Olá, viajante! Hoje vamos falar sobre a Escócia, um país que fica no norte do Reino Unido e representa muito a cultura britânica. Com certeza, ao ver um filme ou série britânica (alô, fãs de Outlander!) você já viu algumas paisagens escocesas.
Não é a toa que elas servem de cenários para vários filmes. Elas são deslumbrantes, especialmente quando falamos das Terras Altas com suas montanhas, castelos e lagos. Aliás, você sabia que Hogwarts fica na Escócia? O que não falta na Escócia é castelo!
As construções escocesas já foram usadas em Game of Thrones (principalmente nas locações de Winterfell) e também é lá, nas Terras Altas, em que se passa Outlander, que conta a história de romance de Claire, uma mulher que viaja no tempo para 1743 e se vê numa Escócia repleta de clãs guerreiros.
Falando nisso, viaje aqui nos Cenários onde foram gravadas as cenas de Outlander. Uma verdadeira imersão nos lugares mais remotos da Escócia.
Há cerca de 10 mil anos atrás os celtas foram os primeiros a povoar a Escócia, com seus rituais e círculos de pedras. Os vikings também marcaram sua presença nas ilhas escocesas. Os dois povos deixaram suas marcas na cultura escocesa e inspiram várias histórias até hoje.
Agora pensa, se nas telas de cinema a Escócia já é um lugar encantador, imagina pessoalmente! Aqui nessa leitura vou te contar tudo que você precisa saber para planejar sua próxima viagem e incluir esse destino mágico no seu roteiro.
Ficha Técnica
Nome Oficial: Escócia
Fuso Horário: UTC +0. Fora do horário de verão, são três horas a mais de diferença para o horário de Brasília.
Código Internacional do telefone: +44
Capital: Edimburgo
População: 5,454 milhões, segundo dados de 2019.
Religião: Presbiterianismo é a religião oficial do país. A Igreja Nacional da Escócia conta com 32,4% da população. Em segundo lugar vem a Igreja Católica, com aproximadamente 15,9% dos fiéis escoceses. Assim, mais de 50% da população é cristã.
Idioma: Inglês, porém muitas regiões ainda falam alguns dialetos antigos, como o gaélico-escocês.
Direção: Dirige-se pela esquerda (mão inglesa)
Moeda: Libra esterlina
Como chegar na Escócia?
Chegar na Escócia é fácil! Além de existirem alguns vôos diretos entre Brasil e a Escócia, as cidades escocesas estão conectadas com várias capitais europeias, como Lisboa, Madri, Paris e, principalmente, Londres. Um vôo entre a Inglaterra e a Escócia dura cerca de 1h30, também sendo possível viajar de trem entre os países.
Precisa de visto para a Escócia?
Se a sua viagem for até de 180 dias, não. Assim como nos outros países parte do Reino Unido, basta apresentar o passaporte na imigração do aeroporto para eles autorizarem a sua entrada. Mas para isso é preciso garantir que você tem dinheiro para sua estadia, passagem de retorno para o Brasil e hospedagem reservada.
Como é o clima na Escócia?
Assim como na Inglaterra, costuma chover bastante na Escócia, por isso, dias frios e nublados são bem frequentes. Ainda sim, o clima lá pode ser bem inconstante. É comum que haja grandes alterações de temperatura entre locais próximos ou, até mesmo, num mesmo dia. Uma dica é nunca deixar de levar roupas de frio, já que as temperaturas costumam ser mais amenas.
Qual é a melhor época para visitar a Escócia?
Levando em conta a instabilidade do clima escocês, a melhor época para visitar a Escócia é no verão, entre os meses de julho e setembro. Como lá costuma ser mais frio, não precisa se preocupar muito com o calor excessivo.
A grande vantagem de se ir para a Escócia no verão é poder aproveitar melhor os seus dias de viagem, já que eles serão mais ensolarados e longos. A primavera, que acontece entre abril e junho, também é indicada principalmente devido às paisagens florescendo.
Escócia combina com: Um tour pelo Reino Unido!
Assim como a Inglaterra, a Irlanda do Norte e o País de Gales, a Escócia faz parte do Reino Unido. Portanto, para circular entre esses quatro países da ilha você só precisa passar uma vez pela imigração.
Além disso, os destinos são muito próximos e você consegue facilmente ir de Londres para Edimburgo de trem, por exemplo. Toda a Grã Bretanha é riquíssima em pontos turísticos incríveis para você conhecer!
