Olá, viajantes! Você já conhece Paranaguá? Esta bela cidade do Paraná é famosa por ser a mais antiga do estado e também a maior do litoral paranaense! Além disso, já falamos aqui neste post sobre a linda Ilha do Mel, localizada também na cidade de Paranaguá.
Com uma cultura muito rica, a cidade reserva algumas surpresas, além de várias belezas naturais para os turistas. A culinária também é destaque, com várias comidas típicas, como o famoso Barreado, o Pirão de Peixe e a Tainha. Inclusive, todo ano no final de junho acontece a Festa Nacional da Tainha. Além disso, a cidade é famosa pelo Porto Dom Pedro II, o maior porto para exportação de grãos da América Latina.
Principais atrações de Paranaguá
Mercado Municipal do Café
O Mercado Municipal do Café é um dos pontos gastronômicos mais tradicionais de Paranaguá. O mercado contém muitas opções de restaurantes e lanchonetes que servem pratos frutos do mar e comida típica.
Mercado Municipal do Artesanato
O Mercado Municipal do Artesanato foi construído em 1914 e já foi o antigo mercado de peixes da cidade. Recentemente, o prédio foi recuperado para servir como ponto de venda do artesanato típico da região. Atualmente o artesanato de Paranaguá é realizado nas ilhas e colônias, pelas comunidades pesqueiras e colonos, e comercializados no mercado.
Estação Ferroviária de Paranaguá
Atenção: A estação está temporariamente fechada para visitação. Informação de 28/04/2022.
O prédio da Estação Ferroviária de Paranaguá é um dos grandes atrativos da cidade. A construção foi iniciada em 1880 junto com o lançamento da pedra fundamental da ferrovia Paranaguá-Curitiba. O prédio da estação tem uma beleza única, e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1990.
Aquário de Paranaguá
O Aquário de Paranaguá é uma atração muito divertida e recomendada para passeio com crianças. O aquário possui 3 andares com 26 aquários com diversas espécies da região. Além disso o aquário possui alguns animais exóticos como raia e tubarão. Além do apelo turístico, o aquário também tem como objetivo o trabalho e educação ambiental dos visitantes para contribuir para o desenvolvimento da região. A equipe técnica é formada por biólogos e educadores ambientais.
📅 Horário de funcionamento: Segunda à Sexta, incluindo feriados, de 10h às 18h.
🎟️ Tickets e preços: Adulto R$28,00. Crianças e idosos R$14,00.
Alfândega de Paranaguá
Esse prédio histórico teve sua construção iniciada em 1903, próxima ao Porto Dom Pedro II. O prédio foi construído num estilo romano-renascentista e por muitos anos foi utilizado pela Fazenda Nacional e pela Receita Federal. Atualmente é utilizado para funções administrativas de alfandega. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1999 e, embora seja muito bonito, infelizmente não é aberto para visitação. Então tem que apreciar de fora.
Farol das Conchas
O Farol das Conchas foi construído em 1872 com o objetivo de guiar os navegadores da Baía de Paranaguá. O farol fica no topo do Morro das Conchas e tem vista de praticamente qualquer ponto da ilha. Para chegar até o farol você precisa subir aproximadamente 150 degraus, mas vale a pena, porque você terá uma vista panorâmica de toda a Ilha do Mel.
Além do caminho padrão, você também pode chegar no farol por duas trilhas. Uma saindo da Praia de Brasília (aproximadamente 1,6km) e a outra saindo da Vila das Encantadas (aproximadamente 6,5km).
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres teve a sua construção iniciada em 1767, por determinação do Rei de Portugal Dom José. O objetivo era proteger a Baía de Paranaguá. A Fortaleza é conhecida também como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, e fica na praia da Fortaleza, na ilha do Mel. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.
Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio
O Santuário de Nossa Senhora do Rocio começou em 1813 com a construção da Capela de Nossa Senhora do Rocio. Apenas em 1920 foi iniciada a construção do Santuário como conhecemos hoje. Em 1977, o Vaticano decretou Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná.
Além disso, há mais de duzentos anos realizam-se uma das mais tradicionais festas religiosas do estado e do país, a festa é uma homenagem ao dia de Nossa Senhora do Rocio comemorada em 15 de novembro. Uma atração religiosa belíssima que vale a visita.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma das igrejas mais antigas do sul do país. A igreja foi inaugurada em 1578 e foi o marco central da vila de Paranaguá. Nossa Senhora do Santíssimo Rosário é a padroeira da cidade de Paranaguá e a sua igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Seguindo o estilo tradicional Português, a visita à igreja é também uma viagem na história.
Palácio Mathias Böhn
O Palácio Mathias Böhn foi construído no início do século XIX e faz parte do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Paranaguá. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2009. Inicialmente o prédio tinha estilo de arquitetura luso-brasileira, porém no início do século XX teve sua fachada reformada no estilo historicista pelo empresário alemão Mathias Böhn, para se tornar Palácio Mathias Böhn. Atração muito bonita que vale ser visitada de dia e de noite.
Ilha do Mel
Bom, sobre a Ilha do Mel, temos um artigo inteiro dedicado a esse paraíso! Para acessar, clique aqui: https://passaportefeliz.com.br/visite-a-ilha-do-mel-no-parana
E você, gostou de saber mais sobre a cidade de Paranaguá? Você pode aproveitar a viagem e fazer um roteiro de carro pelo estado do Paraná, veja aqui os principais destinos, Paranaguá é um deles!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!