Olá viajantes! Hoje vamos dar uma volta pelas Bibliotecas mais lindas do mundo. Afinal, se tem uma coisa que não sai de moda é exuberância dos livros e o quanto eles foram – e ainda são – importantes ferramentas para nos contar a história e mantê-la viva até os dias de hoje.
Vamos começar a nossa lista, classificando as Bibliotecas das mais antigas para as mais novas… com isso, eu diria que não apenas as antiguidades aparecerão aqui, como também novas e modernas bibliotecas, como em Tianjin, na China.
- 1️⃣ The Bibliothèque Nationale de France
- 2️⃣ Abbey Library of Saint Gall
- 3️⃣ Library of Trinity College Dublin
- 4️⃣ National Library of the Czech Republic
- 5️⃣ Admont Abbey Library
- 6️⃣ Real Gabinete Português de Leitura
- 7️⃣ State Library Victoria
- 8️⃣ The George Peabody Library
- 9️⃣ Biblioteca Monástico-Real do Palácio Nacional de Mafra
- 🔟 Real Biblioteca Del Monasterio De El Escorial
- 1️⃣1️⃣ Philological Library Freie Universität Berlin
- 1️⃣2️⃣ The Joe and Rika Mansueto Library
- 1️⃣3️⃣ Tianjin Binhai Library
1️⃣ The Bibliothèque Nationale de France
📍 Paris, França
🗓️ Inaugurada em 1461 (Como Real Biblioteca)
A Bibliothèque Nationale de France é a biblioteca mais importante da França e uma das mais antigas do mundo, localizada em Paris. A principal sede dela localiza-se em François Mitterrand, no 13º arrondissement de Paris, na margem sul do rio Sena. Possui milhões de volumes e armazena diversos recursos por meio de outros departamentos, como sua biblioteca digital: Gallica.
Um decreto de 1537 – ainda em vigor – obriga a Biblioteca a manter uma cópia de todas as obras publicadas no país. Atualmente, abriga um total de mais de 13.000.000 (treze milhões) de livros e 350.000 volumes encadernados de manuscritos, além de coleções de mapas, moedas, documentos, gravuras e gravações sonoras.
Possui quatorze departamentos e inúmeras coleções, principalmente em suas quatro sedes parisienses, incluindo o Departamento de Moedas, Medalhas e Antiguidades, herdeiro do Cabinet des Médailles.
As coleções como um todo representam cerca de 4.000.000.000 (quatro bilhões) de documentos impressos e especializados.
2️⃣ Abbey Library of Saint Gall
📍 St. Gallen, Suíça
🗓️ Inaugurada em 1553
A coleção da Abbey Library é a mais antiga da Suíça e uma das primeiras e mais importantes bibliotecas monásticas do mundo. Ela possui quase 160.000 volumes, com a maioria disponível para uso público. Além de livros impressos mais antigos, a coleção inclui 1.650 incunábulos (que são os livros impressos antes de 1500) e 2.100 manuscritos que datam dos séculos VIII a XV.
Entre os mais notáveis destes últimos estão itens de produção irlandesa, Carolíngia e Otoniana. Esses códices são guardados dentro de caixas de vidro, cada uma das quais é encimada por um querubim esculpido que oferece uma pista visual sobre o conteúdo das prateleiras abaixo.
Por exemplo: a sessão relacionadas à Astronomia traz um querubim observando os livros através de um telescópio.
Os livros publicados antes de 1900 devem ser lidos em uma sala de leitura especial.
Para ampliar o acesso aos manuscritos foi criada uma biblioteca virtual: Codices Electronici Sangallenses. Este projeto foi expandido para incluir também livros de outras bibliotecas e está operando sob o nome de e-códices. Atualmente, mais de 600 manuscritos daAbbey Library de Saint Gall estão disponíveis em formato digital.
3️⃣ Library of Trinity College Dublin
📍 Dublin, Irlanda
🗓️ Inaugurada em 1592
A Library of Trinity College Dublin faz parte do complexo Trinity College e Universidade de Dublin. Ela funciona também como uma espécie de “biblioteca de direitos autorais”, o que significa que os todos editores na Irlanda precisam ceder uma cópia de suas publicações de forma gratuita para a Instituição.
Esta é a única Biblioteca da Irlanda que detém os direitos para as obras publicadas também no Reino Unido. Ela é o lar permanente da Harpa Brian Boru, que é um símbolo nacional da Irlanda. Lá também está uma cópia da Proclamação da República da Irlanda de 1916 e guarda oLivro de Kells (um livro que contém os 4 Evangelhos do Novo Testamento escritos em Latim).