Dicas quentes para quem quer visitar a Escócia
Seguro viagem
Vários países da Europa exigem o seguro viagem dos viajantes. Embora o serviço de saúde pública do Reino Unido seja um dos melhores do mundo, para turistas ele pode sair bem caro. Apenas em casos emergenciais em que há risco de morte, o atendimento é gratuito para estrangeiros.
Porém, vale lembrar que o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, portanto, eles têm suas próprias regras de imigração. Sendo assim, ao escolher um seguro, se certifique que a área de cobertura abrange o Reino Unido.
Direção
Na Escócia, assim como em todo o Reino Unido, se dirige pela esquerda. Isso significa que os volantes dos carros ficam do lado direito e os carros circulam no lado esquerdo das pistas.
Pode ser um pouco complicado no início, mas alugar um carro, principalmente para visitar as Terras Altas, é uma ótima opção. Uma dica é alugar um carro com câmbio automático, assim você não precisará se preocupar em passar as marchas com a mão esquerda.
A documentação necessária para alugar um carro no Reino Unido costuma ser passaporte, CNH e um cartão de crédito para contratar o seguro. As estradas escocesas são boas, então respire fundo e se mantenha à esquerda que vai dar tudo certo!
Transportes
Mas se ainda sim você não estiver seguro para dirigir na Escócia, pode contar com outros meios de locomoção. A opção mais barata são os ônibus, principalmente quando falamos de distâncias maiores, como entre Londres e Edimburgo.
Nas grandes cidades são disponibilizados várias linhas municipais e há a possibilidade de comprar um ticket diário. Porém, isso é menos comum nas áreas mais remotas, e o clima também pode afetar o funcionamento do transporte.
Outra opção é viajar de trem. Muitos turistas, inclusive, preferem viajar assim para poder admirar as paisagens escocesas. As linhas costumam ser bem eficientes e é possível comprar passagens online através do aplicativo da Scotrail.
Tomadas
As tomadas da Escócia são do tipo G, com três pinos grossos e achatados. A voltagem é de 230V. Então, não se esqueça de levar um adaptador!
Whisky, a Água da Vida
É isso que a palavra Whisky significa no idioma gaélico! Acho que já deu pra perceber que os escoceses gostam bastante da bebida, né? O Whisky é a bebida nacional da Escócia, com várias destilarias espalhadas pelo país. Para quem quiser saber mais, vale a pena investir na The Scotch Whisky Experience, uma atração em Edimburgo que vai te ensinar muito sobre a bebida e, de quebra, te oferecer algumas degustações.
Duas Edimburgos para você
Edimburgo é a capital da Escócia, e um destino praticamente obrigatório pros turistas. É claro que, como você já deve ter percebido, o país inteiro é recheado de atrações históricas e paisagens exuberantes, mas você sabia que Edimburgo é dividida em duas?
A Old Town, cidade velha em português, é uma parte histórica que conserva os ares medievais com as ruas de pedra, vielas e claro, castelos. Já a New Town, cidade nova, é a parte da cidade que foi planejada entre os séculos XVIII e XIX e conta com várias lojas, museus e outras atrações turísticas.
Apesar disso, Edimburgo é uma cidade bem pequena, e é possível conhecê-la praticamente inteira a pé.
O golf é escocês!
O Old Course, em St Andrews, é o campo de golfe mais antigo do mundo. Ele foi criado no século XV. São sete campos de golfe que atraem amadores e profissionais de todo o mundo. Afinal, a grama da Escócia é sempre mais verde!
Festivais
A Escócia também é famosa pelos seus festivais, que acontecem durante o ano todo nas principais cidades. Participar de um festival na Escócia é uma experiência única e vai te permitir conhecer a cultura a fundo.
O Festival de Beltane acontece no final de abril celebra os costumes do povo celta, que costumava habitar na região. Outro evento imperdível é o Festival de Edimburgo. Considerado o maior festival do mundo, ele acontece em agosto, e conta com várias atrações musicais, visuais e artísticas em geral.
Acho que já deu pra perceber que a Escócia é um lugar mágico, com riquezas inesgotáveis e belezas que agradam todos os gostos. Cada lugar do país tem uma história e, no mínimo, uma experiência única para oferecer aos seus visitantes.
Fique ligado aqui no Passaporte Feliz para montar sua viagem completa pelo Reino Unido. Serão vários post relacionados ao Guia da Escócia.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 3