Os olhos do mundo estão voltados para o Catar, afinal o país sediará a Copa do Mundo Fifa em 2022. O país tem feito muitos investimentos para o turismo, até uma cidade está sendo construída! Então, veja abaixo tudo que você precisa saber antes de visitar o Catar. Vamos lá?
Confira todos os nossos posts sobre o Catar – Qatar:
Tudo sobre a Copa do Mundo de 2022 no Catar
13 Curiosidades sobre o Catar
Você sabe onde fica o Catar?
Conheça o Catar
O Catar está localizado na Península Arábica, no Golfo Pérsico. O emirado faz fronteira apenas com a Arábia Saudita, a noroeste fica a península do Bahrein. Além disso, a capital Doha fica no leste do país.
Cerca de 2,7 milhões de pessoas vivem em uma área de 11.606 quilômetros quadrados, com uma densidade populacional de cerca de 186 habitantes por quilômetro quadrado. A maior parte dessa população é formada por imigrantes.
O país tem pântanos salgados e faixas de deserto. Sua principal fonte de renda é o comércio de petróleo e gás natural. Por isso, o Catar é muito rico desde a década de 1960.
O horizonte de Doha no Golfo Pérsico foi integrado a novos arranha-céus, e os hotéis de luxo estão cada vez mais cortejando os turistas no país. Visitar o Catar é, sem dúvidas, uma experiência única!
Requisitos para viajar para o Catar
Antes de começar a arrumar as malas para visitar o Catar, é preciso saber quais são os documentos necessários para brasileiros entrarem no país. Veja quais são.
Visto para visitar o Catar
Em 2020 os governos do Brasil e Catar assinaram um acordo que acaba com a exigência de visto para os dois países. Sendo assim, os brasileiros que pretendem visitar o Catar por até 90 dias não precisam solicitar visto, desde que seja para viagens de turismo, trânsito ou negócios.
Brasileiro precisa de Seguro Viagem para visitar o Catar
O seguro viagem para visitar o Catar é obrigatório. Sem estar assegurado sua entrada na Imigração será barrada.
É importante saber que turistas não têm acesso ao sistema de saúde do Catar. Os valores da saúde privada são altíssimos e, então, garantir o seguro viagem é fundamental.
As coberturas do seguro viagem são muito completas! Vão desde emergências até repatriação sanitária, incluindo despesas com farmácia, extravio de malas, ajuda em caso de problemas pessoais, cobertura para acidentes e muito mais!
Você pode contratar o seguro viagem pela internet mesmo, pagar em reais, no cartão de crédito. Ao final do pagamento a apólice será enviada ao seu e-mail e, com ela em mãos, não tem erro. Você estará seguro e garantirá sua entrada no Catar sem maiores dificuldades.
Atente-se a cobertura do Seguro. Tenha em mente que seus pagamentos vão ser em dólar, caso haja algum sinistro. Então coberturas de 500.000 reais é algo a ser analisado. Se puder, suba a régua e aumente ao máximo suas coberturas.
Os principais seguros viagem são: Porto Seguro, Allianz, GTA Travel, Assist Card e World Nomads.
Documentos para entrada no Catar
Além do seguro viagem, os documentos exigidos para visitar o país são:
- Passaporte válido por mais de seis meses, com pelo menos duas páginas em branco
- Apresentação das passagens de ida e volta
- Comprovante de renda suficiente para o período de permanência
- Comprovante de reserva de hospedagens também poderão ser solicitadas
Como é o clima no Catar
Devido ao pequeno tamanho do país, as condições no Catar são muito uniformes e o clima é sub tropical, predominantemente quente e úmido.
Ao longo do ano, as temperaturas vão desde 22° no início do ano, até 42° nos meses de verão de junho, julho e agosto . Valores de pico acima de 45° não são incomuns em dias mais quentes, podendo chegar até a incríveis 50°, haja protetor solar e água para hidratação!
O Catar não é um país escasso em chuvas e umidade, porém as altas temperaturas fazem com que a chuva curta evapore muito rapidamente. Nos meses de inverno, as temperaturas podem baixar para níveis mais agradáveis de cerca de 15°.
