Olá Viajantes! Chegou a hora da gente desvendar os caminhos que te levarão ao Chile! Da natureza selvagem e intocada da Patagônia, passando pelos mais de 2.000 vulcões (dos quais, 500 ainda são considerados ativos), terminando com os mais lindos céus estrelados do mundo no Deserto do Atacama. O que não faltam são motivos para visitar o Chile!
Mas, antes de começar a preparar as malas, veja aqui o que você precisa saber antes de visitar o Chile. Vamos lá?
Ficha técnica do Chile
Nome Oficial: República do Chile
Fuso Horário: GMT -3, ou seja, mesmo horário do Brasil
Código Internacional do telefone: +56
Capital: Santiago, com uma população aproximada de 6,5 milhões (dados de 2017)
População: 44,49 milhões (dados de 2018)
Religião: Cristianismo, prevalecendo o Católico Romano
Idioma: Espanhol
Direção: dirige-se pela direita
Moeda: peso chileno (CLP) ($1 dólar americano = 789 pesos)
Onde fica o Chile?
Localizado na nossa querida América do Sul, ele é banhado pelo Oceano Pacífico e faz fronteira com Argentina, Bolívia e Peru. O país conta também com alguns territórios ultramarinos – que são porções de terras pertencentes ao Chile, porém ficam afastadas da costa. Os principais são: a Ilha Sala y Gómez, a Ilha de Páscoa, as ilhas Desventuradas e o Arquipélago Juan Fernández.
ℹ️ Curiosidade: Você sabia que o Chile e o Equador são os dois únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil? Os outros 10 países fazem divisa com a nossa fronteira, neste imenso país que somos!
Como chegar ao Chile?
✈️ Como chegar no Chile de avião?
Muitas capitais do Brasil fazem voos para Santiago, a grande maioria com escala. Se preferir voo diretos, é possível que voando por Brasília, Rio ou São Paulo você terá rotas mais rápidas. A Latam e a Sky Airlines fazem voos diretos de GRU para o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL).
O Skyscanner é o melhor site para você ficar de olho em voos saindo do Brasil, programe-se bem e tente chegar e sair pelo mesmo aeroporto, isso reduz os custos das passagens.
🚌 Como chegar no Chile de ônibus?
É possível ir de ônibus para o Chile, mas é uma viagem muito longa. São mais de 50 horas para chegar no destino final, partindo de São Paulo, por exemplo. Se você partir do Rio Grande do Sul, serão cerca de 36 horas.
Há empresas que fazem a viagem para o Chile partindo também de cidades brasileiras como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Campinas e Curitiba.
🚗 Como chegar no Chile de carro?
Apesar de não fazer fronteira com o Brasil, é possível viajar de carro para o Chile. Mas, assim como a viagem de ônibus, será muito demorada. Essa é uma opção mais vantajosa se você tiver muito tempo e puder ir fazendo as viagens com algumas pernoites até a chegada ao destino final.
A melhor rota, saindo do Brasil, é pelo estado do Rio Grande do Sul. Neste caso, você já pode dar uma lida em tudo que você precisa saber para visitar a Argentina, pois será passando por lá, que você chegará ao seu destino.
Uma opção é pegar a BR 116 na direção sul, no Rio Grande do Sul seguir para Uruguaiana, pela BR-290. Lá, você atravessa a fronteira com a Argentina. Outra opção é aproveitar a viagem pela Argentina, e fazer uma rota que passe pela fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná.
Em caso de viagens de carro pela América do Sul, não deixe de conferir tudo que você precisa saber para ficar tranquilo e protegido na estrada. Estou falando do Seguro Carta Verde, que é exigido nos destinos rodoviários dentro do Mercosul.
Precisa de visto para o entrar no Chile?
Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. É necessário apresentar apenas o passaporte ou o RG (recente, em boas condições e de preferência com menos de 10 anos de expedição). A permanência no país não deve exceder 90 dias.
ℹ️ Dica Importante: Certidão de nascimento não é aceita como documento de viagem, mesmo para recém nascidos ou menores de idade. Já a CNH, é fruto de controvérsias. Na fronteira de Foz do Iguaçu com Puerto Iguazu eles aceitam a CNH, mas em outras cidades eles podem recusar a CNH e exigir o RG ou Passaporte.
Como é o clima no Chile?
O Chile é um país muito peculiar, uma vez que ele é muito estreito e muito comprido. De norte a sul (comprimento) ele conta com mais de 4000 km de extensão. Já de leste a oeste (largura), seu ponto mais distante atinge apenas 240 km. Isso significa que o Chile é atravessado por pelo menos 7 climas distintos, que vão desde o deserto mais seco do mundo – o Deserto do Atacama – ao frio extremo da Patagônia Chilena, tornando-o um país verdadeiramente único.
