Olá, viajantes! O centro-oeste brasileiro ainda é um lugar pouco explorado pelos turistas. Mas já passou da hora da gente colocar esses incríveis destinos na listinha de viagens e cair na estrada para desbravar o Brasil. Hoje é o dia da gente falar da linda Barra do Garças, cidade do Mato Grosso que oferece belezas naturais e muito contato com o ecoturismo.
Onde fica Barra do Garças
Barra do Garças fica no estado do Mato Grosso, a cerca de 500km da capital Cuiabá. A pequena cidade, com cerca de 61 mil habitantes é também conhecida como Paraíso das Águas, fica aos pés da Serra Azul e é um braço da Serra do Roncador.
Barra do Garças é vizinha dos municípios de Pontal do Araguaia, no Mato Grosso, e Aragarças, em Goiás. A divisa entre os estados se dá apenas pelos Rios Garças e Araguaia. Além disso, a cidade conta com muitas cachoeiras, cavernas, grutas, montanhas, matas nativas, águas termais e outros atrativos turísticos que encantam turistas.
A cidade também está localizada centro geodésico do Brasil, e também é conhecida como Portal da Amazônia, onde se inicia o paralelo 16.
Já se encantou pelas belezas de Nobres? Dizem que ele disputa no topo com o Bonito, no MS. Será?!
Melhor época pra visitar Barra do Garças
No centro-oeste temos verões quentes e chuvosos, e invernos secos. De outubro a abril espere encontrar mais chuvas e a paisagem mais verdinha. Mais volume de água nos rios.
De maio a setembro, temos a época de seca. Quando os passeios ficam melhores por causa da estiagem do Rio Araguaia, onde se formam bancos de areia, tornando-se um lindo atrativo para os turistas.
Como chegar em Barra do Garças
O Aeroporto de Barra do Garças é o maior aeroporto da região leste do Mato Grosso, localizado a 15 km do centro da cidade. Ele voos diários de Cuiabá, operados pela Azul.
✈️ Também é possível encontrar voos para Barra do Garças partindo de Uberlândia, Londrina, Navegantes, Curitiba, Brasília, São Paulo, entre outras. Sendo que a maioria faz conexão em Cuiabá. Além da Azul, Gol e Latam também operam na cidade.
🚗 Já, se você optar por uma viagem de carro, as estradas são a BR – 070, BR-158 , MT-100 e GO-194.
🚌 Além disso, a viagem de ônibus também é uma boa opção. Diariamente chegam ônibus na rodoviária de Barra do Garça vindo de vários destinos como Goiânia, Cuiabá, Brasília, São Paulo, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campo Grande, Dourados, Uberlândia, Maringá, Porto Velho, Imperatriz e outras cidades do Brasil inteiro.
O que fazer em Barra do Garças
Agora vamos conhecer os paraísos que esperam por você em Barra do Garça:
Serra do Roncador
A misteriosa Serra do Roncador é um cartão-postal da Barra do Garças, famosa pela história do arqueólogo e explorador britânico Percy Fawcett. Em 1925, o Coronel Fawcett organizou uma expedição para procurar a cidade perdida e desapareceu misteriosamente. Inclusive, essa é uma das lendas que dão origem aos filmes Indiana Jones.
No meio da montanha existe um lago chamado de O Portal ou Lagoa Encantada. Esta lagoa é misteriosa porque tem água muito cristalina e não possui seres vivos. Graças à instalação de várias comunidades esotéricas, a cidade é conhecida como um lugar sagrado de mistério e metafísica.
Também os fósseis de dinossauros, ruínas arqueológicas e o aparecimento de ovnis fazem parte dos mistérios da cidade.
Parque das Águas Quentes
O Parque das Águas Quentes é outro lugar que vale a pena visitar em Barra do Garças. O parque é uma área de lazer com piscinas hidrotermais, toboáguas, rios de correnteza e bares molhados. Além disso, as águas possuem temperatura que varia de 31 a 43 graus, com propriedades medicinais.
