Depois de ler o post Uma Viagem pelas Terras Altas da Escócia e saber que há dezenas de lugares maravilhosos para encaixar no seu roteiro, agora é hora de descobrir o que mais podemos fazer nas Highlands.
Sua viagem até a Escócia não será completa se você não tirar uns dias para viajar para o norte, conhecer a verdadeira essência escocesa. Vários tesouros milenares, escondidos entre tantas belezas naturais.
A história da Escócia 🏴
Historicamente, a Escócia nos remete a centenas de anos. Por isso é normal que encontremos inúmeros locais históricos e castelos em torno das Highlands. Inclusive, se você quiser, é possível fazer um itinerário inteiro apenas de castelos, que podem ser encontrados em toda a região, geralmente em locais lindos de morrer mais remotos.
Sempre fique de olho nos sites locais, na previsão do tempo, no horário de funcionamento da atração a ser visitada. Os locais atraentes são longes uns dos outros, então cuidado para você nao perder a viagem.
Quando visitar as Terras Altas da Escócia?
Escolher bem a estação do ano que você vai visitar a Escócia faz toda a diferença em seu roteiro. A maioria dos viajantes prefere fazer um passeio pelas Highlands durante a primavera, o verão ou o início do outono para aproveitar o clima agradável e as longas horas de luz do dia.
Se você preferir explorar parques nacionais, descobrir locais históricos ou sair para os pubs da cidade… sempre há algo a fazer, para todo tipo de visitante, incluindo famílias com crianças.
O que fazer nas Terras Altas da Escócia?
🚶♀️ Caminhadas
Caminhar é uma das atividades mais populares nas Highlands, principalmente nos parques nacionais e ao redor de Glencoe. Certifique-se de procurar boas orientações do centro de visitantes locais sobre as melhores trilhas para o seu nível de habilidade e esteja atento a previsão do tempo.
A Escócia também possui inúmeras trilhas para caminhadas de longa distância, caso você queira fazer uma caminhada de vários dias pelo lugares mais remotos dos parques. Apenas recomendando para quem já tem este tipo de experiência e é sempre bom procurar antes o centro de visitantes local para se identificar e pegar dicas mais certeiras.
🏕️ Camping
Acampar é outro destaque da área, especialmente porque a Escócia permite acampamentos selvagens – o que significa que você pode acampar em qualquer lugar, desde que siga as regras locais. Muitos viajantes optam por acampar por algumas noites ou até por toda a viagem, portanto, se você tiver equipamentos certos, mapas, GPS e tranquilidade suficiente para armar acampamento em qualquer lugar, siga seu instinto.
🏌️♀️ Campos de golfe
O golfe é um esporte muito praticado na região. Os campos de golfe são famosos na região das Highlands e muitos oferecem vistas impressionantes. Procure cursos famosos como o Castle Stuart Golf Links e o Dragons Tooth Golf Course, caso queira experimentar um esporte diferente.
🚴 Atividades ao ar livre
Atividades como caiaque, pesca, ciclismo e escalada podem ser encontradas em todos os trajetos das Highlands, e muitas cidades têm lojas que oferecem aluguel de barcos e bicicletas, além de aluguel de equipamentos de pesca.
O que vale mesmo é sair e percorrer as belezas sem pressa. Levar lanches para um piquenique também é uma ótima ideia.
🥃 Destilarias de Whisky
As Terras Altas também são conhecidas por suas famosas destilarias de Whisky. A maioria das 47 destilarias locais recebe visitantes, incluindo o mais antigo da região, Glenturret em Crieff e Balblair em Tain.
Como chegar nas Terras Altas da Escócia?
As Terras Altas são relativamente remotas e distantes uma atração da outra. Então a melhor maneira de visitar é através de um carro alugado. Para nós Brasileiros, a melhor opção é voar para Glasgow ou Edimburgo, alugar um carro e fazer um roteiro super bacana de muitos dias pelas Highlands, de forma personalizada e sem pressa.
Como alternativa, há opção de voar para Inverness, no norte da Escócia. Lá tem um bom aeroporto, e depois dirigir até o destino escolhido. Mas, se você pensar bem, qualquer passeio de carro já conta muitos pontos no amor pela Escócia. Vamos de carro mesmo, né?!
Você também pode optar por motorhome para ajudar a simplificar sua viagem. Depois é só escolher bem os destinos de parada e de pernoite, e o passeio tá pronto!
Há também a opção de fechar passeios com empresas especializadas no turismo local. Essa opção é boa para momentos em que você prefere não dirigir, ou não tem tempo de estudar muito o roteiro, ou prefere ir em grupos maiores.
Tem vantagens e desvantagens em todos os casos. Então é bom pensar e escolher o melhor para você naquele momento.
Rotas de trem pelas Terras Altas da Escócia
Quem procura por paisagens inesquecíveis e não quer dirigir, tem uma ótima opção de passeio. Uma viagem de trem! Reserve uma viagem de trem, partindo de Glasgow ou Edimburgo, que ficam a uma distância de três a cinco horas de vários destinos das Highlands, incluindo Fort William e Aviemore (que oferece acesso a Cairngorms).
A viagem de Edimburgo a Fort William inclui o famoso viaduto de Glenfinnan, que é aquela “ponte” no meio das montanhas, com a paisagem pitoresca que aparece nos filmes Harry Potter, enquanto o Hogwarts Express segue de Londres para a escola dos bruxinhos mais famosos do mundo.
Use o site da Trainline para encontrar as melhores rotas e os melhores horários.
Esse é mais um post do Guia da Escócia. Não perca nenhum texto quando for montar seu roteiro de viagem pela Escócia.
E não deixe de conhecer os lugares onde foram gravadas as cenas de Outlander. Verdadeiros paraísos escoceses guardados no interior do Reino Unido. Lindo!!!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Extremamente impressionado com essa foto da ponte. E ainda tem todas essas atividades que eu curto. Com certeza vai entrar no meu radar 😆😆
Certeza que seu radar vai me levar! Nossa, quero muito!