A medieval e montanhosa Valdelinares é considerada o lugar mais alto da Espanha, com 1692 metros acima do mar. Valdelinares, um pueblo da cidade de Teruel – localizado na província de Aragão – é o lugar perfeito para quem ama neve, frio e inverno.
Fazendo parte da cadeia montanhosa de Gúdar, Valdelinares possui uma pequena área urbana, às margens do Rio Linares.
Este é, sem dúvidas, um destino para quem é apaixonado por natureza, ecoturismo e principalmente, esportes de inverno. A estação de esqui de Javalambre e Valdelinares convida a todos os amantes dos esportes de neve a apreciar as belezas naturais da região.
O que ver e fazer em Valdelinares?
Datados dos séculos XVI e XVII, os edifícios e praças de Valdelinares são um convite a volta no tempo, onde você poderá contemplar as construções antigas e escolher uma das duas praças para fazeer uma pausa, e quem sabe comer algo em um dos simples restaurantes da região.
Não poderia faltar um igreja antiga para compor o cenário. A igreja de Nossa Senhora das Neves é datada do ano de 1751, um pouquinho mais nova que sua vizinha, a Ermida de Loreto, localizada na periferia de Valdelinares, datada de 1725.
Nem só de inverno vive nosso pequeno e movimentado pueblo. Aliás, é no verão que ele fica muito frequentado, com as homenagens aos Santos Cristóbal, São Roque e Santa Bárbara. As festividades acontecem entre os dias 9 e 13 de julho, quando os fiéis fazem celebrações e peregrinações religiosas.
A Região de Valdelinares
Podemos dizer que este é um passeio imperdível aos amantes de natureza, passeios ao ar livre, caminhadas e contemplação do simples e belo.
Toda a região é muito montanhosa, fazendo com que a Serra de Gúdar seja um cenário incrível para diversos destinos como Alto de Gúdar, os Pinares de Pino Moro, os Caños de Gúdar, o Desfiladeiro do Rio Alcalá e a nascente do Rio Mijares.
Uma vez por ali, se quiser esticar o passeio e conhecer mais lugares encantadores, não deixem de visitar Alcalá de la Selva, Linares de Mora, Gúdar ou El Castellar. Todos elas são cidades montanhosas, com centrinhos históricos e muita paisagem natural para encher os olhos (e o coração de paz).
Estações de esqui Javalambre e Valdelinares
Voltamos para o assunto de inverno, que todo mundo ama! Quem não gostaria de sair de Valência e, em pouco menos de 2h de carro, chegar em uma cidadezinha linda, medieval, montanhosa e coberta de neve?
Pois sim, vamos agora mesmo saber que 28km de pista de esqui esperam por você na Estação de Esqui de Valdelinares e Javalambre, pertinho de Valência. As pistas são de níveis fáceis, para os iniciantes. Não há pista preta.
Então, se você já for expert, esse passeio não será muito radical para seu caso. Com apenas 1 ticket, você consegue esquiar e ter acesso às duas estações de esqui, que distam 70km uma da outra.
A estação de Valdelinares conta 14 pistas, entre verde, azul e vermelha. Os teleféricos comportam mais de 13.000 esquiadores por hora. Uau!
- Acesse o site oficial para saber mais detalhes sobre os valores, como chegar, onde estacionar, aluguel de esqui, escola de esqui, onde comer e centro de informações das estações de esqui.
- Acesso o site oficial do pueblo de Valdelinares.
- Acesse o Instagram @viajaracalma para dicas de turismo em Valdelinares.
- Acesse o Espanha Feliz para assuntos de visto e estadia de longa duração na Espanha.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!