Um desses quatro volumes fica constantemente em exposição. Os volumes e páginas mostrados são alterados regularmente.
4️⃣ National Library of the Czech Republic
📍 Praga, República Tcheca
🗓️ Inaugurada em 1777
Em 1556, os monges da Ordem dos Jesuítas ergueram um internato, chamado Clementinum, sobre os restos do mosteiro dominicano. A partir de 1622, os jesuítas também administraram a Universidade Charles, e todas as suas bibliotecas foram acomodadas no Clementinum. Com a saída dos Jesuítas, a Universidade tornou-se uma instituição estatal em 1773, e em 1777 sua biblioteca foi declarada Biblioteca Pública e Universitária Imperial-Real .
Em 1918, a Biblioteca Pública e Universitária foi assumida pelo governo da recém-fundada Tchecoslováquia. Em 1935, a biblioteca foi renomeada Biblioteca Nacional e Universitária. No mesmo ano, foi introduzida uma lei que os impressores de Praga tinham que entregar cópias de suas impressões à biblioteca.
Embora as universidades e faculdades tchecas tenham sido fechadas após a ocupação alemã da Tchecoslováquia em 1939, a biblioteca permaneceu aberta sob o nome de “Biblioteca Municipal e Universitária”. Em 1958, todas as grandes bibliotecas de Praga foram fundidas na única Biblioteca Estatal centralizada da República da Checoslováquia.
Em 1990, a última troca de nome da biblioteca resultou em seu nome atual: Biblioteca Nacional da República Tcheca.
5️⃣ Admont Abbey Library
📍 Admont, Áustria
🗓️ Inaugurada em 1776
A Admont Abbey Library é uma biblioteca monástica, localizada na Áustria, numa pequena cidade chamada Admont, próxima ao rio Enns. Ela é a maior biblioteca monástica do mundo. Famosa por seus manuscritos, sua arte e sua arquitetura barroca. Sua construção se deu dos anos 1074 até 1776, quando foi finalizada. Uau! Mais de 700 anos em construção!
Em seus tetos podemos nos inspirar e nos apaixonar pelos afrescos pintados por Bartolomeo Altomonte, que expressam os ideais do mundo. Ali, a Aurora foi representada como a deusa do amanhecer, com os gênios da linguagem (Gramática, Didática, Grego, Hebraico e Latim) despertando Morfeu de seus sonhos, como se fosse o homem.
A localização da biblioteca, ao lado do Parque Nacional Gesäuse é um lugar de grande beleza, sendo também um lindo passeio para quem estiver nas redondezas.
6️⃣ Real Gabinete Português de Leitura
📍 Rio de Janeiro, Brasil
🗓️ Inaugurada em 1837
O Real Gabinete Português de Leitura é uma antiga biblioteca que fica no centro do Rio de Janeiro. Fundado por 43 imigrantes portugueses ainda em 1837, reúne cerca de 350.000 livros muito antigos de literatura portuguesa.
Ela é considerada a maior biblioteca fora de Portugal, de obras de autores portugueses. No Brasil ela recebe, pelo estatuto do depósito legal, uma cópia de toda obra literária registrada em Portugal. Por isso, é a única instituição cultural fora de Portugal que tem o privilégio de reunir um acervo tão grande.
Muita gente visita o Rio de Janeiro e nem se dá conta que bem ali está uma jóia dessas! Cultural e historicamente falando, de grande importância para o Brasil e Portugal.
7️⃣ State Library Victoria
📍Melbourne, Austrália
🗓️ Inaugurada em 1854
A State Library Victoria é a principal biblioteca de Victoria. Localizada em Melbourne, foi fundada em 1854 como a Biblioteca Pública de Melbourne, é a Biblioteca mais antiga e também a mais visitada da Austrália. Em 2018 ela foi a 4ª biblioteca mais visitada do mundo.
A vasta coleção da biblioteca inclui mais de 4 milhões de itens, incluindo livros, fotografias, manuscritos, mapas e jornais, com foco especial no material do estado de Victoria. Lá também você encontrará os diários dos fundadores de Melbourne, John Batman e John Pascoe Fawkner, os fólios do Capitão James Cook e a armadura de Ned Kelly.
8️⃣ The George Peabody Library
📍 Baltimore, Estados Unidos
🗓️ Inaugurada em 1857
AThe George Peabody Library, anteriormente conhecida como Biblioteca do Instituto Peabody, na Cidade de Baltimore, é a biblioteca de pesquisa focada no século XIX da Universidade Johns Hopkins.
Ela está localizado no campus Peabody, em frente ao monumento de Washington. As coleções estão disponíveis para uso do público em geral, de acordo com o objetivo do famosoGeorge Peabody, que foi um comerciante, banqueiro, financiador e filantropo de Baltimore.
