Todo mundo sabe, ou pelo menos deveria saber, que não se deve viajar sem estar coberto por um bom Seguro Viagem.
Esse assunto é extenso e tem diversas variáveis. Vamos falar bastante de Seguro Viagem ainda, e desta vez o tema central é Interrupção de Viagem. Vamos entender melhor o que esperar do seu Seguro, quando aparece uma emergência e os planos precisam ser alterados.
- O que significa sua cobertura de Interrupção de Viagem?
- O que caracteriza, e o que não caracteriza, uma Interrupção de Viagem
- Como funciona esta Cobertura?
- Dicas para acionar a Interrupção de Viagem em seu seguro
- Existe uma diferença entre Interrupção de Viagem e Atraso de Viagem?
- As minhas experiências pessoais de Interrupção de Viagem
O que significa sua cobertura de Interrupção de Viagem?
Durante sua viagem, se você estiver coberto por um seguro viagem, uma das coberturas que te protege é chamada de cobertura por Interrupção de Viagem.
Ela nada mais é do que uma tranquilidade de que, se os planos mudarem, você não precisar gastar mais dinheiro por isso.
Caso você, ou algum membro de sua viagem, ou alguém de sua família que não viajou sofrer algum tipo de acidente, doença ou vir a falecer e você precisar abandonar os planos, o seguro cobrirá tudo por você.
Dependendo de suas coberturas, você poderá ser reembolsado pelas tarifas aéreas para a volta para casa. Ou poderá ser reembolsado de demais gastos, como mudança de hotel, cancelamento de reservas e demais “prejuízos” pela antecipação da viagem.
O que caracteriza, e o que não caracteriza, uma Interrupção de Viagem
Fique atento à sua Apólice de Seguro. Leia todas as regras antes de fechar a compra do Seguro. E, antes de acionar o Seguro durante a viagem, esteja ciente de todas as regras que estão em vigor, dentro do que foi contratado por você.
Sua Apólice sempre será seu norte, para saber o que está ou não, coberto pelo Seguro. Os valores, coberturas, tolerâncias e regras, mudam de seguradora para seguradora.
Em geral, temos:
✅ É considerado interrupção de viagem
- Acidente ou emergência com o Segurado que esteja à caminho do aeroporto para começar a viagem;
- Morte, acidente ou emergência de um membro do seu grupo de viagem;
- Morte , acidente ou emergência de um parente de primeiro grau, seu ou de alguém que esteja em seu grupo de viagem;
- Evento climático (não previsto) em seu destino de viagem;
- Manifestações, ataque terrorista e esse tipo de evento que fecha tudo e te impede de seguir viagem.
❌ NÃO É considerado interrupção de viagem
- Mudança de planos por livre e espontânea vontade;
- Acidente ou emergência que ocorra antes da contratação do Seguro;
- Cancelamento de voos ou hotel;
- Atrasos de voos que te façam perder conexões futuras;
- Fechamento de atrações ou cancelamento de alguma parte do roteiro;
- Tornados e Furacões que já possuem nomes, ex. Furacão Sandy.
Como funciona esta Cobertura?
A cobertura e o tipo de reembolso vão depender de duas coisas. O que houve com você e tipo de seguro que você contratou.
Se você estiver doente, ou precisar ser internado, ou se machucar gravemente, você precisará de um Atestado Médico local, explicando qual sua situação.
Estando com o Atestado em mãos, use-o para cancelar seus planos, ingressos, passeios, voos e etc. Entre em contato com o seguro, abra a solicitação e mande ao seguro este Atestado. Ele será sua prova de que sua viagem não poderá acontecer.
Caso o acidente ou doença aconteça com um membro de sua viagem, você precisará comprovar ao seguro que estavam viajando juntos. Vocês precisam estar nas mesmas reservas de voos e hospedagens e demais programações.
Uma outra situação que pode acontecer é algum familiar seu, de primeiro grau, ficar doente em seu país de origem. Caso isso aconteça e você precise voltar para casa mais cedo, certifique-se de poder comprovar tudo que está acontecendo. Ou seja, Atestados Médicos com as datas que coincidem com sua viagem, procedimentos médicos que venham a acontecer durante sua viagem.
