Olá Viajantes, hoje é dia de Europa de novo, afinal o velho continente rende assunto que não acaba mais. Sabemos que os países europeus (em sua maioria) são pequenos e amontoados, isso facilita muito a vida de quem ama uma viagem de carro, sem pressa, sem horário marcado e sem stress de aeroporto.
Assim, este post é para quem está em Portugal, procurando motivos para cair no mundo e conhecer algumas cidades da Espanha. Saindo da capital Lisboa, vamos conhecer 3 cidades espanholas para uma uma viagem de carro, sem pressa e cheia de lugar lindo.
1️⃣ Badajóz – 225km de Lisboa – 2h40 de viagem de carro
Uma cidade com pouco mais de 150 mil habitantes, Badajóz foi construída às margens do Rio Guadiana, um dos rios mais importantes da península ibérica.
Seus monumentos históricos, que são imperdíveis a quem visita a cidade são:
- Alcáçova: uma espécie de fortaleza, onde morou figuras importantes da história da região. Construído entre os anos de 930 e 1169.
- Fortificação Auban: forte militar construído no século XVII, um lindo monumento histórico, lembrança da Guerra da Restauração, entre Portugal e Espanha.
- Porta de Palmas: como se fosse um “Arco de Triunfo”, a porta de Palmas é uma entrada monumental construída em 1551.
- Catedral de São João Batista: construída a partir de meados do século XIII, em estilo gótico, localizada na Praça de Espanha. Em 1542 ela ganhou uma torre de 41 metros de altura, também em estilo gótico.
- Palácio Municipal: é a sede do Ayuntamento, um edifício construído em 1852, elegante e classicista.
- Praça de Espanha, Praça Alta e Praça de Cervantes: pontos históricos e centralizados, que sempre está no roteiro de quem passa o dia em Badajóz.
2️⃣ Mérida – 286km de Lisboa – 3h08 de viagem de carro
Menorzinha, com quase 60 mil habitantes, Mérida é considerada uma cidade muito importante na história da Espanha. Fundada como colônia romana no ano 25 a.C., foi a capital da província Romana da Lusitânia e depois capital da diocese romana da Hispânia, posteriormente passando o título de capital para Toledo.
Ah, antes que eu me esqueça o prato Gaspacho é muito famoso na cidade e não deve deixar de ser apreciado pelos visitantes. 😋
Seus monumentos históricos são legados romanos, e são marcos para quem visita a cidade, uma das mais importantes na história da Espanha:
- Teatro Romano: construído no ano 15 d.C.
- Ponte Romana: construída sobre o rio Guadiana, no século I a.C.
- Templo de Diana: ruínas que ainda são preservadas, com data de construção incerta, entre os anos de 14 e 37 d.C.
- Aqueduto dos Milagres: usado para abastecer de água a cidade. Construído no século I d.C.
- Palácio dos Vera-Mendoza: localizado na Praça de Espanha
3️⃣ Salamanca – 470km – 4h40 de viagem de carro
Com quase 150 mil habitantes, Salamanca já nem pode ser considerada como uma cidade pequena. Para os moldes da Espanha, Salamanca tem um tamanho médio, e é uma das cidades mais conhecidas do país.
Habitada desde o primeiro milênio antes de Cristo, seus registros marcam a presença humana no século VII a.C..
Declarada Patrimônio da Humanidade, cercada de história, poder e acadêmicos. Tendo sua o Papa Pio XII fundado a Universidade Pontifícia de Salamanca, em 1940. Uma das cidades mais ricas da Espanha em monumentos da Idade Média, Renascimento, Barroco e Neoclássica.
Salamanca tem a fama de ser a cidade que fala o Castellano mais puro da Espanha, foi escolhida como Capital Europeia da Cultura em 2002. Mais de 30.000 alunos estão matriculados em suas duas universidades, sendo considerada uma das cidades espanholas com o maior numero de alunos estrangeiros.
Ao visitar Salamanca, não deixe de conferir:
- Catedral Vieja de Salamanca: construída entre os séculos XII e XIV, com influências romanas e góticas;
- Catedral Nueva de Salamanca: construída entre os séculos XVI e XVIII, com os estilos gótico tardio e barroco;
- Igreja de Santo Estevão: construída com influências platerescas, inspirada nas galerias renascentistas italianas, com a fachada original em arco e pórtico;
- Casa das Conchas: edifício em estilo gótico e platesco, construído em 1943;
- Plaza Mayor: área de reunião popular, construída de forma tradicional, na parte antiga da cidade.
E ai? Curtiu as ideias para um passeio de carro no fim de semana? Quem sabe combinar Mérida e Badajóz em apenas uma viagem?! Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Olá Juliana, muito legal as dicas culturais que voce apresentou neste artigo. Espero que, em 2023, possa fazer esse roteiro junto com minha esposa, em comemoração a nossas Bodas de Prata. Ela é formada em Português e Espanhol (UFRJ).