Assim como várias boas histórias que ouvimos por aí, esta aqui começa com uma noitada.
Rino Dubkivic, um estudante universitário de Zagreb – capital da Croácia, estava bebendo com seus amigos, quando eles começaram a contar suas histórias mais engraçadas sobre ressacas.
O Museu da Ressaca
Veio então uma super ideia: e se todas essas histórias de bêbados e suas ressacas fossem aglomeradas em um só lugar? Bom, seis meses depois, no prédio ao lado onde toda essa bebedeira aconteceu, estava lá: O Museu da Ressaca.
As exposições incluem objetos inexplicáveis encontrados no dia seguinte às bebedeiras. Há um lugar onde você pode usar um tipo de especial de óculos, que te deixa com reflexos alterados e você pode “se testar”. E você ainda pode participar de uma sessão que é interativa, onde pessoas compartilham os melhores e piores momentos de suas próprias ressacas.
Ao final da experiência, você encontra uma loja de souvenir onde há várias lembrancinhas, jogos de boteco (como jogos de Dardos) e até um jogo de tabuleiro. O “drunkopoly”, que é como se fosse o nosso Banco Imobiliário numa versão “Banco Alcoolizado”.
Dubokovic, o criador do museu, explica: o objetivo do museu não é criar apologia ao álcool. Mas sim, reunir histórias engraçadas que fazem parte da vida dos amigos e das pessoas que passam por ali.
Ele diz, “no futuro, queremos conscientizar as pessoas sobre as coisas ruins causadas pelo consumo excessivo de álcool”.
O museu foi inaugurado recentemente e ainda está em fase de testes. Dubokovic espera que dê tudo certo, e que ele possa conseguir um meio de transformar O Museu das Ressacas em uma atração permanente.
Outros museus estranhos na Croácia
Mas este não é o primeiro museu estranhamente diferente a ser aberto em Zagreb.
Em 2010, a capital da Croácia, recebeu o Museu dos Relacionamentos Rompidos. Fundado por um ex-casal que incentivava os visitantes a doarem objetos relacionados com seus amores perdidos.
A coleção dos objetos foi um sucesso e passou a contar com bilhetes amassados e até um vestido de noiva abandonado. A ideia foi tão bem aceita, que seis anos mais tarde, abriu-se um novo museu desse em Los Angeles.
De acordo com Dubokovic, o Museu das Ressacas deverá ter em suas opções um aplicativo de entrega de comida. Faz sentido, porque ele diz que que sempre recorre a pizzas prontas quando passa por uma ressaca.
Ainda bem que ele não estava de ressaca quando criou o museu! 🤣
ℹ️ Informações
📅 Horário de funcionamento
Aberto de terças à sextas, das 12h às 21h. Aos sábados e domingos, das 11h às 22h. Fechado às segundas assim como todo bar 🙃.
🎟️ Tickets e preços
- Adultos: 4€
☎️ Contato
🔗 https://www.museumofhangovers.com/
📍 Preradovićeva Street 8, 10000 Zagreb
Link para a reportagem na CNN: https://edition.cnn.com/travel/article/museum-of-hangovers-zagreb-intl-hnk/index.html
Nossaaaaa, acho que teria alguns objetos para colocar nesse museu da ressaca! Já pensou um desses no Brasil? Iria ser hilário, rsrsrs. Mas fiquei mesmo intrigada com o Museu dos Relacionamentos Rompidos, meu Deus qnto sofrimento, amor, lágrimas, memórias e histórias deve haver nele… Até suspirei! Parabéns pela riqueza nas descrições, vc como sempre sendo excelente em tudo que faz!
Curioso né, esse museu da ressaca. Acho que em qualquer lugar do mundo faria sucesso!
O Museu dos Relacionamento Rompidos é curioso, mas faz sentido tambem! Sempre temos uma coisa que “sobrou” do relacionamento, que vale a pena contar a história, né!
Obrigada pela leitura e volte sempre aqui 🙂