Lembre-se também que, caso você precise voltar para a casa, o restante do seu grupo de viagem talvez continue viajando sem você. Tenha como comprovar tudo isso, caso o Seguro solicite. Quem continuou viajando, quem voltou com você, porque você escolheu alguém para voltar com você. O que aconteceu com a pessoa da sua família. Esta pessoa de sua família está ferida, doente, ou qual tipo de emergência ela teve. Tudo isso precisa ser respondido.
Outras coisas que talvez te faça voltar para casa mais cedo são, ataques terroristas durante sua viagem, problemas com o clima, como furacões ou tempestades. Manifestações civis que te impeçam de ir e vir.
A lista completa de suas coberturas sempre vai estar em sua apólice. Lembre-se de ler com calma e comparar diversos seguros antes de fechar algum deles.
Dicas para acionar a Interrupção de Viagem em seu seguro
Tenha sempre acesso a tudo que envolve sua viagem. Seus recibos, pagamentos, reservas, passagens, bilhetes, tudo. Crie um pasta na nuvem, que você possa acessar do celular. Compartilhe esta pasta com todos os membros da viagem. E o mais importante, tenha sempre a apólice do seguro contratado em mãos. Leia tudo com calma antes de abrir a solicitação de Interrupção de Viagem.
Aqueles furacões ou tornados ou eventos climáticos que já possuem nomes, como Furacão Harvey ou Ciclone Catarina, por exemplo, não serão cobertos pelo seu seguro. Eles entendem que você já sabia da existência dele e mesmo assim começou sua viagem.
Antes de cancelar todos os seu planos, de reservar novos voos de volta para casa, ou de remarcar hotéis e demais reservas, entre em contato com o Seguro. Ligue ou mande e-mail e saiba todas as condições que te cobrem.
Se alguma coisa aconteceu com você ou sua família, durante sua viagem e te fez mudar todos os planos, considere ligar antes no seu seguro explicar tudo. Há coberturas para cancelamentos emergenciais que cobrem exatamente isso, uma emergência.
Existe uma diferença entre Interrupção de Viagem e Atraso de Viagem?
Sim. Caso haja atrasos ou cancelamento em seu voo de partida que acarretará cancelamento de hotéis e futuros planos, saiba que o Seguro oferece esse tipo de cobertura também. Mas são coberturas diferentes e você precisa agir de forma de diferente.
O atraso de voos e alguma complicação que afete sua viagem, fará com que você altere algum planejamento, talvez perca uma reserva de hotel. Entre em contato com o Seguro e veja quais são as condições de cobertura nestes casos. É totalmente diferente de você precisar abandonar tudo e pegar um avião para voltar pra casa imediatamente. Aí sim, é uma interrupção na viagem.
Uma vez que você precisou cancelar ou adiar planos por razões que não estavam em suas mãos, você poderá facilmente comprovar isso. Novamente, tenha em mãos todos os seus planos de viagem de modo que possam ser comprovados, entre em contato com o Seguro e explique sua situação.
A melhor maneira de saber todas as suas coberturas é estudar com atenção a Apólice. Conhecer todos os seus direitos e como fazer uso deles é seu dever de casa.
As minhas experiências pessoais de Interrupção de Viagem
Eu escrevi aqui sobre minhas três experiencias usando o Seguro Viagem. A primeira no México, a segunda na Disney e a terceira na Austrália. Contei tudo sobre as situações que passei, (in)felizmente mais de uma vez.
A parte boa foi que tudo deu certo, eu estava coberta e foi essencial ter um bom Seguro. A parte ruim foi ter precisado usar, cancelado planos e tudo o mais. Mas isso faz parte da vida de um viajante. Emergências podem acontecer, então esteja sempre preparado.
Lembre-se, nunca viaje sem um bom Seguro Viagem!
Obrigada pela leitura e boa viagem!
Comments 2