Olá, viajantes! Vamos conhecer um verdadeiro paraíso que fica na região sul do Brasil, mais precisamente entre Paranaguá e Pontal do Paraná, a Ilha do Mel, no estado do Paraná. Esse lugar único é cheio de belezas naturais que vale a pena uma visita. Continue acompanhando o texto e veja os detalhes.
Onde fica a Ilha do Mel?
Considerado como o destino mais lindo do litoral paranaense, a Ilha do Mel fica entre as cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná, a 4 km do litoral e a 115 km de Curitiba, capital do estado do Paraná.
Na década de 70 era frequentada apenas por hippies, hoje é o destino ideal para quem ama a natureza intocada, belezas históricas, esporte e muita paz.
A ilha é muito famosa para o ecoturismo já que ela é formada basicamente por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica. Cerca de 90% de sua superfície (que é de apenas 27 quilômetros quadrados) é uma área de preservação ambiental permanente, ou seja, uma área de fauna e flora regional super protegida.
Como chegar na Ilha do Mel, no Paraná?
Para chegar até a ilha, é preciso pegar um dos barcos que saem das cidades de Paranaguá ou Pontal do Paraná. Por lá, não há carros, nem estradas asfaltadas ou iluminação pública. Mas, você irá imergir no sossego de sua densa vegetação, desvendar os caminhos de natureza pura e descobrir suas praias sempre encantadoras.
Os Roteiros de viagem de carro pela Serra Paranaense são imperdíveis! Não viu ainda?! Então corra aqui e saiba tudo sobre eles!
Onde se hospedar na Ilha do Mel
Você pode se hospedar na Ilha do Mel. Incrível, não?!
Lá existe um pequeno hotel e diversas pousadas. As principais ficam em Nova Brasília mais ao centro da ilha, e próximo a Gruta das Encantada.
Quando ir para a Ilha do Mel
A melhor época para visitar a Ilha do Mel é no verão (dezembro a março). Mesmo com as chuvas de fim de tarde – que são comuns na estação – essa é a alta temporada e, além do clima gostoso, você encontrará muitos passeios.
Fique tranquilo, mesmo na alta temporada não há muita muvuca. Isso porque só é permitido até 5 mil pessoas na ilha, por ser uma reserva ecológica da UNESCO , o turismo é muito controlado.
Se quiser ir na primavera (setembro a dezembro) ou começo outono (março a maio) também é possível. Vai estar mais friozinho, é claro. E, final de outono (junho) até começo da primavera o clima esfria bastante, com muita chuva.
O que fazer na Ilha do Mel, no Paraná?
Para nossa sorte, que não faltam são passeios maravilhosos para fazer na Ilha do Mel. Veja os principais.
Gruta das Encantadas
Uma gruta mística que dizem ser a casa das sereias. Ela fica na Praia de Encantadas (veja mais abaixo), onde há também muitas lendas de pescadores.
Praia de Encantadas
A Praia das Encantadas é a mais movimentada e onde o mar fica mais calmo. Sendo assim, tem uma excelente infraestrutura para receber os visitantes. Também, é nessa praia que fica a maravilhosa Gruta das Encantadas. Os amantes de forró podem se deliciar com muita música boa nas noites de verão.
Nova Brasília
Nova Brasília é a região mais estreita da ilha e uma das principais do local. Pode ir com tranquilidade, pois há boa infraestrutura para a recepção dos turistas. Aqui, em Nova Brasília, que ficam o Farol das Conchas e a Fortaleza, que vamos ver adiante.
Farol das Conchas
O farol está posicionado em uma colina com vista para a Praia do Farol, um visual de cair o queixo. O Farol das Conchas foi construído em 1872 e ainda hoje é um marco para muitos marinheiros.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
É um edifício que remonta ao domínio português e que hoje representa uma espécie de museu ao ar livre, onde pode-se fantasiar sobre as lutas e lendas da época. A fortaleza foi construída no século 18, devido à guerra entre Portugal e Espanha por territórios na América do Sul.
O verde da mata atlântica, o branco ofuscante da praia e o cobalto do oceano formam uma paleta de cores verdadeiramente maravilhosa.
Praia Grande
Já a Praia Grande é ideal para quem quer curtir um passeio com mais aventura e surfar. Mas, é a menos povoada, por isso, a estrutura de pousadas, bares e restaurantes é menor.
Gostou de conhecer mais sobre a Ilha do Mel? Você pode aproveitar a viagem e fazer um roteiro de carro pelo estado do Paraná, veja aqui os principais destinos. Obrigada pela leitura, e até a próxima!