Os meses de inverno vão de junho a setembro, já os meses – teoricamente – mais quentes, vão de outubro a maio. Mas este clima sofre uma enorme variação, sendo necessário que o viajante se concentre no local exato de sua viagem para saber exatamente qual clima irá encontrar. Podemos ter temperaturas abaixo de zero na mesma época que temos lindos 25º, aquecendo a vida de quem está mais próximo dos trópicos.
No centro do Chile, o clima se torna quase Mediterrâneo, ou seja, ameno e chuvoso no inverno, e quente e ensolarado no verão. O sul do Chile tem um clima frio, com temperaturas caindo conforme você se aproxima do extremo sul, na região da Patagônia.
Qual a melhor época para visitar o Chile?
Como já falamos, o Chile é tão extenso (em comprimento 😅) que você terá um Chile para cada local que visitar. Aqui estão as regiões mais famosas:
- Norte do Chile e Deserto de Atacama: pode ser visitada durante todo o ano, com o período de verão ligeiramente mais quente;
- Santiago e o centro do Chile: no inverno as temperaturas variam de 0° a 13°, e no verão entre 15° e 35°;
- Patagônia e região sul – a Patagônia será uma aventura muito, muito fora da curva para períodos de inverno. As nevascas fecham os aeroportos por dias e dias. A dica é ir nas meia estações (primavera e outono) ou no verão, que fica tudo muito lindo e é super seguro a estadia nesta época.
O Chile combina com: Argentina
O Chile é um país muito vasto, que facilmente ocupa algumas semanas no seu roteiro, caso você queira explorá-lo do começo ao fim. Mas, caso a viagem seja mais curtinha ao Chile e ainda sobre alguns dias de férias… que tal combinar com uma viagem para a Argentina?
Nossa vizinha Argentina oferece destinos incríveis, localizados muito perto da fronteira com o Chile. Este é o caso de Mendoza, um passeio sensacional aos amantes de vinho, que de quebra, ainda vai te levar para o outro lado da fronteira. Dois em um!
Dicas Quentes para quem visita o Chile
Tomada
A tomada do Chile é diferente do Brasil. Lá eles usam tomada com 3 pinos arredondados e em paralelo (tipo em linha reta). Diferente do Brasil que temos 3 pinos redondos, porém numa espécie de triangulo. A voltagem do Chile é 220V, então fique atento com com aparelhos de 110V. E lembre-se: tenha sempre na mala um adaptador universal para salvar a vida nas viagens.
Vinhos
O vinho Cabernet Sauvignon é o grande destaque do Chile. Mas, já sabemos que o país vem crescendo na produção mundial de vinhos, se destacando com o cultivo de outras castas. Hoje temos maravilhosos vinhos chilenos, elaborados com muitas uvas diferentes. A regiões Valle de Aconcagua (Norte), Valle de Colchágua (Sul) e o Valle de Casablanca (Leste) são os responsáveis pela legião de amantes de vinhos que frequentam as vinícolas do Chile todos os anos.
Seguro Viagem
Já falamos, mas é bom repetir. Nunca viaje sem um bom seguro viagem. Imprevistos podem acontecer com qualquer viajante e estar preparado é o melhor que você pode fazer por você e sua família.
Em casos de viagens radicais, para prática de esportes como esqui, rafting, ciclismo, alpinismo ou qualquer outra coisa do gênero, saiba que os seguros possuem coberturas especiais, que devem ser contratadas adicionalmente. Não vale usar a cobertura comum do seguro para cobrir esportes radicais. O mesmo vale para grávidas que viajam para fora do Brasil. Esteja sempre coberta por um plano específico, que cubra tudo relacionado à mãe e ao bebê.
Lembre-se, em qualquer viagem internacional é muito importante fazer um bom seguro viagem. Mesmo que seu objetivo não seja os esportes radicais, não deixe de se prevenir e viajar tranquilo.
Idioma
Uma das grandes vantagens de viajar para um país vizinho nosso é o idioma. Com o bom e velho portunhol você se vira bem durante a viagem. Apenas tome cuidado com algumas palavras parecidas, porque elas podem significar coisas diferentes. É sempre bom dar uma estudada no Espanhol antes de hablar con los hermanos.
Galeria de fotos! 📷
Esperamos que este post tenha te deixado louco de vontade viajar pra o Chile. Fique de olho que teremos muitos mais posts deste adorável país, que tem tanta coisa linda e tanto ainda para ser explorado. Obrigada pela leitura e até a próxima!