O parque está em reforma para a instalação de uma piscina de ondas, que já imaginamos que ficará incrível. A gestão dele é feita pela Secretaria Municipal de Turismo de Barra do Garças.
- Horário de funcionamento:Terça a domingo, das 8h às 21h
- Ingresso: R$5,00 e gratuito para idosos
- Contato: (66) 3401-9781
Parque Estadual da Serra Azul
O Parque Estadual da Serra Azul fica apenas a 3km do centro da cidade de Barra do Garças. Com11 mil hectares de natureza, é o local da Caverna dos Pezinhos com inscrições rupestres, e também onde está a Gruta do Macaco.
Além disso, há um complexo de cachoeiras que pode ser visitado por uma trilha de fácil acesso. As mais conhecidas são as da Usina e do Pé da Serra. Também, no Parque Estadual se encontra o Mirante do Cristo, de onde é possível ver Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia – e o encontro dos rios Garças e Araguaia, cujas águas não se misturam.
Tudo isso sem contar com uma exuberante fauna e flora, convivendo harmoniosamente com cachoeiras, fendas e cavernas, paleontologia e sítios arqueológicos, formações rochosas peculiares, lindas trilhas e matas virgens.
- Horário de funcionamento: terça a domingo. A escadaria funciona das 06h às 18h. As trilhas funcionam das 07h às 17h
- Ingressos: gratuito
Rio Araguaia
O Rio Araguaia nasce no Parque Nacional das Emas, em Goiás, tem 2 mil km de extensão e deságua no Rio Tocantins. Ele é o divisor natural dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins e sua riqueza de fauna e flora é exuberante.
O Rio passa pela cidade de Barra do Garças e é sem dúvidas um passeio que vale muito a pena! No passeio de barco, você poderá ver animais exóticos como botos cinza ou cor-de-rosa ou mesmo jacarés. Se você gosta de pescar, esse é o lugar certo.
Falando em pescaria, não perca nosso post com dicas incríveis para uma pescaria no Pantanal.
Porto do Baé
O Porto do Baé (ou Parque Salomé José Rodrigues) é um complexo de lazer às margens do Rio Araguaia. Ele é perfeito para relaxar em uma tarde tranquila. Conta com praça de alimentação, calçadões, rampa de skate, rampa para embarque e desembarque de embarcações, arquibancada para eventos náuticos e estacionamento.
Curiosidades da Barra do Garças
Antes de conhecer Barra do Garças, veja algumas curiosidades únicas da cidade:
Fuso horário em Barra do Garça
Vale lembrar que o fuso horário da Barra do Garças não seria o mesmo de Brasília. Geograficamente, deveria ser adotado o fuso horário de Cuiabá. Mas por razões econômicas e turísticas, na cidade o fuso horário é sim o mesmo que em Brasília (UCT -3). Ou seja, fique atento ao relógio pois a cidade faz seu próprio horário!
Aeroporto para discos voadores
Com a intenção de fomentar o turismo, em 1997 foi inaugurado um Aeroporto para discos voadores na cidade, o Discoporto.
Ele é, na verdade, uma réplica de uma nave e de uma placa de metal, em que o visitante pode tirar fotografias, fantasiado de extraterrestre. Existe até um projeto na Câmara Municipal de Barra do Garças para revitalizar o aeroporto.
Relatos sobre aparecimentos de ÓVNIs são frequentes na cidade.
Visita do Boto-rosa
No período de seca, as prainhas viram palco para alguns shows musicais. Mas o que você não esperava é que durante estes show, você poderá receber a visita de botos cor-de-rosa. Eles costumam dar um passeio por lá.
E, se você for um apaixonado por ecoturismo, não deixe de ler o post sobre o Jalapão.
Barra do Garças já virou seu próximo destino de natureza no Centro-Oeste? Esperamos que sim! Obrigada pela leitura e até a próxima!