Quando visitar o Catar
Devido ao clima, as melhores épocas de viagem para o Catar são de final de outubro a início de abril, quando as temperaturas estão entre 24° a 32°.
Aliás, a menos que você se prepare muito bem, uma viagem ao Catar não é recomendada nos meses de verão. Tempestades de areia que ocorrem regularmente podem atrapalhar a experiência de viagem, e as temperaturas extremamente altas podem ser insuportáveis para muitos turistas. Mesmo as idas à praia podem ser perigosas no calor do meio-dia por conta do calor insuportável.
Lugares para visitar no Catar
O Catar será sede da Copa do Mundo Fifa em 2022, por isso, o país vem ganhando muitos investimentos no turismo. Sendo assim, você encontrará hotéis e restaurantes luxuosos em muitos lugares.
Mas o que fazer nesse país? Veja algumas opções:
A capital Doha
A maior parte da vida econômica e cultural do Catar ocorre na capital, Doha. Com uma baía de 7 quilômetros que proporciona passeios incríveis, além de parques e praias. Na costa do Golfo Pérsico, o Corniche é um calçadão popular e o Aspire Park é um oásis verde relaxante.
Já, se você gosta de museus, pode conhecer o Museu de Arte Islâmica, que exibe uma grande coleção de objetos relacionados ao mundo islâmico de diferentes países e fica na extraordinária ilha The Pearl. Além disso, o Souq Waqif e o Katara Cultural Village, completam as três principais atrações do país.
Khor Al Adaid
A reserva natural Khor Al Adaid fica a apenas 60 km da capital e nela está um dos patrimônios da Unesco: o Mar Interior, onde as águas entram no deserto por quase 10 quilômetros. Apenas lá e na Namíbia é possível admirar este espetáculo de silêncio e paz.
Deserto no Catar
Se sua visita for entre outubro e abril, as temperaturas são agradáveis para visitar o deserto. Você pode fazer excursões com agências e se aventurar a bordo de carros 4×4 para percorrer com grande velocidade as dunas ao sul, esse é sem dúvidas um passeio e tanto.
Se você preferir uma aventura mais tradicional, poderá fazer um tranquilo passeio de Camelo. Rumo ao norte, as paisagens ficam mais áridas e rochosas.
Dicas para visitar o Catar
Quando visitamos um país, claro que queremos conhecer mais sua cultura. Mas, também é preciso respeitar o novo, o diferente. Então, veja algumas dicas para visitar o Catar.
- Procure se vestir de uma forma mais conservadora, sempre cobrindo ombros e joelhos.
- Informe-se sobre as práticas de comportamento em relação a festivais religiosos, como o Ramadã.
- Fique atento ao seu comportamento ao visitar templos religiosos, mesquitas e locais de fé.
- Outra dica importante, é que no Catar, é proibido (pela lei) fotografar instalações militares e outras instalações particularmente sensíveis, como prédios do governo, embaixadas. A fotografia em locais públicos é permitida. No entanto, evite também fotografar a população local sem primeiro pedir permissão.
O Ramadã no Catar
Durante o mês de jejum muçulmano do Ramadã, os costumes especiais se aplicam e também aos estrangeiros. Então, não é permitido comer, beber ou fumar em um local público do nascer ao pôr do sol, ou seja, durante o tempo em que os muçulmanos jejuam. Aliás, neste período a maioria dos restaurantes fecha durante o dia. Os restaurantes dos hotéis, no entanto, costumam estar abertos.
As datas do Ramadã mudam a cada ano, em onze ou doze dias. As datas exatas são determinadas apenas um pouco antes do início do mês de jejum e podem diferir em qualquer dia entre os diferentes países. O Ramadã termina com o fim de semana de celebração de três dias Eid Al Fitr.
O Catar é certamente um lugar que chama a atenção de quem quer conhecer um lugar com belezas naturais e construções luxuosas. E você, o que acha da ideia de visitar o país? Com tanta coisa linda e novidades para esperar a Copa do Mundo, o Catar com certeza vai estar na mira de muitos viajantes. Obrigada pela leitura e até a próxima!