Praças, parques e jardins são atrações costumeiras na vida de qualquer viajante. Mas você já imaginou visitar um jardim em que todas as plantas são venenosas?! Estranho né, mas é exatamente isso que você vai encontrar ao visitar o Poison Garden no Castelo de Alnwick, na região de Northumberland, na Inglaterra.
O Poison Garden, ou Jardim Venenoso, é uma das atrações do complexo de jardins Alnwick Garden, que fica no Castelo Alnwick. O castelo é um destino muito visitado na região. Ele começou a ser construído em 1096, e é atualmente a sede do Duque de Northumberland.
A ideia de construir um jardim venenoso foi pensada em 2005 por Jane Percy, a Duquesa de Northumberland. Desde então a cada ano são adicionadas espécies venenosas como Strychnos nux-vomica (estricnina), Ricinus communis (ricina mortal), dedaleira, beladona mortal e muitas outras que não faço ideia, mas li que são mortais 😱.
Além do turismo, umas das missões do jardim é a educação sobre plantas e remédios. Como a própria duquesa disse em uma entrevista: A mesma planta que mata, geralmente cura. Podemos também pensar em uma frase bem reflexiva: a diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dosagem. Será?!
A visita ao Poison Garden no Castelo de Alnwick, começa em um portão preto com caveiras e avisos de risco de morte. Todo o passeio é feito com uma supervisão especializada, que garante que você fique a uma distância segura das plantinhas mortais. Existem os riscos de queimaduras graves, desmaios e até morte e volta e meia alguém é afetado. Segundo informações do local, entre 20 a 30 pessoas por ano desmaiam no jardim devido ao efeito de alguma planta.
Mas nem tudo são flores venenos, o complexo do castelo possui outros jardins também. Segundo as informações turísticas do castelo:
The Treehouse
Os jardins de Alnwick possuem a maior casa na árvore de madeira do mundo! Construída em torno de 16 árvores de tília, que crescem para dentro da casa. A Treehouse é uma combinação de lariço siberiano, sequóia escandinava, cedro canadense e pinho escocês e inglês. Sem dúvida, um passeio único!
Taihaku Cherry Blossom
O Cherry Orchard no The Alnwick Garden tem a maior coleção de ‘Taihaku’ do mundo. São 329 árvores cerejeiras, todas elas florescem juntas por até duas semanas no final de abril/início de maio.
E se você gosta de ver a Florada das Cerejeiras, não perca este post por nada deste mundo!
Rose Garden
São mais de 300 rosas com cores vibrantes e aromas intensos, que perfumam toda a área. A melhor época para visitar este jardim no verão, em junho e julho.
E você, tem coragem de visitar o Poison Garden de Alnwick?
ℹ️ Informações
📅 Horário de funcionamento: Aberto de terça à domingo, das 10h às 16h.
🎟️ Tickets e preços: https://www.alnwickgarden.com/2021-booking/
☎️ Contato: https://www.alnwickgarden.com
📍Localização: Denwick Lane, Alnwick NE66 1YU, Reino Unido