Olá, viajantes! Hoje o passeio é pela região da Praia do Forte, litoral norte da Bahia.
Vamos juntos desvendar o Guia Completo da Praia do Forte, com todas as opções de lazer para você aproveitar o melhor do Ecoturismo baiano.
Não perca também o post 13 Praias para viajar de carro pela BA-099, a famosa Linha Verde na Bahia.
- Onde fica a Praia do Forte?
- O que fazer na Praia do Forte?
- ⛱️ Visitar o Projeto Tamar
- ⛱️ Visitar o Projeto Baleia Jubarte
- ⛱️ Conhecer a Fundação Garcia D’Ávila
- ⛱️ Contemplar a água doce dos rios e lagos da Praia do Forte
- ⛱️ Visitar a charmosa Imbassaí
- ⛱️ Conhecer os Parques Ecológicos da Praia do Forte
- ⛱️ Praticar Atividades de Ecoturismo na Praia do Forte
- ⛱️ Quais passeios você pode fazer na Praia do Forte?
Onde fica a Praia do Forte?
A Praia do Forte faz parte de uma linda região conhecida como Mata de São João, localizada a 55 km de Salvador, a capital baiana.
Essa região atrai muitos visitantes durante todo o ano e não é à toa, por ali você vai encontrar um destino turístico que oferece uma super infraestrutura de bons hotéis e excelentes restaurantes.
Além disso, grandes supermercados para quem prefere se hospedar em casas de temporada. As paisagens naturais são extraordinárias, cercadas de Patrimônios Históricos, com ampla diversidade cultural e muitos projetos de conservação ambiental.
As praias são de mar aberto, com ondas altas em alguns pontos, que agradam os surfistas e com formação de piscinas naturais em outros pontos, sendo ideais para mergulho de observação e caminhadas pelas pedras que surgem nas águas.
Você também vai encontrar trechos de manguezais e até trechos com dunas. Um passeio de buggy é super interessante para conhecer toda a região.
No centrinho de Praia do Forte, você encontra a praça da Igreja de São Francisco e a sede do Projeto Tamar. Ali existem duas baías ótimas para o banho. A Praia do Portinho, menor, pertinho da Igreja e o Porto de Baixo. O pessoal costuma praticar esportes aquáticos por lá, com muito caiaque, stand up paddle e kitesurf.
O que fazer na Praia do Forte?
A Praia do Forte é uma das cidades mais famosas do litoral baiano, um lugar de beleza natural e muita diversidade ambiental.
Os resorts de luxo e a forte rede hoteleira carregam um charme que atrai muitos visitantes. Sendo uma antiga vila de pescadores que se transformou em um lugar que oferta muitos serviços e uma gastronomia de alta qualidade. São centenas de bares que contribuem para um dia bem servido e uma noite super animada.
⛱️ Visitar o Projeto Tamar
A vida e a continuação de algumas espécies de tartarugas marinhas só acontecem no Brasil devido a importância do Projeto Tamar. Ele é o maior e mais conhecido projeto de conservação das tartarugas marinhas da América Latina.
Na Praia do Forte, em 1982 nasceu o Projeto Tamar e ao longo desses 40 anos, ele atua na preservação e observação das tartarugas e de outras espécies da fauna e flora oceânica.
Além de ser um polo que traz desenvolvimento e sustentabilidade para diversos setores da região, que são envolvidos na cadeia de trabalho, movimentando a economia local, gerando renda através da produção de artesanatos e acessórios, comércio, prestação de serviços e etc.
Sem contar a promoção cultural, com a realização de eventos, chamando atenção dos turistas e visitantes para a importância de tais projetos para construção de um meio ambiente protegido e de uma sociedade comprometida e unida.
Há diversas produções culturais também, com a realização de eventos, apresentações musicais, onde artistas locais fazem shows e a comunidade da Praia do Forte é mais que bem vinda a participar de forma gratuita. Mas, gerando renda através da presença de turistas.
Entre no site oficial e fique por dentro de todas as novidades, principalmente nos meses de alta temporada.
⛱️ Visitar o Projeto Baleia Jubarte
A Praia do Forte é a sede também para outra instituição de conservação da vida marinha. Estamos falando do Instituto Baleia Jubarte, que desenvolve pesquisas voltadas para a preservação desta espécie de baleias.
A influência do Instituto se estende às áreas educacionais, econômicas e culturais na região de Praia do Forte. O seu centro de visitação é palco para palestras e eventos, com auditório, centro cultural, educação ambiental e oficinas que incentivam a preservação de todo um ecossistema.
