A Florada das Cerejeiras é um dos espetáculos mais fascinantes proporcionado pela mãe natureza e um dos mais bonitos da primavera. Este presente maravilhoso pode ser visto todos os anos em diversos lugares do mundo, um verdadeiro mar de flores, com um colorido sem igual, que enche os olhos e o coração.
Apreciar esta beleza virou uma certa tradição por parte dos amantes da Florada. Ela se tornou um evento conhecido, celebrado e apreciado por povos de diversas culturas. Em vários cantos do mundo é possível se dar ao prazer de assistir pessoalmente este espetáculo.
Algumas cidades se tornaram famosas pela quantidade de árvores e tamanha beleza que proporcionam aos espectadores. O país mais famoso do mundo neste show da natureza é sem dúvidas o Japão. Mas, países como Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina e até mesmo nosso Brasil, podem ser palco para esta atração especial, que a Natureza nos dá sem pedir nada em troca.
Prepare-se para saber tudo sobre a Florada das Cerejeiras mundo à fora. Esse vai ser o post mais lindo que você já viu nos últimos tempos.
- Cerejeiras em Washington, nos EUA 🇺🇸
- Cerejeiras em Amsterdã, na Holanda 🇳🇱
- Cerejeiras em Auckland, na Nova Zelândia 🇳🇿
- Cerejeiras em Bonn, na Alemanha 🇩🇪
- Cerejeiras em Valle del Jerte, na Espanha 🇪🇸
- Cerejeiras em Buenos Aires, na Argentina 🇦🇷
- Cerejeiras em Vancouver, no Canadá 🇨🇦
- Cerejeiras em Paris, na França 🇫🇷
- Cerejeiras em Nova Iorque, nos EUA 🇺🇸
Cerejeiras em Washington, nos EUA 🇺🇸
O National Cherry Blossom é a maior celebração da primavera nos Estados Unidos. Acontece todos os anos entre os dias 20 de março e 12 de abril, em Washington. Desde meados de 1994, este incrível festival possui um cronograma que conta com inúmeras diversões artísticas e culturais durante a Floração das Árvores.
Deste modo, turistas conseguem não só se deslumbrarem ao admirar as cerejeiras como também acabam aproveitando toda a programação cultural do lugar.
Você vai conseguir ver e se maravilhar com as famosas árvores em flor ao caminhar pela Independence Avenue, ao longo da Tidal Basin, até o Jefferson Memorial.
As cerejeiras funcionam como uma moldura para vários monumentos da cidade e deixam toda a paisagem ainda mais bonita. A sensação será inesquecível, pode acreditar.
Cerejeiras em Amsterdã, na Holanda 🇳🇱
Aposto que você não sabia, mas Amsterdã tem também o seu próprio e único Festival das Cerejeiras, que acontece em Amstelveen, subúrbio de Amsterdã. Nesta região vivem mais de 2 mil expatriados japoneses, o que explica essa fascinação pelas cerejeiras, tradição que nasceu no Japão.
Todos os anos, quando a primavera já vem apontando na Holanda, um simples piquenique se transforma rapidamente em um festival das cerejeiras. São mais de 400 lindas cerejeiras plantadas, que enfeitiçam os olhares de seus admiradores. Todas elas foram doadas pelo Clube de Mulheres do Japão.
Uma curiosidade super interessante é que dessas 400 cerejeiras, metade ganharam nomes de mulheres holandesas e a outra metade de mulheres japonesas. Uma linda homenagem aos dois países, não acham?
Elas ficam expostas no Kersenbloesempark Amstelveen ou Japanese Blossom Park, que fica no Amsterdamse Bos, um bonito parque urbano, fronteiriço à Amsterdã e Amstelveen. A melhor época para acompanhar a Florada das cerejeiras é o início do mês de abril.
Cerejeiras em Auckland, na Nova Zelândia 🇳🇿
Quaaase lá do outro lado do mundo, em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, também é possível se deleitar com a Florada das Cerejeiras.
Quando vem chegando a primavera, vários parques da cidade começam a ganhar lindos e incríveis tons de rosa, à medida que as cerejeiras começam a florescer. Isto acontece, quase que pontualmente, no final de setembro, quando é primavera no hemisfério sul.
Auckland ganha um exuberante colorido natural, fazendo todo mundo correr pra apreciar o calorzinho que vem chegando, dando adeus ao inverno.
