Olá viajante, vamos falar de antiguidades?! Não podemos dizer ainda que o Brasil tenha cidades milenares, sabemos que nossa história é relativamente recente, se comparada a Europa, Ásia, Egito Antigo e tantos outros lugares super super históricos.
Mas mesmo assim, podemos dizer que algumas cidades do Brasil são praticamente dos anos 1500, quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses. Temos uma história rica e hoje vamos conhecer as principais atrações e curiosidades das cidades mais antigas do Brasil.
Tenho certeza que no final dessa leitura você verá que não é preciso ir muito longe para fazer uma viagem incrível!
1. Cananéia – Litoral sul de São Paulo
Talvez você se lembre, lá das aulas de história do Brasil, que em abril de 1500 os portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral chegaram no Brasil. Mais precisamente, em Porto Seguro, na Bahia.
Embora os portugueses tenham chegado em 1500, apenas após 1530 que começou de fato a colonização do Brasil. Isso porque os portugueses até então não tinham visto muito potencial a ser explorado aqui, mas as ameaças de invasões de estrangeiros fizeram com que eles buscassem proteger o território através da colonização. Isso é importante para esclarecer que existiam alguns povoados e vilarejos, mas que não eram de fato cidades.
No fim das contas, a cidade mais antiga do Brasil é Cananéia, que surgiu nas expedições de 1531. Ela fica no litoral sul de São Paulo e, além da praia, têm um centro histórico do período colonial e trilhas do Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Mas isso não é um consenso. A falta de registros faz com que muitos consideram São Vicente como a cidade brasileira mais antiga.
2 – São Vicente – Litoral Sul de São Paulo
São Vicente foi fundada em 1532 pelo mesmo fundador de Cananéia, Martim Afonso de Sousa. O nobre encarregado da primeira expedição colonizadora no Brasil chegou até a ter uma casa da cidade, que foi em parte preservada.
A casa de Martim Afonso é uma atração turística de São Vicente, sendo considerada o Marco Zero do Brasil. Hoje ela é um museu que conta a história do local. Além disso os turistas podem aproveitar a Ilha do Porchat, onde fica o Memorial dos 500 anos projetado por Oscar Niemeyer.
Outro ponto muito famoso da cidade é a Praia de Itararé, a maior de São Vicente. É lá que funciona o teleférico que leva os turistas para o alto do Morro do Asa Delta, onde é possível saltar de paraquedas e ter uma visão privilegiada da Baixada Santista.
São Vicente combina com: Santos!
Já que você está na Baixada Santista, por que não visitar Santos? Essa também é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1546. Aqui ficam o maior porto da América Latina, o Teatro Coliseu, o Museu do Café Brasileiro e o maior jardim frontal de praia do mundo.
Para os amantes de futebol temos o Estádio da Vila Belmiro, o estádio oficial do Santos Futebol Clube. O Museu das Conquistas reúne um acervo histórico do time que já revelou talentos como Pelé e Neymar.
3 – Olinda – Estado do Pernambuco
Em 1982 essa cidade foi considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e não foi a toa. Ela foi fundada em 1535 pelos portugueses e invadida pelos holandeses em 1630.
Olinda fica ao lado de Recife, capital do Pernambuco. Tanto que, ao visitar o Alto da Sé no centro histórico (também conhecido como Cidade Alta) é possível ver a praia da Boa Viagem em Recife. A vista do Alto da Sé é conhecida por sua beleza e pelo pôr do Sol que encanta os turistas.
Eleita como primeira Capital Brasileira da Cultura, Olinda é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Visitantes de todo o mundo querem conhecer lugares como a Igreja da Sé e os azulejos portugueses do Convento de São Francisco. A Igreja e Mosteiro de São Bento também faz sucesso entre os visitantes com sua arquitetura barroca e seu altar folheado à ouro.
Mas não tem como falar de Olinda sem mencionar o famoso Carnaval de Olinda, né? Essa época é a mais aguardada do ano na cidade. Os blocos carnavalescos, estandartes, grupos de frevo, afroxés e os bonecos gigantes ajudam a formar um dos maiores carnavais de rua do mundo.
4 – Igarassu – Estado do Pernambuco
Bem pertinho de Olinda e Recife também fica Igarassu. Uma curiosidade é que ela foi fundada apenas três dias antes de Olinda, em 9 de março de 1535, o que a torna a cidade mais antiga do estado do Pernambuco.
O nome Igarassu significa canoa grande na língua tupi. A cidade é marcada pela história do tempo colonial e foi palco de batalhas entre portugueses e índios. As belezas naturais também marcam presença, como a Praia de Marcos.
O principal ponto turístico da cidade é a Igreja dos São Cosme e Damião, o mais antigo templo católico brasileiro.
Igarassu e Olinda combinam com: Recife!
Não tem como irmos ao Pernambuco e deixarmos de lado a querida Recife, né? Especialmente quando ela fica tão próxima de Igarassu e Olinda! Ela também é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1537.
A cidade, assim como Olinda, tem forte influência holandesa devido ao período de invasão. Recife foi um importante ponto comercial na época colonial, pois era porta de entrada para os produtos europeus. Hoje é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país.
Então, se quiser combinar o agito da cidade grande com um passeio histórico, Recife é o lugar certo pra você! Não deixe de visitar a Praia da Boa Viagem, os mercados de artesanato e o centro histórico.
Já pensou em viajar de carro pelo Brasil? Quando todo mundo se sentir seguro para cair na estrada, vai rolar muita roadtrip por aí! Preparamos alguns roteiros super legais para te inspirar:
9 Destinos para viajar de carro em Minas Gerais
6 Destinos para viajar de carro em São Paulo
5 – Vila Velha – Estado do Espírito Santo
A cidade mais antiga do Espírito do Santo tem, nada mais nada menos que, 32 km de praias belíssimas! As principais são Itapuã, Itaparica e Praia da Costa. Ela foi fundada em 1535 por Vasco Fernandes Coutinho, capitão donatário da capitania do Espírito Santo.
Um dos cartões postais de Vila Velha, a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, liga a cidade com a capital do estado, Vitória. Toda a cidade tem o turismo voltado para atrações culturais. Entre algumas paradas obrigatórias temos o Convento da Penha, também um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil e que oferece uma vista incrível das cidades de Vila Velha e Vitória.
Outro ponto famoso é o Farol de Santa Luzia, responsabilidade da Marinha do Brasil. Antigamente o lugar era fechado aos visitantes, mas hoje é possível subir até o alto do farol e tirar fotos incríveis, com a vista privilegiada da baía de Vitória. Mas a visita precisa ser rápida, só é permitido 20 minutos para cada grupo de visitante!
Dica especial vai para os chocólatras: visitar a fábrica do chocolate Garoto, a maior da América Latina. O tour pelo lugar com certeza vai ser, no mínimo, delicioso. E se você for super fã de viagens e chocolates, aqui vai mais mais uma dica, conheça o Museu da Lindt em Colônia, na Alemanha.
Você deve ter reparado que todas essas cidades são litorâneas. Isso porque as cidades do litoral foram as primeiras a serem ocupadas pelos portugueses devido à facilidade de enviar mercadorias para outros lugares.
Ou seja, visitar as cidades mais antigas do Brasil é um passeio histórico regado de Sol, areia e mar pra você aproveitar! E aí, gostou da ideia?
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Tenho muita vontade de conhecer Tiradentes e Diamantina, ambas em MG – Brasil. =)