O final de uma viagem nem sempre é fácil. Aquele sentimento que tudo está ficando no passado, que os momentos bons estão no fim.
Não é fácil lidar com a ansiedade de saber que a vida precisa voltar ao normal ao mesmo tempo que você sente que ainda não está pronto para despedir-se desta viagem que está acabando.
Pode rolar uma tristeza enorme, que tem nome e sobrenome, a Depressão Pós-viagem.
O que é depressão pós viagem?
Como o próprio nome já diz, é o sentimento que acompanha o viajante ao terminar uma viagem, uma jornada longe de casa.
Pode começar antes mesmo da viagem a acabar totalmente. Naqueles últimos dias que antecedem a chegada em casa, o viajante já começa a sentir uma apatia, uma letargia só de imaginar que tudo acabou. Pode acontecer uma enorme falta de motivação, um sentimento de “por onde eu começo?” a reorganizar minha vida e minha rotina.
Esse sentimento pode se tornar uma coisa mais séria, afetando realmente o bem estar da pessoa. A tristeza pode durar semanas, meses e até mais de um ano. Pessoas que passaram um longo período longe de casa dizem que mesmo depois de um ano de retorno, ainda se sentem mal, meio deslocados, como um peixe fora d´água.
Um dos grandes motivos que geram tanta tristeza é o fato de você sentir que se transformou muito. Tudo em você mudou desde que você saiu, viajou e voltou. Mas, aparentemente, todos os outros são os mesmos. As pessoas, os amigos, a família… eles todos estão iguais quando você se sente inteiramente diferente.
Todo mundo quer ouvir sobre sua viagem no começo. Você conta uma coisa e outra e quando vê, todos já perderam o interesse em ouvir suas novidades quando você ainda tem tanto para dividir, para compartilhar.
Quando voltar de viagem procure fazer coisas que te deixam feliz. Principalmente que estejam ligadas com sua viagem.
Veja algumas dicas para deixar o vazio pós-viagem de lado e sentir que a viagem ainda continua.
Ajude alguém a viajar!
Uma coisa que você pode fazer para aplacar a saudade de viajar é ajudar pessoas a viajarem! Você vai ouvir muitos dizerem que queriam fazer o mesmo, queriam ter a esta experiência nova… mas muitos não sabem por onde começar. Então sua ajuda pode ser primordial.
Explique sobre o que te motivou a ir, o que você teve que ponderar quando tomou a decisão da viagem.
Pense em como passar suas experiências para outras pessoas terem coragem e seguir esse rumo também. A parte burocrática pode ser intimidadora. Como ir, o que fazer, por onde começar, o que reservar, o que se preocupar, quais cuidados tomar.
Tudo isso são questões que trazem insegurança para quem é inexperiente e criam confusão em quem quer ir mas não consegue se mexer.
Crie o seu cantinho de viagem!
Crie um ambiente de memórias. Sabe aquele vinho ou cerveja que você trouxe de viagem? E mais aqueles souvenirs que você comprou para você mesmo? E mais aquele monte de fotos que você tirou? Junte tudo isso e crie um espaço seu para se lembrar de tudo.
Tire um dia ou outro para reviver tudo… rever as fotos, beber o vinho, ouvir as músicas que ouvia durante a viagem ou conversar com seus parceiros de viagem.
Isso pode parecer meio nostálgico mas mata a saudade e mostra que tudo valeu a pena!
Espero que aquele vazio tenha ficado para trás. O importante é vencer a depressão pós-viagem e viajar de novo o quanto antes!
Comments 1