Entre julho e novembro, você poderá participar de uma expedição para tentar ver as baleias jubarte na costa da Bahia. Elas vão ali no período de acasalamento e reprodução e podem ser avistadas por turistas. Esse passeio é feito em parceria com o Instituto Baleia Jubarte.
Entre no site oficial para conhecer toda a programação que o Instituto oferece nos meses de férias.
⛱️ Conhecer a Fundação Garcia D’Ávila
O Castelo Garcia D’Ávila foi a primeira grande construção civil portuguesa no Brasil e pode ser considerada um marco da era da Colonização Portuguesa no nosso país.
Ele foi construído entre os anos de 1551 e 1624 e utilizado como forte para proteger o território colonial, devido a sua localização estratégica. Depois, acabou se tornando uma grande sede do maior latifúndio da época, que ia da Bahia até o Maranhão.
🏰 Casa da Torre de Garcia D’Ávila
Durante mais de 300 anos as gerações da família Garcia D’Ávila viveram ali, na sede, a chamada Casa da Torre. Ela foi construída por um jovem, em seus 20 anos, sendo ele, possivelmente, o filho do Governador Geral, Tomé de Souza.
Ele se tornou o homem mais rico da Colônia e a sede de suas terras era o pilar de defesa do litoral norte contra as tentativas de invasões, principalmente dos holandeses e franceses. Por isso, atualmente as ruínas da Casa da Torre atraem visitantes do mundo todo e faz parte de uma das principais atrações históricas e culturais da Praia do Forte.
🏰 Museu Garcia D’Ávila
Inaugurado em fevereiro de 2021, o Museu do Castelo D’Ávila oferece a história do Brasil por meios interativos, modernos e com tecnologia.
Toda a Saga dos Garcia é contada de forma dinâmica, unindo passado e presente, com tradição e modernidade ao mesmo tempo.
🏰 Achados Arqueológicos
Esta região do Castelo D’Ávila sempre foi palco para muitos achados e pesquisas arqueológicas, com fragmentos e peças encontradas. A coleção já está com quase 400.000 exemplares e é considerada o maior e melhor acervo histórico do Brasil, encontrado em um só local.
Eles são frutos de uma pesquisa realizada entre os anos de 1999 e 2004, onde foram encontrados objetos capazes de reconstruir o estilo de vida dos habitantes. Cerâmicas, azulejos, objetos, armas e muito mais.
🏰 Sonora Capela
Há ainda um espaço reservado à Capela de Nossa Senhora da Conceição, que dizem ter sido uma das primeiras partes da construção do Castelo.
Agora, a Capela também faz parte do passeio, oferecendo aos turistas um show suave de luzes e uma trilha sonora composta entre o clássico e o popular, entre batidas percussivas. Esses sons, representativos de culturas como indígena, africana e portuguesa são capazes de emocionar e conduzir ao passado seus espectadores.
🏰 Sonora Iroko
Ainda dentro das atrações na visita ao Castelo Garcia D’Ávila, você vai encontrar uma árvore Gameleira que possui 140 anos de história.
A Gameleira é uma árvore sagrada na religião Afro-brasileira e o Iroko significa um orixá, que representa o tempo. Assim, a Árvore Gameleira é um símbolo do tempo, cujas histórias são contadas sobre as curiosidades e a vida no castelo.
Ela conduz o viajante ao ano de 1551, narrando suas histórias em formato de áudio.
🏰 Mapping
Uma projeção mapeada nas ruínas e fachadas do século XVI, que contam a história dos Garcias em forma de sons, luzes e imagens.
Essa é uma atração que faz parte do Centro Cultural e reúne arte, história, cultura e inovação.
O espetáculo acontece à noite (por causa dos efeitos das luzes) e convida o espectador a sentar-se no deck, assistir, apreciar e sentir a história do Brasil sendo contada ali.
Visite o site oficial do Castelo Garcia D’Ávila para mais informações e valores do ingresso de entrada.
⛱️ Contemplar a água doce dos rios e lagos da Praia do Forte
As lagoas de Timeantube, Jauara e Aruá fazem parte desta região e são atrativos para quem está de passagem por lá.
Elas compõem a paisagem e são um um charme a mais, depois de aproveitar as lindas praias das redondezas. Você pode ir até o Terroir do Axé, que fica às margens da Lagoa Arauá para aproveitar os esportes aquáticos, além de desfrutar da infraestrutura e refeições servidas no local.
Dentro do Eco Parque Sauípe você verá também uma lagoa onde pode-se praticar atividades de lazer.
⛱️ Visitar a charmosa Imbassaí
Em Imbassaí, a 12 km da Praia do Forte, você vai ver o encontro do rio com o mar, além de encontrar muita beleza natural e muito charme no comércio local.
