Olá Viajantes! Conhecem o HomeAway? Ele é um forte concorrente do Airbnb, muitas vezes com opção melhores e mais baratas.
Aqui no Brasil esta plataforma já existe há anos e anos, é o Alugue Temporada. Eles se juntaram, são então uma empresa do mesmo grupo e oferecem hospedagens de casas e apartamentos pelo mundo à fora.
O que é o HomeAway?
É uma plataforma de hospedagens, que funciona no computador através do site, ou no celular através da App.
Muito semelhante ao Airbnb, mais antigo até. Um site com milhares de opções de casas para que você alugue com propósito de temporada.
HomeAway é confiável?
Sim, eu já me hospedei várias vezes em casas pelo HomeAway, nunca tive nenhum problema. Sempre que precisei, consegui falar com o suporte por chat e por telefone. Claro que tudo nessa vida você precisa de cautela e de noção ao que está se propondo. Mas sim, é um site antigo, com boa reputação e muito confiável.
Como funciona o HomeAway?
O HomeAway funciona como um conector entre propriedades disponíveis para serem alugadas e pessoas que desejam alugar tais propriedades com função de curta estadia, férias, etc.
Para navegar pelo site, clique no link acima, escolha a cidade, o período e o número de pessoas que vão ocupar a casa.
Os resultados aparecerão e também terá a opção de usar o filtro de pesquisa. Use-o sem moderação. Coloque tudo que tem em mente para sua hospedagem. Escolha o bairro, as facilidades da casa, número de quartos, preços e tudo o mais que desejar.
Após aplicar todos os filtros, a pesquisa final será bem mais assertiva, dentro do que você procura. Você não paga por usar o site, mas obviamente há taxas relativas a hospedagem na hora que você fechar a reserva.
Quando você obtiver os resultados dentro de suas expectativas comece a fazer uma análise bem criteriosa. Olhe as fotos, mas olhe também outros detalhes que você considere indispensáveis.
Exemplos como, sofá cama vs. cama de verdade. Banheiro com box vs. banheiro com ducha dentro da banheira. Prédio sem elevador. Casa estilo sótão. Opção de garagem. Piscina aquecida. Acesso para cadeiras de rodas. São muitos detalhes, observe todos eles. Se atente a todos para que sua acomodação seja o mais dentro possível do que você espera.
Avaliações no HomeAway
Agora vamos a outro ponto importante. O que dizem os hóspedes anteriores sobre essa acomodação? Ela tem quantas estrelas? As avaliações são positivas? As reclamações são pertinentes?
Quando houver avaliações ruins, veja se tal reclamação faz sentido para você. Por exemplo, se alguém reclamou que a piscina estava gelada mas você nem planeja usar a piscina, esse comentário não se aplica a você, certo?
Veja também sobre o bairro, é uma região que te atende? Vá no google street view, procure ver as ruas das redondezas. São íngremes demais? Tem cara de ser muito barulhento? Analise o que você espera e não deixe de olhar todos esses pontos.
Analise as políticas de uso da casa. Pode levar pet? Pode fazer uma festinha de aniversário? Pode ligar o som?
Veja também sobre a política de cancelamento da reserva. Caso os planos mudem, o que vai ser perdido? É possível cancelar, vai ter multa? Quanto vai ser o reembolso?
Fale com o Anfitrião
Você terá a o oportunidade de mandar uma mensagem ao anfitrião no HomeAway. Use esse espaço com sabedoria. Apresente-se, explique quem é você e seu grupo, o que vão fazer lá, o que espera da casa. Se tiver alguma pergunta especifica, agora é a hora de abordá-la.
Aumente suas chances de ter a reserva aceita, passe confiança ao anfitrião e seja educado.
Se tiver algum pedido especial, pedir uma bebida, como um vinho, para celebrar alguma data festiva. Ou se quiser encomendar flores para receber alguém… as chances de dar certo são altas, vale à pena tentar!
Quanto custa a hospedagem no HomeAway?
O valor da hospedagem sempre vai estar claro ali. Não tem pegadinhas, taxas escondidas, taxas a serem pagas depois… sempre vai estar o total da hospedagem e quase sempre em moeda local. Se for no Brasil, em reais. Se for em Londres, em Libras. Se for em Paris, em Euros… e assim por diante.
Há casos que você poderá pagar parcelado. Há casos que você poderá pagar apenas um percentual para reservar e mais próximo da hospedagem você será cobrado pelo restante.
Importante: leia com calma. Não tenha pressa. Não deixe passar detalhes importantes por pressa de concluir a reserva.
Como funciona o check-in e as chaves no HomeAway?
Lembre-se, a sua reserva não é de um hotel. Não haverá balcão de check-in, nem funcionários disponíveis para te atender. Você está reservando uma casa ou um apartamento de alguém. Então o mais importante aqui é trocar mensagens com seu anfitrião. Deixe-o ciente de seus planos, de seu horário previsto para chegada. Sempre troque mensagens dentro do próprio aplicativo, é mais seguro se sua comunicação estiver toda “gravada” ali.
Na hora e local previamente combinados, você encontrará o responsável pela casa. Esta pessoa te passará as chaves, a senha do wi-fi, a regra para retirar o lixo, o controle do ar condicionado. Como funciona a garagem, o portão. Enfim, aqui é hora de falar sobre tudo sobre a casa.
