Olá, viajantes! O friozinho já chegou e com ele uma das festas mais amadas do Brasil: a festa junina. Durante o mês de junho acontecem festividades que têm sua origem no período colonial. Os portugueses inicialmente promoviam homenagens aos populares Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
No Brasil, as festas no Nordeste são muito famosas e, dificilmente, você não morre de amores por esta época onde tem alegria e comida gostosa de sobra!
Atualmente, as festas juninas não se restringem apenas ao significado religioso. É um momento de alegria e reunião, onde fogueiras e balões dão espaço a deliciosas comidas típicas. Além de tudo isso, a exaltação do rico e diverso folclore brasileiro.
Quer saber quais os melhores destinos para aproveitar esse momento lá no nordeste? Confira agora todas as nossas dicas!
Festa de São João de Caruaru
A festa de São João de Caruaru acontece na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco. Tamanha a sua importância, é considerada pelo Guinness World Records – edição anual de recordes mundiais – como a maior festa regional realizada ao ar livre do mundo inteiro. Demais, não é?!
Com grande variedade de atividades, você vai se divertir muito com os shows, danças, quadrilhas, fogos de artifício, fogueira, balões e as famosas e gigantescas comidas tradicionais de São João. A festa ocorre no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no centro da cidade.
A festa atrai milhares de turistas todos os anos. E isso acontece desde o fim do século XIX, quando já era conhecida pelas cidades próximas e recebia pessoas até mesmo da capital, Recife. Hoje, a considerada maior Festa de São João do mundo, já recebeu mais de 3 milhões de pessoas.
Gastronomia
As comidas são um entretenimento à parte. A fartura e imensas porções são características marcantes. Quer saber com mais detalhes o que você encontra por lá? Então, confira essa lista:
- Broa gigante;
- Chocolate quente;
- Cozido de milho;
- Batata doce;
- Quentão;
- Cuscuz;
- Caldinhos;
- Bolo de milho;
- Dobradinha;
- Pão doce;
- Queijo coalho assado;
- Pé de moleque;
- Polenta;
- Bolo de rolo;
- Tapioca;
- Assado de milho;
- Macaxeira;
- Pipoca, arrumadinho de charque;
- Paçoca;
- Bolo de trigo;
- Pamonha;
- Canjica;
- Xerém com galinha e muito mais.
Tudo isso diante de uma decoração espetacular, no qual os caruaruenses fazem questão de investir e embelezar todos os espaços. Os moradores são responsáveis por organizar e enfeitar cada rua, sendo que existem premiações para as mais grandiosas e criativas.
São João de Campina Grande
Outra maravilhosa opção para aproveitar as festas juninas na região nordeste do Brasil está aqui: a Festa de São João de Campina Grande. No estado da Paraíba, a festa acontece durante os 31 dias do mês de junho, no Parque do Povo, “o quartel-general do forró”, no centro da cidade.
O grande atrativo é a paixão pelo forró! Sim, quem ama um forrózinho vai se divertir muito dançando ao som típico dessa festa. Na verdade, tudo começou com o festa ao redor das fogueiras. Hoje, existe a competição de quadrilhas e de quem dança melhor a quadrilha.
Dentro da programação da festa, podemos citar o Expresso do Forró. Esse é um passeio de trem, que acontece somente aos finais de semana do mês de junho e leva os passageiros da Estação Velha, em Campina, até o distrito de Galante.
Principais atrações
A locomotiva utilizada já se torna um grande evento por si só, pois sua decoração e musicalidade já encantam e animam os turistas, pois um trio de forró vai passando de vagão em vagão. Em Galante, as pessoas são recepcionadas por quadrilhas juninas, iguarias típicas e mais forró.
Entre tantas atrações do São João de Campina Grande, temos ainda um casamento coletivo no dia de Santo Antônio, 13 de junho. No dia do santo casamenteiro o Parque do Povo se torna um verdadeiro palco e celebra o amor de dezenas de casais. O casamento coletivo é destinado às pessoas de baixa renda, portanto, tudo é bancado pela prefeitura da cidade.
Já no dia de São João, 24 de junho, são reservadas as mais esperadas atrações. O centro da cidade de Campina Grande recebe o espetáculo de fogos em homenagem ao santo. O show dura mais de 10 minutos e é um verdadeiro espetáculo de cores e alegria.
Um ponto turístico que vale a pena conferir nessa viagem é o Sítio de São João. Ao longo de 800 metros quadrados vemos a fiel reprodução do cotidiano do interior nordestino de antigamente, seja por objetos ou pela arquitetura.
Além da Vila Nova Rainha, representação de quando campina grande ainda era vila; da cidade cenográfica, que são réplicas de pontos turísticos da cidade se tornando uma verdadeira cena de cinema; as ilhas de forró, que são diversas opções de shows e a fogueira cenográfica, um monumento de 20 metros que imita um dos mais importantes símbolos das festividades juninas.
Outras festas juninas nordestinas
Além dessas duas maravilhosas festas que vão tornar o seu mês de junho ainda mais especial, ainda temos muitas outras opções de destinos pelo nordeste.
São Luís – Maranhão
Temos a festa de Bumba-Meu-Boi, no Maranhão. Essa celebração acontece há mais de 200 anos na capital de São Luís, tornando- se assim o evento mais famoso por lá. Em junho vemos a cidade colorida e cheia de música, dança, comidas típicas e representações do nosso folclore.
O personagem que dá nome à festa, esbanja charme e encanto ao desfilar pelas ruas. Além disso, também são encenadas peças teatrais que contam a história de Pai Francisco e Mãe Catirina, que dá origem a lenda do boi.
Aracaju – Sergipe
Temos também a Festa Forró Caju, de Sergipe. Já nem é preciso dizer que o estilo musical é o que não pode faltar, não é mesmo? A festa já é considerada uma das maiores de São João não só de Sergipe, como do Brasil.
O evento costuma durar cerca de 14 noites e conta com diversas atrações entre shows e muita comida típica. Ele é gratuito e atrai cerca de 1 milhão de pessoas por ano!
Mossoró – Rio Grande do Norte
A festa Mossoró Cidade Junina, que acontece no Rio Grande do Norte, tem como tema principal a Chuva Bala, espetáculo que conta a história de Lampião. O evento acontece no Corredor Cultural em Mossoró nos meses de junho e atrai mais de um milhão de pessoas nos dias de festa.
O melhor é que para tudo isso as entradas são gratuitas!
Salvador – Bahia
E, claro, não podia faltar a Festa de São João, em Salvador. A capital baiana tem o seu centro histórico iluminado pelas bandeirinhas coloridas. Ao som de muito forró e sertanejo universitário, não se pode deixar de experimentar arroz doce, bolo de fubá, e os licores.
Gostou das nossas dicas? Qual destino te encantou mais e não vai faltar em sua próxima viagem? Não se esqueça que em 2021, a maior parte desses eventos estão acontecendo online.
Então, enquanto não for possível viajar para aproveitar, vamos fazer acontecer em nossa casa, com nossa família. Que tal? Obrigada pela leitura e até a próxima!