Quem é super fã das Olimpíadas? Quem fica 4 anos contando no calendário para abertura dos Jogos Olímpicos? Podemos então afirmar que, com certeza, quem ama de paixão este momento marcante no mundo dos esportes já sabe que este ano as Olimpíadas de Tóquio está acontecendo com um atraso sem precedentes. Um ano depois, devido a tudo que o planeta está vivendo, chegou a hora dos Jogos Olímpicos 2020 em 2021.
Vamos agora falar sobre 21 Curiosidades sobre as Olimpíadas! Todo mundo que ama este assunto, vem com a gente!
1️⃣ A origem dos Jogos Olímpicos é mitológica. Segundo a tradição, Zeus teve um filho com uma mulher mortal, Hércules. Então, a deusa Hera obrigou o filho a fazer 12 trabalhos, um deles era limpar os estábulos do rei Áugias, que não eram limpos há mais de 30 anos. Após conseguir finalizar o trabalho, o herói criou um festival em Olímpia para homenagear seu pai.
2️⃣ Os jogos Olímpicos da Era Moderna foram idealizados pelo pedagogo e historiador, Pierre de Frédy – mais conhecido como Pierre de Coubertin ou Barão de Coubertin por conta de seu título de nobreza. Ele reinventou os jogos gregos em 1984, e só em 1986 aconteceram os primeiros jogos, em Atenas, na Grécia.
3️⃣ O símbolo das Olimpíadas foi idealizado em 1914 também pelo Barão de Coubertin. Ele é composto por cinco arcos – ou aros, ou anéis – entrelaçados que simbolizam a união dos cinco continentes. As cores são azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Pelo menos uma delas está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais.
4️⃣ Em todas as aberturas de Jogos Olímpicos, a Grécia é sempre a delegação que entra primeiro no desfile. Além disso, o país-sede finaliza a abertura. Por isso, em 2004, nos Jogos de Atenas, o mesmo país abriu e depois encerrou o desfile.
5️⃣ Além dos Jogos Olímpicos de Verão, que são os mais conhecidos, também há os Jogos Olímpicos de inverno, com esportes de gelo e neve, e os Jogos Paralímpicos, voltado para atletas com deficiência física e visual.
6️⃣ A Tocha Olímpica é um dos mais bonitos rituais dos Jogos. Ela é levada para o estádio olímpico de mão em mão, um percurso que começa meses antes e passa por vários atletas e pessoas importantes, principalmente do país anfitrião. Quem acende a tocha no estádio é sempre um mistério à parte, normalmente, algum atleta campeão do país anfitrião.
7️⃣ O evento de encerramento também é um espetáculo! É nele que a chama Olímpica é apagada.
8️⃣ Em 2020 os Jogos Olímpicos foram adiados. Mas, lá em 1916 eles foram cancelados por conta da Primeira Guerra Mundial. O mesmo aconteceu nos anos de 1940 e 1944, quando o motivo foi a Segunda Guerra Mundial.
9️⃣ O Brasil já participou de 22 edições. Nelas, o país ganhou 129 medalhas, sendo 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze. Vamos torcer para aumentar esse número em 2021!!!
🔟 O continente Africano é o único que ainda não sediou as Olimpíadas. Além disso, o Brasil foi o único país Sul Americano a ser anfitrião dos jogos, em 2016.
1️⃣1️⃣ Em toda história dos jogos modernos, os Estados Unidos é o país que mais conquistou medalhas, já são 2.522, até o início de Tóquio 2021. Em segundo lugar – muito atrás – está a Rússia, com 1.010 medalhas conquistadas. O terceiro lugar no pódio vai para a Grã-Bretanha, com 851 conquistas.
1️⃣2️⃣ O país-sede das Olimpíadas têm o histórico de ter ganho 13 medalhas a mais, pelo fato de ter sido a sede. Isso segundo o Jornal Folha de São Paulo.
1️⃣3️⃣ Essa é a 32° edição dos jogos, no entanto, só aconteceram de fato 29 (contando com Tóquio 2021). As que não aconteceram por causa das Guerras, foram somadas nesta contagem. Apenas quatro países participaram de todas as edições: Grã-Bretanha, Suíça, Grécia e Dinamarca.
