Os Vikings são os povos que ocuparam, por quase 3 séculos, as terras hoje conhecidas como Países Nórdicos. Eles foram grupos de guerreiros e piratas escandinavos, protagonistas de uma notável expansão marítima, nos anos de aproximados de 800 a 1050.
Eles habitavam principalmente os territórios que hoje correspondem aproximadamente à Dinamarca, Suécia, Noruega e um pouco da Islândia.
A expansão Viking
As razões para a expansão Viking nos anos 800 são muitas. Primeiramente, a tecnologia de construção naval tinha evoluído a ponto de permitir a fabricação de embarcações oceânicas muito resistentes. Feito que só foi igualado no ano 1400, pelas tecnologias dos estaleiros mediterrâneos.
Eles também estavam acostumados a mares tempestuosos e condições atmosféricas bastante adversas, o que favoreceu a expansão do que hoje se tornou os países nórdicos.
Quais são os países dos Vikings?
Os países nórdicos são hoje os territórios da Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia, alguns estudiosos também incluem a Finlândia. Esses países ficam no norte Europeu. Além dos Vikings, eles também têm influência da cultura dos povos Sami, e da mitologia germânica.
Em geral, esses países têm altos índices de Desenvolvimento Humano, segurança, educação e qualidade de vida. Além disso, possuem paisagens magníficas, que os colocam no todo da lista de quase todos os viajantes deste mundo.
- Noruega 🇳🇴 – é um verdadeiro paraíso na Terra. Sua capital é Oslo e o país reúne paisagens e belezas naturais magníficas com construções belíssimas.
- Suécia 🇸🇪 – é um dos países mais inovadores do mundo. Sua capital é Estocolmo e apresenta uma das paisagens mais belas do mundo, o que atrai muitos turistas.
- Dinamarca 🇩🇰 – o país tem muita diversidade cultural. A capital Copenhague e lá estão o primeiro e o segundo parque de diversões mais antigo do mundo: Bakken e Tivoli
- Islândia 🇮🇸 – o melhor lugar do mundo para ver a Aurora Boreal é a Islândia. A terra do fogo e do gelo, tornou-se um destino turístico popular nos últimos anos, com cachoeiras em todos os cantos e, lá está o maior glaciar da Europa. Sua capital é Reykjavik
Curiosidades sobre as terras dos Vikings
Costumes e tradições Vikings
Os cidadãos nórdicos (em geral) são povos fechados e introspectivos. Em geral, conversam pouco, e às vezes preferem nem conversar. Além disso, são muito educados, respeitosos e tolerantes, não são excessivamente afetuosos – como os Brasileiros – e também valorizam muito a sua privacidade.
Nos países Nórdicos, eles levam um estilo de vida bastante calmo e monótono. No entanto, recebem muito bem seus turistas e estão sempre prontos a ajudarem e serem solícitos.
Qualidade de vida dos países nórdicos
Atualmente, os países de origem Viking estão entre aqueles com uma das melhores qualidades de vida do mundo. Os sistemas de saúde, educação e transporte são excelentes, mantendo um nível de oferta muito alto a seus habitantes.
Também, a diferença entre ricos e pobres é baixíssima e as diferenças salariais também são pequenas. Além disso, os serviços públicos costumam funcionar perfeitamente.
As belezas naturais dos países nórdicos
Os países de origem Vikings são sinônimos de belezas naturais. Situados no norte da Europa, entre o Oceano Atlântico e o Círculo Polar Ártico, eles são um pedacinho privilegiado do Globo. As belezas são quase que de outro mundo. Veja algumas atrações imperdíveis:
- Aurora Boreal.
- Sol da Meia Noite.
- Jukkasjärvi, Suécia, um hotel de gelo, o maior iglu do mundo, que é reconstruído anualmente em outubro.
- Amager Strand – praia em Copenhagen.
- Praia Reynisfjara em Vik, uma praia de areia preta na Islândia.
Então, o que acha de começar a preparar as malas e conhecer os países de origem Viking? Tem tudo para ser uma das viagens mais lindas da sua vida. Obrigada pela leitura e até a próxima!