Quais são as principais vantagens do HomeAway?
Por que você trocaria um hotel por uma hospedagem tipo casa ou apartamento? Creio que esta pergunta seja um tanto pessoal, mas aqui vão algumas boas razões:
- Hospedagem é muito mais que apenas dormir fora de casa. É ter conforto e lugar de lazer. Muitas vezes um quarto de hotel é frio e impessoal. A área comum do hotel, como o nome já diz, é comum, e você a dividirá com outras pessoas que nem conhece.
- Comer sua própria comida. É claro que comer fora e comer em lugares novos faz parte de toda viagem. Mas a questão é, você gosta de comer fora todos os dias, em todas as refeições? Além do alto custo que isso poderá gerar, muitas vezes você sentirá falta daquela comida simples, feita por você, que tem seu gosto, seu tempero.
- Fazer supermercado fora de casa. É tão gostoso ter a oportunidade de ir ao supermercado num país novo ou mesmo em uma cidade nova. Você acaba conhecendo coisas novas. Experimentando coisas novas. É a chance de comprar um café que você ainda não experimentou. Um vinho regional. Um queijo totalmente diferente dos queijos da sua região. Um azeite delicioso, um pão caseiro. Humm…
- Não ter que se preocupar com regras e horários. Sabe aquele dia que você quer dormir até mais tarde mas o café da manhã do hotel se encerra às 9 horas? Sabe aquela tarde que você quer descansar mas a camareira está passando aspirador de pó no quarto ao lado, ou arrastando camas e você simplesmente enlouquece com o barulho? Pois é, em sua casa fora de casa isso não acontecerá.
- Poder lavar sua roupa suja sem gastar fortunas com lavandeiras. Ou mesmo, poupar em despacho de malas porque não vai precisar levar seu guarda roupa todo na viagem. Poderá usar e lavar suas roupas com comodidade e praticidade.
- Viagem com crianças, especialmente o caso das roupas e das refeições são muito úteis. Criança comendo fora de casa o dia todo, por vários dias seguidos pode ser um grande desafio. Aqui é sua chance de cozinhar algo simples e saudável para seu filho. Inclusive, sua chance de experimentar coisas novas sem precisar expor a criança a todo tipo de tempero e “novidades” das comidas da rua.
- Economia. Além de economizar com refeições e lavanderia, você ainda economizará na hospedagem em si. Em geral, elas são de 20% a 30% mais baratas que hotéis.
E existem desvantagens no HomeAway?
Sim, claro. Nem tudo é 100% redondinho. Eu creio que algumas desvantagens possam se encaixar em seu caso:
- Ausência de alguém para ajudar no check-in. Isso pode ser um desafio caso você chegue de madrugada. Ou com muitas malas e não tenha alguém para ajudá-lo a subir escadas, ou entrar com sacolas. Coisas que você teria em hotéis de 4 estrelas para cima.
- Ausência de camareira/faxineira. Mesmo que isso signifique ter camareiras entrando e saindo do seu quarto (de hotel) todos os dias. Talvez mexendo em suas coisas, olhando suas jóias, usando seu perfume. Mas se você for daqueles que adoram uma organização de hotel… sair deixando tudo bagunçado e voltar com a mágica feita, isso pode ser um problema para você. Ninguém vai arrumar sua cama, sua casa ou apartamento, a não ser que você pague/contrate alguém para isso.
- Cozinhar e lavar louças. Aqui vai um segredo: quase 100% das boas acomodações terão uma lava-louças. Isso é maravilhoso e é como falado acima, uma espécie de mágica. Você faz comida, suja louças de 6 pessoas, coloca tudo na maquina e plim! Tudo limpo 2 horas depois. Use o filtro de “lava-louças” quando for procurar sua acomodação. Mas se ainda achar que não é na cozinha o seu lugar, talvez um hotel seja melhor para você.
Dicas finais!
- Converse sempre com seu anfitrião. Procure sentir se você é apenas um “negócio” para ele ou se ele gosta de receber pessoas, apresentar a casa, a cidade, as atrações locais. Isso pode fazer diferença nas expectativas que você venha a criar.
- Analise bem o bairro da sua acomodação. Não adianta ela ser super barata e ser muito longe do centro/pontos principais. Você vai gastar uma grana com deslocamento e vai perder um tempo precioso em sua viagem.
- Tente um desconto! Não custa nada tentar… no campo de mensagens com o anfitrião, peça um descontinho. Quem sabe não dá certo?!
- Desconfie de preços baratos demais. Não existe milagre. Os preços precisam ser justos e nivelados. Se for barato demais pode haver algo de errado. Investigue.
- Seja um bom hóspede. Cuide da casa, zele pelas regras, pela retirada/regras do lixo, cuide dos eletrodomésticos, respeite os vizinhos. Nada de ficar puxando malas e fazendo algazarras nos corredores dos apartamentos, principalmente tarde da noite. Faça uso consciente da água e da luz. Seja um ser humano com noção de todas as coisas da vida.
Espero que tenha gostado de todas as dicas. Deixe nos comentários suas dúvidas e volte depois para me contar suas experiências.
Obrigada pela leitura e boa viagem!
Comments 4