-membros, para que se certifique que um documento do Brasil seja válido no exterior.
Basicamente, é como se fosse um selo que atesta que seus documentos são verdadeiros e os tornam válidos para serem usados entre todos os países que fazem parte do Tratado.
Já fizemos este post com os cartórios do DF, de SP, de MG , BA, PR e do RS. Caso queira dar uma olhada, clique nos links relacionados.
Agora, veja aqui tudo sobre o PB4, o certificado gratuito para brasileiros, que dá direito ao uso do sistema de saúde público em Portugal.
Se ficou ainda alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, pois pode ser a dúvida de mais leitores também.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Olá Juliana!
Muito legal seu post. Eu pude resolver muitas dúvidas. Porém, ainda não consigo entender o tema do reconhecimento de firmas. Eu sou colombiano, fiz meu mestrado na UFPE no 2015 e estou precisando o apostilhamento do diploma. Você podería me ajudar aclarando aquele procedimiento para o reconhecimento de firmas??
Obrigado
Olá Iván, tudo bem?
Obrigada por seu comentário! 🙂
Você precisará ir à UFPE, conversar com a reitoria sobre quem assinou seu diploma, saber o cartório onde está pessoa tem firma (as pessoas podem abrir suas firmas em muitos cartórios). Uma vez que você souber qual é o cartório, vá até ele, reconheça firma da pessoa que assinou seu diploma e aí sim, você estará apto a fazer o apostilamento dele.
Uma sugestão: faça a cópia autenticada do seu diploma e faça a Apostila de Haia na cópia, pois a Apostila é um selo enorme, que vem colado no verso do documento. Sendo assim, se você apostilar o original, para sempre você terá esse selo no verso dele. E se apostilar a cópia, você pode usa-la para o devido fim, e então manter o original intacto.
Espero ter ajudado. Volte sempre aqui.
Abraços!