Falando em Nova Zelândia… se você acha que Auckland é a capital da Nova Zelândia, você precisa ler este post sobre as capitais que todo mundo pensa que sabe, mas…
Cerejeiras em Bonn, na Alemanha 🇩🇪
Claro que eu não poderia deixar de falar de Bonn, na Alemanha. Talvez um dos destinos de Florada de Cerejeiras mais famosos do mundo, logo atrás do Japão. As cerejeiras na primavera alemã são responsáveis pela visita de hordas de turistas em Bonn. Todo mundo na expectativa de se maravilhar com o colorido das floradas, que afinal valem a pena a viagem.
Em Bonn, as cerejeiras ficam em Heerstrasse, que é inclusive considerada uma das alamedas mais lindas de toda a Alemanha. E olha o tamanho da Alemanha!
Vale a pena comentar que as cerejeiras não estão presentes apenas na Heerstrasse. Na verdade, elas estão por todos os lados do centro histórico de Bonn. Todo este esplendor pode ser observado entre começo de março até a segunda quinzena de junho.
Cerejeiras em Valle del Jerte, na Espanha 🇪🇸
Já sei, você vai dizer que na Espanha só existem os famosos girassóis… É verdade, eles existem por lá sim, mas ao sul de Salamanca existe o Valle del Jerte, que é famoso pelas belíssimas e impressionantes cerejeiras brancas. Acredite, há mais de um milhão de árvores cerejeiras florescem ali todos os anos.
A Festa da Cerejeira em Flor acontece anualmente na região, geralmente no finalzinho de março/começo de abril e com sorte, você ainda consegue admirar estas belezinhas até o começo de maio. Apesar de não ter todo aquele colorido que a gente encontra na maioria das cerejeiras (porque a flor no Valle del Jerte é branca) o espetáculo é sensacional, como um pedacinho do céu de cheio de nuvens fofinhas, com certeza.
Cerejeiras em Buenos Aires, na Argentina 🇦🇷
Se você escolheu Buenos Aires para ver as cerejeiras, não deixe de ir ao famoso bairro de Palermo, mais precisamente no Jardim Japonês. Especialmente ali, elas são consideradas plantas ornamentais.
Talvez não seja uma coisa espetacular como na Ásia ou Europa, mas pode-se ter uma ideia de como é contemplar essa beleza toda aqui no hemisfério sul, durante a primavera na Argentina, que vai do final de setembro a meados de outubro/começo de novembro.
Cerejeiras em Vancouver, no Canadá 🇨🇦
A encantadora Vancouver. Eu nem preciso dizer que Vancouver é um dos principais destinos turísticos do mundo e uma das melhores cidades para se viver. Nesta maravilhosa cidade existem cerca de 40 mil lindíssimas e floridas cerejeiras, espalhadas por toda a cidade.
A maioria destas cerejeiras foram uma doação dos japoneses nos anos 30 e o Queen Elizabeth Park é um dos melhores locais para conseguir apreciá-las. E não podia faltar um Festival das Cerejeiras, claro, com atrações de todos os tipos, arrematado pelo colorido das cerejeiras.
O melhor período para visitação é de final de março até meados de abril.
Cerejeiras em Paris, na França 🇫🇷
Se Paris já é a cidade das grandes paixões, imagine então com um cenário incrivelmente lindo de cerejeiras coloridas pintando o horizonte. Elas ficam no Parc de Sceaux, a cerca de 10km da capital francesa, e dá pra chegar lá facilmente, indo de trem.
Chegando lá, você vai encontrar 2 belíssimos jardins de cerejeiras diferentes, um com árvores cor de rosa e o outro com cerca de 150 árvores com flores brancas, iguais às encontradas no Valle del Jerte, na Espanha.
Eu nem preciso dizer que tudo ali é um verdadeiro espetáculo! Elas florescem entre final de março até meados de abril.
Cerejeiras em Nova Iorque, nos EUA 🇺🇸
Fiz uma edição especial a este post, depois que uma querida amiga que mora em NY leu o artigo e me mandou uma linda foto que coincidentemente ela já havia tirado para registrar a Florada das Cerejeiras em sua vizinhança.
Fiquei muito feliz com o envio da foto e saber que os leitores se conectam comigo, com meus textos, meus assuntos. Obrigada Angela, pela foto, pela leitura e pelo carinho. Amei ver suas cerejeiras floridas! Um beijo!
Juliana Mendonça
Existe a Florada da Cerejeira em muitos outros lugares do mundo. Elas são árvores que precisam do frio intenso do inverno para se desabrocharem com tudo na primavera. Um verdadeiro espetáculo da natureza.
Espero que tenham gostado de apreciar tantas belezas. Já pode começar a planejar sua próxima viagem para conhecer as cerejeiras ao vivo. Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Lindo demais!
Eu também sou apaixonada por tanta beleza dessas árvores! Coisa mais linda do mundo!