1️⃣4️⃣ As Olimpíadas de 2024 serão em Paris, na França.
Veja também algumas curiosidades dos jogos de Tóquio 2021
1️⃣5️⃣ As Olimpíadas de Tóquio devem ser os primeiros Jogos de impacto ambiental zero. Da tocha (feita com o alumínio da carcaça provisória construída para o terremoto de 2011), às medalhas (feita com os restos de celulares), aos pódios (em plástico), às camas de papelão: tudo é feito de material reciclado.
1️⃣6️⃣ A cada edição os Jogos Olímpicos se reinventam e atualizam. Nos primeiros jogos em 1896, foram 9 modalidades esportivas, já em 2021 serão 46. Cinco a mais que em relação ao Rio 2016. Na verdade, o beisebol/softball está de volta – ele estava ausente desde 2008. Quatro novos esportes: surf, skate, escalada esportiva e karatê. O melhor é que o Brasil tem muitas chances de se destacar nesses novos esportes!
1️⃣7️⃣ Calor! Essa será uma palavra muito comum nos jogos em 2021, já que estão acontecendo durante o rigoroso verão japonês. Durante os Jogos de Tóquio de 1964, os organizadores mudaram o calendário de eventos para outubro, a fim de aproveitar as temperaturas mais baixas. Já para Tóquio 2021, o COI optou por seguir o cronograma tradicional.
Portanto, essas altas temperaturas terão um grande impacto sobre os atletas de resistência e para aqueles que competem ao ar livre. Por isso, essas também serão as Olimpíadas mais quentes da história. Por isso, a organização cobriu estradas com asfalto capaz de reduzir as temperaturas. Também, para a segurança dos atletas, a maratona será disputada em Sapporo, na ilha mais ao norte do Japão (Hokkaido). E o vencedor não cruzará a linha de chegada no estádio olímpico. Enquanto o ciclismo rodoviário acontecerá perto do Monte Fuji.
1️⃣8️⃣ As mulheres não podiam competir nos Jogos Olímpicos até o ano de 1906. Aliás, Pierre de Fredy, criador dos Jogos na Era Moderna, era radicalmente contra a presença de mulheres no esporte. Mas, foi apenas agora em Tóquio que todos os esportes, e todas as delegações, contam com mulheres, que representam 48,% dos atletas, a maior igualdade da história.
1️⃣9️⃣ O Brasil esteve presente no primeiro pódio do Skate nas Olimpíadas. O Skate estreou como esporte Olímpico em Tóquio de 2021 e a boa notícia é que tivemos brasileiros no pódio! O skatista brasileiro Kelvin Hoefler ficou com a prata ao alcançar 36,15 na pontuação geral do Skate Street. Completaram o pódio o japonês Yuto Horigomi, que ficou com o ouro. O bronze foi para o americano Jagger Eaton. Nosso brasileiro Kevin não só conquistou a primeira medalha do Skate, como a primeira brasileira em Tóquio 2021.
2️⃣0️⃣ Também foi do Skate Street a medalha da atleta brasileira mais jovem a conquistar o feito na história! Quem subiu no pódio foi a skatista Rayssa Leal, de apenas 13 anos, que também levou a prata na competição feminina. O ouro ficou com a japonesa, também de 13 anos, Momiji Nishiya. O bronze também ficou no Japão, com a skatista Funa Nakayama.
2️⃣1️⃣ O Brasil tem brilhado nos esportes estreantes! O primeiro ouro no surf também é brasileiro. Italo Ferreira conquistou o primeiro lugar e então vimos tocar o hino brasileiro pela primeira vez no Japão. Completaram o primeiro pódio do surf olímpico, a prata com o japonês Kanoa Igarashi, seguido pelo bronze do australiano Owen Wright. Por outro lado, infelizmente nossa estrela, o surfista Gabriel Medina, não trouxe nenhuma medalha para casa. Ele era considerado por muitos o favorito, mas acabou ficando apenas em quarto lugar.
Sempre é ótimo saber as curiosidades de um evento tão importante para o mundo todo, não é mesmo? Qual sua curiosidade favorita?! Obrigada pela leitura e até a próxima!