Ele teve a ideia de criar uma biblioteca para o uso gratuito de todo mundo que queira consultá-la. Genial!
9️⃣ Biblioteca Monástico-Real do Palácio Nacional de Mafra
📍 Mafra (Lisboa), Portugal
🗓️ Inaugurada em 1907
Uma das mais importantes bibliotecas portuguesas está em Mafra, distrito de Lisboa, em Portugal. Localizada no Palácio Nacional de Mafra, também conhecido como Convento de Mafra. Um acervo de mais de 30.000 volumes, localizado no 4º andar, ala nascente do Monumento Casa da Livraria.
O teto da biblioteca é um dos mais imponentes de todo o palácio, pois é ali onde encontra-se a cúpula, que mede mais de 13 metros do chão. Ali, você vai ver uma escultura de um grande medalhão com o sol sendo a face humana, uma referência ao emergente Iluminismo, que trouxe sabedoria e conhecimento.
🔟 Real Biblioteca Del Monasterio De El Escorial
📍 Madrid, Espanha
🗓️ Inaugurada em 1592
Esta biblioteca foi fundada pelo Rei Felipe II, situada no Mosteiro do Escorial. Ela é uma representação da preocupação que Sua Excelência teve ao longo de sua vida: colecionar livros. Ali está também a sede de muita literatura ligada ao Humanismo.
Grandes humanistas como Juan Páez de Castro, Juan Bautista Cardona, Antonio Agustín, Ambrosio de Morales, Benito Arias Montano, etc colaboraram com os planos do Rei Felipe II, argumentando a favor da biblioteca real.
Ali, na Sala Principal ou Sala dos Afrescos estão coleções que abrigam não apenas livros, mas tudo é relativo ao estudo e trabalho científico: desenhos, gravuras, retratos de personagens, instrumentos matemáticos, mapas, esferas, astrolábios, moedas, medalhas e etc.
1️⃣1️⃣ Philological Library Freie Universität Berlin
📍 Berlim, Alemanha
🗓️ Inaugurada em 2005
Inaugurada em 2005, em Berlim, a Philological Library of Freie Universität Berlin foi projetada por um renomado arquiteto britânico: Lord Norman Foster.
As instalações da biblioteca são modernas e oferecem cerca de 650 lugares de leitura, acessíveis a internet Wi-Fi, além de estações de trabalho.
Além de moderna, a biblioteca é eco-sustentável, a ventilação é natural e com recuperação de calor, reduzindo o uso de energia elétrica.
A nova biblioteca de Berlim é referência também em espaço ao público para eventos, exposições, além de um acervo de aproximadamente 700.000 livros.
1️⃣2️⃣ The Joe and Rika Mansueto Library
📍 Chicago, Illinois, Estados Unidos
🗓️ Inaugurada em 2010
Esta super moderna e linda biblioteca é conhecida também como a Grande Sala de Leitura, localizada ao sul da Cúpula de Vidro.
Ela foi projetada para estudo e leitura, de forma silenciosa, para até 180 usuários ao mesmo tempo.
A parte principal da sala contém quatro longas filas de mesas de leitura e essas mesas são equipadas com luminárias fluorescentes, barras metálicas nas quais os usuários podem travar seus laptops, tomadas elétricas e conexões de dados.
Voltando no tempo, há leitores de cassetes e auscultadores para que os frequentadores possam usar a Coleção de Gravações da Biblioteca.
Há também impressoras a disposição dos usuários e também internet wi-fi segura.
1️⃣3️⃣ Tianjin Binhai Library
📍 Tianjin, China
🗓️ Inaugurada em 2017
Em 2017 foi inaugurada a Biblioteca Tianjin Binhai, como parte de um plano maior que prevê um distrito cultural para a cidade.
O espaço é tão gigante que pode ser considerado um Centro Cultural, com mais de 33.000m².
O seu auditório é esférico e luminoso, com estantes em cascatas do chão ao teto.
Essa biblioteca futurista fica dentro de um complexo, cercado também por outros edifícios culturais, todos projetados por uma equipe internacional de arquitetos, incluindo Bernard Tschumi Architects e Bing Thom Architects.
Uau! Isso sim é uma lista de respeito! Dá para fazer uma viagem na história, de antigas a modernas. De clássicas a futurísticas. Essas bibliotecas são verdadeiras riquezas, e precisam ser exploradas por todos que tiverem essa incrível oportunidade.
Espero que tenham gostado desta volta bibliotecária pelo mundo. Obrigada, e até a próxima!