Ao pensar no que fazer na Argentina, opções com certeza não vão faltar! O segundo maior país da América do Sul reserva muitas atrações diferentes, de norte à sul. Da tradicional Buenos Aires ao extremo sul da Patagônia ou das montanhas de Bariloche ao deserto de sal de Jujuy, a Argentina sabe agradar todos os gostos.
Contudo, esse vasto país dificilmente será bem aproveitado em uma única viagem, então se prepare para sair do país já planejando voltar. E é certo que em cada viagem, você se surpreenderá com diferentes cidades, paisagens e culturas, o que com certeza renderá fotos e lembranças únicas!
Então vamos conhecer um extenso roteiro que dá direito a várias viagens, nesse país tão diverso e repleto de fantásticas paisagens naturais.
Buenos Aires
Buenos Aires é a primeira parada no seu roteiro. A capital portenha é uma importante via de entrada ao país através do Aeroporto Internacional de Ezeiza. Então ao desembarcar, já separe alguns dias para conhecer a charmosa, cidade terra de los hermanos.
A capital da argentina tem várias atrações imperdíveis que misturam história e modernidade numa arquitetura fascinante, digna de muitas fotos. A cidade é uma das maiores da América do Sul e se destaca pela sua gastronomia, cortes bovinos famosos, vários shows de tango e uma história viva em suas praças e construções.
Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo fica no coração da cidade e é um dos pontos mais importantes para visitar devido à sua tradição e história. Além disso, é um bom local para começar o passeio, já que reúne vários pontos turísticos ao seu redor.
A atração é internacionalmente conhecido pelo movimento político das Mães da Praça de Maio. Desde a década de 70, várias mães se reúnem no local às quintas-feiras para protestar em nome de seus filhos desaparecidos na ditadura militar. Por isso, o piso da praça possui padrões que imitam os lenços de cabelo usados por essas mulheres.
Próximo à Plaza de Mayo se encontram a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e a Casa Rosada. Sendo assim, aproveite para conhecer tudo de uma só vez, a caminhada por Buenos Aires é prazerosa e cheia de canteiros verdinhos e monumentos grandiosos!
Casa Rosada
A Casa Rosada é a sede da presidência da Argentina e um dos símbolos do país. Responsável pelos principais cartões postais da cidade, esse é um local que nunca falta em um roteiro por Buenos Aires.
O lugar também é famoso por ter sido palco de inúmeros movimentos políticos na Argentina, como os discursos de Evita Perón, uma das populares personalidades argentinas. Aliada à outros atrações nos arredores – como a Plaza de Mayo -, espere um passeio que respira e revive a história.
Puerto Madero
Além de história e museus, Buenos Aires ainda oferece a moderna Puerto Madero. A região era um antigo porto que mais tarde foi transformado em um dos bairros mais caros modernos de Buenos Aires.
Lá você encontra um forte pólo gastronômico para experimentar os pratos típicos e ainda desfrutar de uma noite de muito entretenimento, sobretudo, os shows de tango que marcam a cultura argentina. Não perca essa oportunidade de viver a experiência argentina de um jantar típico, regado a uma boa taça de vinho e uma bela apresentação de tango.
Bariloche
San Carlos de Bariloche, ou para os mais íntimos só Bariloche, é um destino muito, mas muito famoso entre os brasileiros, não é à toa que o lugar é carinhosamente apelidado de Brasiloche. A presença de neve neste belo pedaço da América do Sul é responsável pela fama do lugar e, por isso, a cidade conta com uma infraestrutura sensacional, toda voltada à atrações como esqui e snowboard.
Se você ama esse clima friozinho com direito a muita neve, saiba que Bariloche não é o único lugar com neve na América do Sul. Confira os 10 melhores destinos com neve na América do Sul.
Bariloche se encontra na província de Rio Negro, junto à Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile. A cidade é famosa por abrigar a maior estação de esqui da América do Sul, Cerro Catedral. Caso esquiar não seja muito seu estilo, você pode apreciar a neve na Piedras Blancas – um lugar com várias pistas para esquibunda e mirantes com visões fenomenais.
Mendoza
Mendoza é perfeita para os amantes de vinho. Responsável por colocar a Argentina na lista de melhores vinhos do mundo, a cidade vem ganhando fama e notoriedade nos assuntos de enologia.
Se você é um apreciador de vinhos, já sabe que os melhores malbecs são argentinos e eles vêm diretamente das vinícolas da rota do vinho, na província de Mendoza. Então esse é um importante ponto turístico no país.
A rota do vinho é a estrela de Mendoza e ela é composta de várias vinícolas, da quais vale destacar: Luján de Cuyo, Maipú e Valle de Uco – os preferidos dos turistas. Essa é a oportunidade perfeita para degustar os famosos vinhos tintos argentinos direto da fonte.
Para saber mais sobre a cidade que vem ganhando o coração dos apreciadores do malbec argentino, não deixe de conhecer Mendoza na Argentina, um destino para os amantes de vinho.
Patagônia Argentina
A Patagônia fica na região mais austral da América do Sul, tendo Ushuaia como a cidade mais próxima da Antártica e apelidada de a cidade no fim do mundo. Além disso, El Calafate também compõe o roteiro com passeios em geleiras de renome internacional.
