Este é um texto escrito por uma viajante a convite do Passaporte Feliz.
Olá viajante! Aqui quem fala é a Karinne do blog Memórias da Bagagem. Sou estudante e moro em Dublin desde Junho de 2019. Quando recebi o convite para escrever um texto para o Passaporte Feliz, logo me lembrei que amo os parques daqui. Não tive dúvidas e resolvi falar sobre eles! Vamos lá!
Dublin é conhecida também por seus famosos parques, em número eles são mais de 10, sendo o Phoenix Park o mais visitado, e um dos maiores parques da Europa! Os parques em Dublin são bem amplos, com uma vasta área para praticar exercícios e para seus moradores e turistas fazerem piqueniques – que são bem comuns aqui até mesmo no inverno.
Como já falei, o Phoenix Park é um dos maiores parques da Europa e lá podemos encontrar grandes áreas para a prática de exercícios, percorrer trilhas ou desfrutar dos campos gramados. É um ótimo lugar também para reunir amigos e família, fazer brincadeiras ao ar livre, assim como é um lugar incrível para tirar fotos e encontrar os famosos cervos – como o veado Bambi – que vivem por lá. Eles são animais muito tranquilos, é possível até mesmo se aproximar para tirar fotos. Infelizmente há alguns tempos foi proibido levar cenouras para alimentá-los, era muito comum fazermos isso.
É tão bom passar o tempo nesse parque… ficar em contato com a natureza, uma vez que acabamos passando tempo demais no centro, com tantas pessoas e carros e movimento. Poder tirar um tempinho para relaxar ao som dos pássaros é reconfortante. Sem contar que quando o tempo está bom, é legal assistir ao pôr-do-sol, é radiante ver as formas que os campos e montanhas formam à luz do sol.
Falando mais sobre parques… outros dois parques que não posso deixar de mencionar são o Stephen’s Green Park e o Saint Anne’s Park. O primeiro fica localizado no centro da cidade, logo após uma rua famosa de Dublin chamada Grafton Street – rua que ficou conhecida através de uma música do cantor Ed Sheeran – e também por suas lojas chiques. Esse parque é ideal para descansar depois de uma rotina estressante, cheia de laguinhos com patos e cisnes, que são bem comuns de serem vistos nos canais que passam no meio de Dublin.
Já o Saint Anne ‘s Park é um parque mais distante, tem uma beleza diferenciada, árvores imensas e umas pontes que lembram a época dos Vikings. Uma visão mais antiga, incrível, que faz valer a pena conhecer cada cantinho daquele lugar.
Durante a primavera e o verão é incrível frequentar os parques em Dublin! Famílias e amigos se reúnem, crianças brincam ao ar livre, fazem piqueniques, exercícios… um clima agradável, mesmo que alguns dias sejam chuvosos ou mais frios. Mesmo nessa época do ano, Dublin não é muito quente, como em outras partes da Europa – tendo um verão bem ameno -, o que eu amo, inclusive!
O outono e inverno vem para atrapalhar um pouco isso. As chuvas são constantes e o frio nem se fale! Não fica acima de 2 graus, e ainda assim, eu acho que é agradável pra dar algumas voltas ao ar livre. Mas, eu sou suspeita para falar… porque amo esse clima frio europeu, caminhando em parques, tomando um cappuccino delicioso para se aquecer… bem cena de filme que sempre via quando criança. Eu amo!
Então caro viajante, se você se identificou comigo nesses aspectos, te convido a conhecer Dublin e seus parques encantadores. Sejam eles no calor, ou no frio!
Agradeço a oportunidade de falar um pouquinho sobre essa cidade que eu tanto amo morar, que me identifiquei e me conheci… são tantos lugares incríveis que Dublin tem, espero que algum dia você possa vivenciar alguns momentos aqui. Que possa conhecer cada parque, cada ponte, muitos pub’s e as histórias que Dublin tem para contar!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Muito gostoso relembrar estes parques. Sou apaixonada pelos parques de Dublin e arredores. Um país que é possível ver a cultura de valorização da natureza, mesmo diante do frio e chuva. É admirável.
Kaka, não sei se vc conhece, mas eu sou apaixonada pelo Ardgillan Castle e seus incríveis jardins que na primavera/verão ficam lotado de lindas flores, especificamente umas rosas gigantes! Junho é a melhor época pra conseguir ver a melhor florada! Fica distante de Dublin, já no Co. Dublin, mas vale muito a visita! Depois me conta se gostou, caso ainda não conheça.
Bjs e aproveite esta cidade que tanto amo.
Que delícia ler este comentário e volto a sentir muito que não estivemos juntas em Dublin 🙁
Quem sabe um dia a gente volta e refaz o passeio do Ardgillan Castle todos juntos, uma grande familia.
Beijos, obrigada e volte sempre aqui.