Ótima infraestrutura hoteleira, com muitas casas de temporada também. Ruas tranquilas, bares, restaurantes, pizzarias, lojinhas e todo tipo de comércio. O lindíssimo Grand Palladium Resort está localizado em Imbassaí.
Aproveite o melhor da culinária baiana, com os deliciosos acarajés, peixadas, pratos com camarões e polvos.
Ah, e aproveite também os passeios e o lazer em volta do rio, com esportes aquáticos, caiaque e aluguéis de pranchas de stand up paddle.
⛱️ Conhecer os Parques Ecológicos da Praia do Forte
Quando você chegar em Praia do Forte, tire um tempo para conhecer a região observando a natureza nativa e intacta que há por ali.
A região litorânea da Praia do Forte é referência ambiental, com uma das maiores coberturas de Mata Atlântica do Brasil.
🏞️ Parque Klaus Peters
O Parque Klaus Peters é uma unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia, localizado na vila da Praia do Forte.
No parque, você encontrará 3,6 km de trilhas sinalizadas, placas sobre a fauna e a flora regional, além de locais apropriados para para pedalar e aproveitar o melhor da natureza.
Além de abrigar espécies da fauna ameaçadas de extinção e orquídeas que só são encontradas na região. Você poderá aproveitar as dunas e lagoas, com um passeio totalmente diferente de passar o dia todo na praia.
A entrada é gratuita e o parque fica aberto das 6h00 às 18h00.
🏞️ Eco Parque Sauípe
O Eco Parque Sauípe foi instituído em 1998, com intuito de preservar o Meio Ambiente, através da educação ambiental.
Ele possui uma área de 66 hectares, onde há uma floresta de transição entre a Mata Atlântica Floresta e Restinga.
Conheça mais sobre as iniciativas do Eco Parque Sauípe, a Estação ambiental Braskem, o Museu de História Natural de Cetrel e a Casa de Farinha.
🏞️ Eco Parque Zen
Com tanta beleza natural na região da Praia do Forte, você ainda pode incluir um passeio pelo Eco Parque Zen, com o rio Imbassaí passando de um lado, o mar de outro.
Em 2019 foi inaugurado mais um espaço em meio ao Ecoturismo, unindo uma pegada holística, terapêutica e mais Zen, por assim dizer.
Este parque foi idealizado pelo médico Dr. Walter Viterbo, especializado em saúde integral e bem-estar através de técnicas como a acupuntura, tratamento da dor, estresse, entre outros.
Leia mais aqui e descubra tudo que um dia neste lugar restaurador pode fazer por você e sua saúde.
🏞️ Reserva Sapiranga
A Reserva Sapiranga oferece aos turistas muitas atividades esportivas ligadas à contemplação e preservação da Natureza.
Você poderá percorrer trilhas, pedalar uma bike, pilotar um quadriciclo além de desfrutar de água doce dos rios e cachoeiras.
Há um centro de visitação para maiores detalhes do que ver e fazer quando estiver na região da Reserva.
⛱️ Praticar Atividades de Ecoturismo na Praia do Forte
Praia do Forte é um lugar dedicado ao turismo, com foco em experiências de viagens e tudo que abrange também o Ecoturismo.
Você poderá escolher uma praia sossegada e descansar ao som do mar.
Mas, se quiser aventuras e distrações, as opções são muitas.
Como já dissemos, o Instituto da Baleia Jubarte oferece expedições para observar as baleias.
Há passeios de buggy pela Reserva Sapiranga, que podem ser reservados por este link. Você vai desbravar a reserva sobre um quadriciclo, com proteção e segurança, sem perder o charme de passear por lugares protegidos e únicos.
Você pode aproveitar tanta beleza natural para fazer aquele tão sonhado Salto de Paraquedas. Uau! Que cenário mais inesquecível.
Neste link você se informa melhor e já deixa pago, para não perder a coragem!
Confira as fotos no Instagram deles.
Eles oferecem todos os equipamentos, infraestrutura e treinamento para os saltos de paraquedas sobre o mar da Bahia.
⛱️ Quais passeios você pode fazer na Praia do Forte?
- Aluguel de quadriciclos;
- Canoagem e passeios de lancha e escuna;
- Esportes de voo como parapente e paraquedismo;
- Expedições em grupo para trilhas de caminhada e bike;
- Mergulhos tipo snorkeling e com cilindro;
- Reservas de buggy ou 4×4 com motoristas experientes para desbravar as praias e regiões menos visitadas.
Uau! Chegamos ao fim desse super post, com tudo que você precisava saber para aproveitar melhor a sua viagem até a Praia do Forte, na Bahia.
Espero que tenham curtido todas as informações desse Ecoturismo de primeira categoria que o litoral norte baiano te oferece.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!