Essa região é ideal para os viajantes que amam esportes de aventura e viver cercado pela natureza por alguns dias.Mas não vá correndo, cheio de paradas e com um roteiro apertado. A Patagônia é um oásis que pede uma viagem solo. Separe dias e dias para viver a toda esta beleza, natureza incrível, paisagens surreais… tudo isso sem pressa e aproveitando cada momento. Uma viagem de 4-5 dias ainda vai te deixar com gostinho de quero mais.
Para planejar uma viagem de puro contato com a natureza, não deixe de conferir tudo o que você precisa saber antes de visitar a Patagônia Argentina.
Vale ressaltar que existem vários passeios nessa região, como os diversos Parques Nacionais que preservam a fauna e a flora local. Focando nas duas maiores e mais conhecidas cidades Patagônicas:
Ushuaia
Ushuaia é a última cidade ao sul da América do Sul e têm atrações tanto para os amantes de trilhas, quanto para quem quer desfrutar das paisagens naturais. Independente do roteiro escolhido, esteja preparado para um frio que só a cidade mais próxima da Antártica pode oferecer.
Em Ushuaia, as trilhas pelo Parque Nacional Tierra del Fuego vão ser parada obrigatória, fazendo seu dia na Patagônia ser um dos mais lindos da sua vida, especialmente se sua viagem for no inverno. O parque abrange uma enorme área verde, com cerca de 63.000ha, é banhado pelo Canal de Beagle – que tem sua própria atração – e se encontra a cerca de 12km do centro da cidade.
Durante o dia pelo Parque você verá uma uma enorme quantidade de áreas protegidas, com uma natureza muito viva, lagos, bosques e uma topografia montanhosa que chama atenção à primeira vista.
Se prepare para um dia de muito contato com habitantes naturais de lá, muitos animais como pinguins, castores e aves diferentes.
El Calafate
El Calafate comporta uma das paisagens mais impressionantes da Patagônia. Sua atração principal está localizada a 80km da cidade no Parque Nacional Los Glaciares, onde se encontra a terceira maior geleira do mundo: o Glacial Perito Moreno.
A geleira é considerada uma importante reserva de água doce, e diferente de outros glaciares, o Perito Moreno desafia o aquecimento global crescendo cada dia mais.
Existem várias formas de visitar a geleira, inclusive fazendo um mini trekking no gelo, que é um passeio seguro, com guias preparados e equipamentos próprios ao trekking, um passeio emocionante! De qualquer forma, você ficará fascinado com a grandiosidade das paredes da geleira que chegam a 70m de puro gelo. O passeio pelo Parque é delicioso, cheio de pontos de parada, de lugares para apreciar a Perito Moreno, que é gigantesca e impressionante!
Península Valdés
A Península Valdés representa a Patagônia dos bichos, pois o local tem uma grande diversidade de animais. Ela não possui paisagens naturais tão exuberantes como outras partes da Patagônia, mas ela encanta os turistas com sua rica biodiversidade.
A região abriga mais de 1.500 espécies de animais marinhos, como pinguins, baleias, golfinhos, leões-marinhos e muito mais. Os guanacos também são famosos por ali. Não é a toa que o lugar é considerado um verdadeiro santuário animal. E, por isso, os principais passeios passam pelos lugares apontados como habitats naturais desses animais.
Você sabia que a grande diversidade de animais da Península Valdés encantou até mesmo Charles Darwin? … o famoso naturalista e criador da Teoria da Evolução visitou a região no século 19 .
Atualmente, o lugar é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade da UNESCO e embora o destino não seja muito escolhido pelos turistas, vale muito à pena a visita!
Jujuy
Ao nordeste argentino, e completamente diferente da biodiversidade da Península Valdés, descubra uma região chamada Jujuy. Ela combina incríveis paisagens de cadeias montanhosas intermináveis com cavalos, vacas, lhamas, cactos e muito verde espalhado. Super diferente de tudo que você imagina!
Para preparar melhor seu roteiro e fazer uma incrível viagem, leia o artigo tudo o que você precisa saber antes de visitar a Argentina.
Entre tantas atrações diferentes da tradicional Buenos Aires e da natureza fria da Patagônia, Jujuy vai te apresentar um lado diferente da Argentina. Esteja preparado para encontrar um povo muito receptivo, paisagens desérticas e montanhas multicoloridas.
Na região, o grande destaque vai para o passeio chamado de Salinas Grandes – o segundo maior deserto de sal do mundo. O salar tem mais de 12 hectares de um branco intenso, que lembra o famoso Salar de Uyuni na Bolívia, o maior deserto de sal do mundo.
E aí, a Argentina é ou não é um destino incrível?! Essa é uma vantagem do turismo em um país tão grande: a diversidade que existe e que agrada a todos os gostos.
Com um ambiente perfeito para qualquer época do ano e várias possibilidades de roteiro, você só precisa escolher por onde começar a explorar. Cada nova visita será uma surpresa diferente e acredite, quando estiver saindo da Argentina, você só vai pensar em quando será sua volta, para conhecer outros novos lugares.
Obrigada pela leitura e até a próxima!